Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto Inseminar vai incorporar 30 mil cabeças de gado leiteiro de alta linhagem


 
Pelo menos 23 mil matrizes leiteiras foram fecundadas através da inseminação artificial de forma positiva e cerca de 8 700 novilhas e garrotes de alta linhagem já nasceram pelo processo de inseminação artificial desde a implantação do Projeto Inseminar, em maio de 2004. O trabalho deve permitir que sejam incorporadas, no futuro breve, 30 mil  reses leiteiras melhoradoras ao rebanho de Rondônia.

Inserido no Programa Pecuária Competitiva, da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), o projeto recebeu investimentos no valor de R$ 11,268 milhões nos últimos quatro anos e tem como principais objetivos difundir entre os agricultores de base familiar esta biotecnologia de melhoramento genético, fortalecer o associativismo via qualificação de mão-de-obra e contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio rural, potencializando os sistemas de produção de leite.

Para isso, nos 43 municípios onde o projeto já está implantado, foram capacitados 186 inseminadores, ligados às 186 associações beneficiadas pelo programa - e cada inseminador foi selecionado pelos próprios vizinhos, agricultores de sua comunidade. A iniciativa tem acompanhamento da Emater/RO e é conduzida a partir de seis pólos regionais, com sede, respectivamente, em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Colorado do Oeste.

“Este é um trabalho de base, de orientação e conscientização do produtor sobre como se implanta tecnologia nas pequenas propriedades rurais”, afirma o médico-veterinário José Lima de Aragão, um dos responsáveis pelo projeto. Segundo ele, entre os procedimentos técnicos apresentados aos produtores estão, por exemplo, a orientação para acasalamentos das F1 (bezerras nascidas na primeira geração) de forma a ser observado o grau do sangue das raças Gir e Holandesa na formação da base genética do rebanho.

Mestre pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde defendeu tese em 2006 sobre as vantagens da Inseminação Artificial (IA) sobre a Monta Natural (MN) em pequena propriedade rural associativista, Aragão diz que o índice de prenhez obtido até agora - 77% - demonstra a viabilidade da técnica para o pequeno produtor: “Depois da capacitação, cada associação recebe, além de todo o material de consumo necessário, as 200 doses ofertadas, todas de sêmen de alta linhagem das raças Gir e Holandesa, e uma botija com 30 litros de nitrogênio líquido, suficiente para mantê-las resfriadas”.

Segundo Marco Antonio Petisco, secretário titular da SEAPES, está prevista a implantação até meados de agosto dos três pólos restantes do projeto, em Alvorada do Oeste, Ji-Paraná e Porto Velho, totalizando 16 novas localidades a serem atendidas, entre municípios e distritos. Com isso, o programa irá abranger todo o Estado, perfazendo 300 associações beneficiadas, todas multiplicadoras dessa biotecnologia. Hoje, 1.400 produtores já participam da iniciativa.

“A expansão em Rondônia das indústrias ligadas a este setor, como envasadoras de leite condensado e processadoras de leite em pó, sinaliza ao produtor uma diretriz cristalina: quanto mais produtividade, qualidade e preços viáveis na produção, mais lucro no final do mês. Este projeto, assim como o de granelização e outras iniciativas do Programa Pecuária Competitiva, caminha firmemente na direção de garantir a prosperidade e a sustentabilidade para a pecuária leiteira de Rondônia”, resume o secretário da Seapes.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce