Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

R$ 3 milhões para frigorífico de suínos no Cone Sul


De acordo com o produtor Paulinho da Cenacol, presidente da entidade que congrega 37 associações de agricultores, o pioneirismo do governador Confúcio Moura em destinar recursos para a construção de um frigorífico deste porte demonstra comprometimento com o setor produtivo. “Entramos em uma fase em que o governo do estado está comprometido com a integração da cadeia produtiva. A industrialização dos nossos produtos vai agregar valor a nossa atividade, além de incrementar a geração de emprego e renda”.

O zootecnista, Enio Milani, gerente regional da Emater, afirma que os recursos destinados à construção do frigorífico na região resultarão em importante incentivo para a atividade da suinocultura em Rondônia. “Os nossos produtores esperavam há anos por este apoio do governo, como forma de reconhecimento da atividade aqui no Cone Sul. A Emater estará presentes em todas as fases da execução do projeto para dar toda assistência técnica aos produtores”, garantiu Milani.

Para o secretário Edson Luiz Vicente, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), os investimentos destinados para a industrialização do estado permitirão ao setor produtivo agregar valor à cadeia produtiva de carne de suínos. "Estamos trabalhando para assegurar ao segmento produtivo todas as condições necessárias ao fortalecimento do setor, além de garantir a geração de emprego e renda para a região do Cone Sul. Esta é uma determinação do governador Confúcio Moura”, diz Vicente.

Parceria

O convênio constitui uma cooperação entre o governo do Estado, através da Sedes, e a Associação de Criadores de Colorado do Oeste, para implantação de um frigorífico de abate de animais de pequeno e médio porte, na região do Cone Sul, ofertado aos criadores de suínos, caprinos, ovinos, aves etc.

O local será apropriado para a realização dessa atividade, dando a possibilidade de higienizar, embalar, conservar, transportar e distribuir dentro do exigido pelas normas sanitárias e de controle de qualidade.

“A iniciativa visa atender um segmento importante da pecuária do estado”, diz o secretário Edson Vicente. O rebanho de suínos de Rondônia conta com mais de 250 mil cabeças. A região do Cone Sul dispõe de 24 mil cabeças. Os dados são do Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia).

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)