Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

R$ 3 milhões para frigorífico de suínos no Cone Sul


De acordo com o produtor Paulinho da Cenacol, presidente da entidade que congrega 37 associações de agricultores, o pioneirismo do governador Confúcio Moura em destinar recursos para a construção de um frigorífico deste porte demonstra comprometimento com o setor produtivo. “Entramos em uma fase em que o governo do estado está comprometido com a integração da cadeia produtiva. A industrialização dos nossos produtos vai agregar valor a nossa atividade, além de incrementar a geração de emprego e renda”.

O zootecnista, Enio Milani, gerente regional da Emater, afirma que os recursos destinados à construção do frigorífico na região resultarão em importante incentivo para a atividade da suinocultura em Rondônia. “Os nossos produtores esperavam há anos por este apoio do governo, como forma de reconhecimento da atividade aqui no Cone Sul. A Emater estará presentes em todas as fases da execução do projeto para dar toda assistência técnica aos produtores”, garantiu Milani.

Para o secretário Edson Luiz Vicente, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), os investimentos destinados para a industrialização do estado permitirão ao setor produtivo agregar valor à cadeia produtiva de carne de suínos. "Estamos trabalhando para assegurar ao segmento produtivo todas as condições necessárias ao fortalecimento do setor, além de garantir a geração de emprego e renda para a região do Cone Sul. Esta é uma determinação do governador Confúcio Moura”, diz Vicente.

Parceria

O convênio constitui uma cooperação entre o governo do Estado, através da Sedes, e a Associação de Criadores de Colorado do Oeste, para implantação de um frigorífico de abate de animais de pequeno e médio porte, na região do Cone Sul, ofertado aos criadores de suínos, caprinos, ovinos, aves etc.

O local será apropriado para a realização dessa atividade, dando a possibilidade de higienizar, embalar, conservar, transportar e distribuir dentro do exigido pelas normas sanitárias e de controle de qualidade.

“A iniciativa visa atender um segmento importante da pecuária do estado”, diz o secretário Edson Vicente. O rebanho de suínos de Rondônia conta com mais de 250 mil cabeças. A região do Cone Sul dispõe de 24 mil cabeças. Os dados são do Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia).

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão A

Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos

Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos

Com uma nova estrutura administrativa a partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com o tamanho da máquina púb

Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho

Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho

A Prefeitura de Porto Velho passa a operar, a partir da próxima segunda-feira (7), com uma nova estrutura administrativa. A mudança está regulamenta

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)