Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Recursos do Pac/Funasa possibilitam conclusão de obras em aldeias indígenas



Indígena de 34 aldeias indígenas localizadas nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso já estão usufruindo dos benefícios proporcionados pelas melhorias sanitárias domiciliares (banheiros com lavanderias) e sistemas de abastecimento de abastecimento de água e construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO). Nestas comunidades foram executadas 45 obras.

O investimento de mais R$ 6 milhões vai atender 86 aldeias indígenas, nos municípios de Aripuanã, Comodoro, Manicoré, Cacoal, Chupinguia, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Ministro Andreaza. Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Vilhena, Nelson Mutzie, 90% das obras programadas para as aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, já foram concluídas e apresentam resultados positivos. “A população têm se beneficiado muito com essas obras, pois as doenças transmitidas através da água diminuíram de forma considerável.”

De acordo com o presidente do Condisi de Vilhena, Humberto Terena, a água utilizada pelos índios da região era retirada diretamente dos rios e lagos. Com funcionamento desses sistemas de abastecimentos, o número de atendimentos nas Casas de Apoio a Saúde do Índio (Casai), diminuiu. ”As obras chegaram em “boa hora” e representam uma conquista para as nossas comunidades”, enfatizou.

Os benefícios proporcionados pelas obras de saneamento também são reconhecidos pelo presidente do Condisi de Aripuanã, Anselmo Terena. O líder indígena, “acredita que a área de saneamento é uma das mais importantes na comunidade indígenas”.

Para garantir a operacionalização contínua e ininterrupta desses sistemas de abastecimento, a Core-RO mantém contrato com empresa especializada na prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva periódico dos equipamentos utilizados nos sistemas. Todo este trabalho é acompanhado por uma equipe de supervisam da coordenação regional. Para este ano está prevista a conclusão de mais 61 obras em 52 aldeias financiadas pelo PAC/Funasa. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado pela Core-RO, com objetivo de contratar empresas para a execução de obras de sistemas e melhorias sanitárias domiciliares, em outras 14 aldeias.

Fonte: Ascom/Funasa
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)