Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Recursos do Pac/Funasa possibilitam conclusão de obras em aldeias indígenas



Indígena de 34 aldeias indígenas localizadas nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso já estão usufruindo dos benefícios proporcionados pelas melhorias sanitárias domiciliares (banheiros com lavanderias) e sistemas de abastecimento de abastecimento de água e construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO). Nestas comunidades foram executadas 45 obras.

O investimento de mais R$ 6 milhões vai atender 86 aldeias indígenas, nos municípios de Aripuanã, Comodoro, Manicoré, Cacoal, Chupinguia, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Ministro Andreaza. Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Vilhena, Nelson Mutzie, 90% das obras programadas para as aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, já foram concluídas e apresentam resultados positivos. “A população têm se beneficiado muito com essas obras, pois as doenças transmitidas através da água diminuíram de forma considerável.”

De acordo com o presidente do Condisi de Vilhena, Humberto Terena, a água utilizada pelos índios da região era retirada diretamente dos rios e lagos. Com funcionamento desses sistemas de abastecimentos, o número de atendimentos nas Casas de Apoio a Saúde do Índio (Casai), diminuiu. ”As obras chegaram em “boa hora” e representam uma conquista para as nossas comunidades”, enfatizou.

Os benefícios proporcionados pelas obras de saneamento também são reconhecidos pelo presidente do Condisi de Aripuanã, Anselmo Terena. O líder indígena, “acredita que a área de saneamento é uma das mais importantes na comunidade indígenas”.

Para garantir a operacionalização contínua e ininterrupta desses sistemas de abastecimento, a Core-RO mantém contrato com empresa especializada na prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva periódico dos equipamentos utilizados nos sistemas. Todo este trabalho é acompanhado por uma equipe de supervisam da coordenação regional. Para este ano está prevista a conclusão de mais 61 obras em 52 aldeias financiadas pelo PAC/Funasa. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado pela Core-RO, com objetivo de contratar empresas para a execução de obras de sistemas e melhorias sanitárias domiciliares, em outras 14 aldeias.

Fonte: Ascom/Funasa
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Com foco na garantia do bem-estar e qualidade de vida dos seus cidadãos, a Prefeitura de Porto Velho disponibilizou um bebedouro gratuito no Espaço

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população e recuperar áreas públicas urbanas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da S

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), realiza, de 21 a 26 de julho, das 15h às 19h, no Porto Velho Shop

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, está empenhado em transformar a realidade da cidade, que enfrenta desafios herdados de gestões anteriores. Qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)