Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto 'Corte Cidadã' chega até acadêmicos e secundaristas



O projeto, que é desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e pela Escola de Contas (setores do TCE responsáveis pela difusão de conhecimento e aprimoramento), acontece paralelamente ao Fórum de Atualização Administrativa e faz parte das comemorações pela inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo da Corte, em Cacoal.

Ontem, foram realizadas oito palestras. Na Faculdade de Pimenta Bueno, o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, falou para acadêmicos do curso de Administração sobre a missão e a importância do TCE na administração pública.

“O Tribunal de Contas é o órgão técnico responsável pelo controle externo das contas públicas. Para isso, conta com um quadro técnico de excelência e toda uma estrutura, visando assegurar maior eficiência e eficácia possíveis à administração pública”, informa.

O palestrante falou também sobre a participação do cidadão no processo de fiscalização da aplicação dos recursos públicos: “Esse processo é o que chamamos de controle social, que precisa ser estimulado e praticado com mais consciência pelo cidadão. E os acadêmicos têm função primordial nisso, porque formam uma elite detentora de conhecimento e formadora de opinião por excelência.”

A diretora da Faculdade, Eliene Alves, elogiou a iniciativa do TCE de buscar a aproximação com o cidadão: “É válida e muito importante a presença do Tribunal de Contas aqui para que os nossos alunos possam conhecer e entender melhor como funciona o órgão”, declarou.

Já os acadêmicos Rone Alves e Henrique Quirino, que cursam o primeiro período de Administração, disseram que a palestra serviu para enriquecer seu conhecimento, além de abrir um novo leque de oportunidades, inclusive em relação ao mercado de trabalho.

ENSINO MÉDIO

Ainda em Pimenta Bueno, o “Corte Cidadã” foi ministrado para os alunos do Ensino Médio das escolas Orlando Bueno da Silva e Pimenta Bueno, em Espigão do Oeste na Jean Piaget e em Riozinho, que pertence ao município de Cacoal, foi visitada a escola Raimundo Euclides Barbosa. Os conhecimentos foram repassados pelos servidores Cláudio Uchôa e Lúcio Albuquerque.

Nesta terça-feira (3), o projeto chega às escolas Raimundo Euclides Barbosa e Marechal Cordeiro de Farias (ambas em Pimenta Bueno) e Sete de Setembro (Espigão).

Durante o projeto, a assessora da Ouvidoria do TCE, Ana Lúcia, fala sobre a função do setor e como o cidadão pode usar essa ferramenta para auxiliar o TCE na sua missão fiscalizadora.

A Ouvidoria do órgão pode ser acessada por meio eletrônico, através de e-mail (ouvidoria@tce.ro.gov.br), site (www.tce.ro.gov.br), telefone (69 - 3211-9058), carta ou então pessoalmente na sede do TCE, na avenida Presidente Dutra, 4.229, bairro Olaria, CEP: 78.903-900, Porto Velho.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce