Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Programa 'Estradão' já recuperou dois mil km de estradas



Iniciado em quatro de abril deste ano, o Projeto Estradão terminou a primeira quinzena de junho com cerca de dois mil quilômetros de vias estaduais patroladas e mais de 500 quilômetros já encascalhados. A perspectiva é que, neste período de seca, o ritmo de trabalho aumente e todas as estradas de responsabilidade do Estado recebam o serviço de patrolamento, encascalhamento e limpeza lateral até o final do ano.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER), engenheiro Lúcio Mosquini, “é preciso lembrar que o Projeto Estradão não é só patrolamento e encascalhamento, como também o alargamento das vias, construção de pontes e bueiros, sinalização e iluminação dos trevos estaduais”.

Mosquini apresentou ao governador Confúcio Moura os dados do segundo levantamento dos trabalhos. “O governador ficou entusiasmado com os números e por saber que o DER está superando as dificuldades e atingindo as metas traçadas”, afirmou Mosquini.

Para o diretor, toda a população rondoniense é favorecida de alguma forma com o Projeto Estradão, mas os maiores beneficiados são os agricultores e pecuaristas, que podem escoar suas produções com maior tranqüilidade e com a certeza de cumprimento de prazo. Mas, não é apenas a população rural que se beneficia. De acordo com o residente regional de Ouro Preto do Oeste, Messias de Andrade, “os empresários do turismo conseguem aumentar sua clientela, uma vez que a população urbana tem facilidade de acesso a hotéis-fazenda e park hotéis, como em Ouro Preto, por exemplo”.

Lúcio Mosquini diz ainda que o objetivo é atingir os cerca de seis mil quilômetros de vias estaduais não-pavimentadas. Para tanto, as próximas etapas do programa são o término do encascalhamento, colocação de bueiros, sinalização e construção de pontes de concreto e a iluminação dos trevos.

Devido às peculiaridades geográficas, cada Residência Regional do DER está trabalhando com uma metodologia diferente. Lúcio Mosquini explica que, “em Jaru, por exemplo, foram concluídos mais de 110 km de estradas, enquanto em Colorado do Oeste já foram cerca de 340 km, o que não quer dizer que uma esteja mais avançada do que a outra”.

Mosquini atribui o avanço do programa ao empenho de todas as equipes e ao apoio que o governador Confúcio Moura tem dado. “Estamos trabalhando em benefício de toda a população de Rondônia, afinal, quanto melhor a infra-estrutura de transportes mais competitivos tornam-se os produtos e serviços oferecidos. Consequentemente, aumentamos a renda, o emprego e a qualidade de vida do povo rondoniense”, finalizou o diretor-geral Lúcio Mosquini.

FONTE: DECOM

 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam