Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

R$ 3 milhões para frigorífico de suínos no Cone Sul


De acordo com o produtor Paulinho da Cenacol, presidente da entidade que congrega 37 associações de agricultores, o pioneirismo do governador Confúcio Moura em destinar recursos para a construção de um frigorífico deste porte demonstra comprometimento com o setor produtivo. “Entramos em uma fase em que o governo do estado está comprometido com a integração da cadeia produtiva. A industrialização dos nossos produtos vai agregar valor a nossa atividade, além de incrementar a geração de emprego e renda”.

O zootecnista, Enio Milani, gerente regional da Emater, afirma que os recursos destinados à construção do frigorífico na região resultarão em importante incentivo para a atividade da suinocultura em Rondônia. “Os nossos produtores esperavam há anos por este apoio do governo, como forma de reconhecimento da atividade aqui no Cone Sul. A Emater estará presentes em todas as fases da execução do projeto para dar toda assistência técnica aos produtores”, garantiu Milani.

Para o secretário Edson Luiz Vicente, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), os investimentos destinados para a industrialização do estado permitirão ao setor produtivo agregar valor à cadeia produtiva de carne de suínos. "Estamos trabalhando para assegurar ao segmento produtivo todas as condições necessárias ao fortalecimento do setor, além de garantir a geração de emprego e renda para a região do Cone Sul. Esta é uma determinação do governador Confúcio Moura”, diz Vicente.

Parceria

O convênio constitui uma cooperação entre o governo do Estado, através da Sedes, e a Associação de Criadores de Colorado do Oeste, para implantação de um frigorífico de abate de animais de pequeno e médio porte, na região do Cone Sul, ofertado aos criadores de suínos, caprinos, ovinos, aves etc.

O local será apropriado para a realização dessa atividade, dando a possibilidade de higienizar, embalar, conservar, transportar e distribuir dentro do exigido pelas normas sanitárias e de controle de qualidade.

“A iniciativa visa atender um segmento importante da pecuária do estado”, diz o secretário Edson Vicente. O rebanho de suínos de Rondônia conta com mais de 250 mil cabeças. A região do Cone Sul dispõe de 24 mil cabeças. Os dados são do Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia).

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento