Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Recursos do Pac/Funasa possibilitam conclusão de obras em aldeias indígenas



Indígena de 34 aldeias indígenas localizadas nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso já estão usufruindo dos benefícios proporcionados pelas melhorias sanitárias domiciliares (banheiros com lavanderias) e sistemas de abastecimento de abastecimento de água e construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO). Nestas comunidades foram executadas 45 obras.

O investimento de mais R$ 6 milhões vai atender 86 aldeias indígenas, nos municípios de Aripuanã, Comodoro, Manicoré, Cacoal, Chupinguia, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Ministro Andreaza. Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Vilhena, Nelson Mutzie, 90% das obras programadas para as aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, já foram concluídas e apresentam resultados positivos. “A população têm se beneficiado muito com essas obras, pois as doenças transmitidas através da água diminuíram de forma considerável.”

De acordo com o presidente do Condisi de Vilhena, Humberto Terena, a água utilizada pelos índios da região era retirada diretamente dos rios e lagos. Com funcionamento desses sistemas de abastecimentos, o número de atendimentos nas Casas de Apoio a Saúde do Índio (Casai), diminuiu. ”As obras chegaram em “boa hora” e representam uma conquista para as nossas comunidades”, enfatizou.

Os benefícios proporcionados pelas obras de saneamento também são reconhecidos pelo presidente do Condisi de Aripuanã, Anselmo Terena. O líder indígena, “acredita que a área de saneamento é uma das mais importantes na comunidade indígenas”.

Para garantir a operacionalização contínua e ininterrupta desses sistemas de abastecimento, a Core-RO mantém contrato com empresa especializada na prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva periódico dos equipamentos utilizados nos sistemas. Todo este trabalho é acompanhado por uma equipe de supervisam da coordenação regional. Para este ano está prevista a conclusão de mais 61 obras em 52 aldeias financiadas pelo PAC/Funasa. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado pela Core-RO, com objetivo de contratar empresas para a execução de obras de sistemas e melhorias sanitárias domiciliares, em outras 14 aldeias.

Fonte: Ascom/Funasa
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç