Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto 'Corte Cidadã' chega até acadêmicos e secundaristas



O projeto, que é desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e pela Escola de Contas (setores do TCE responsáveis pela difusão de conhecimento e aprimoramento), acontece paralelamente ao Fórum de Atualização Administrativa e faz parte das comemorações pela inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo da Corte, em Cacoal.

Ontem, foram realizadas oito palestras. Na Faculdade de Pimenta Bueno, o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, falou para acadêmicos do curso de Administração sobre a missão e a importância do TCE na administração pública.

“O Tribunal de Contas é o órgão técnico responsável pelo controle externo das contas públicas. Para isso, conta com um quadro técnico de excelência e toda uma estrutura, visando assegurar maior eficiência e eficácia possíveis à administração pública”, informa.

O palestrante falou também sobre a participação do cidadão no processo de fiscalização da aplicação dos recursos públicos: “Esse processo é o que chamamos de controle social, que precisa ser estimulado e praticado com mais consciência pelo cidadão. E os acadêmicos têm função primordial nisso, porque formam uma elite detentora de conhecimento e formadora de opinião por excelência.”

A diretora da Faculdade, Eliene Alves, elogiou a iniciativa do TCE de buscar a aproximação com o cidadão: “É válida e muito importante a presença do Tribunal de Contas aqui para que os nossos alunos possam conhecer e entender melhor como funciona o órgão”, declarou.

Já os acadêmicos Rone Alves e Henrique Quirino, que cursam o primeiro período de Administração, disseram que a palestra serviu para enriquecer seu conhecimento, além de abrir um novo leque de oportunidades, inclusive em relação ao mercado de trabalho.

ENSINO MÉDIO

Ainda em Pimenta Bueno, o “Corte Cidadã” foi ministrado para os alunos do Ensino Médio das escolas Orlando Bueno da Silva e Pimenta Bueno, em Espigão do Oeste na Jean Piaget e em Riozinho, que pertence ao município de Cacoal, foi visitada a escola Raimundo Euclides Barbosa. Os conhecimentos foram repassados pelos servidores Cláudio Uchôa e Lúcio Albuquerque.

Nesta terça-feira (3), o projeto chega às escolas Raimundo Euclides Barbosa e Marechal Cordeiro de Farias (ambas em Pimenta Bueno) e Sete de Setembro (Espigão).

Durante o projeto, a assessora da Ouvidoria do TCE, Ana Lúcia, fala sobre a função do setor e como o cidadão pode usar essa ferramenta para auxiliar o TCE na sua missão fiscalizadora.

A Ouvidoria do órgão pode ser acessada por meio eletrônico, através de e-mail ([email protected]), site (www.tce.ro.gov.br), telefone (69 - 3211-9058), carta ou então pessoalmente na sede do TCE, na avenida Presidente Dutra, 4.229, bairro Olaria, CEP: 78.903-900, Porto Velho.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)