Sexta-feira, 17 de junho de 2011 - 13h58
Iniciado em quatro de abril deste ano, o Projeto Estradão terminou a primeira quinzena de junho com cerca de dois mil quilômetros de vias estaduais patroladas e mais de 500 quilômetros já encascalhados. A perspectiva é que, neste período de seca, o ritmo de trabalho aumente e todas as estradas de responsabilidade do Estado recebam o serviço de patrolamento, encascalhamento e limpeza lateral até o final do ano.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER), engenheiro Lúcio Mosquini, “é preciso lembrar que o Projeto Estradão não é só patrolamento e encascalhamento, como também o alargamento das vias, construção de pontes e bueiros, sinalização e iluminação dos trevos estaduais”.
Mosquini apresentou ao governador Confúcio Moura os dados do segundo levantamento dos trabalhos. “O governador ficou entusiasmado com os números e por saber que o DER está superando as dificuldades e atingindo as metas traçadas”, afirmou Mosquini.
Para o diretor, toda a população rondoniense é favorecida de alguma forma com o Projeto Estradão, mas os maiores beneficiados são os agricultores e pecuaristas, que podem escoar suas produções com maior tranqüilidade e com a certeza de cumprimento de prazo. Mas, não é apenas a população rural que se beneficia. De acordo com o residente regional de Ouro Preto do Oeste, Messias de Andrade, “os empresários do turismo conseguem aumentar sua clientela, uma vez que a população urbana tem facilidade de acesso a hotéis-fazenda e park hotéis, como em Ouro Preto, por exemplo”.
Lúcio Mosquini diz ainda que o objetivo é atingir os cerca de seis mil quilômetros de vias estaduais não-pavimentadas. Para tanto, as próximas etapas do programa são o término do encascalhamento, colocação de bueiros, sinalização e construção de pontes de concreto e a iluminação dos trevos.
Devido às peculiaridades geográficas, cada Residência Regional do DER está trabalhando com uma metodologia diferente. Lúcio Mosquini explica que, “em Jaru, por exemplo, foram concluídos mais de 110 km de estradas, enquanto em Colorado do Oeste já foram cerca de 340 km, o que não quer dizer que uma esteja mais avançada do que a outra”.
Mosquini atribui o avanço do programa ao empenho de todas as equipes e ao apoio que o governador Confúcio Moura tem dado. “Estamos trabalhando em benefício de toda a população de Rondônia, afinal, quanto melhor a infra-estrutura de transportes mais competitivos tornam-se os produtos e serviços oferecidos. Consequentemente, aumentamos a renda, o emprego e a qualidade de vida do povo rondoniense”, finalizou o diretor-geral Lúcio Mosquini.
FONTE: DECOM
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)