Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Programa beneficia agricultores em Nova Mamoré e GM


Mas Rondônia parece que não pára. Além da experiência de sair da condição de ocupante para proprietário, outros pequenos produtores de Nova Mamoré e Guajará Mirim foram beneficiados com o programa Agricultura Familiar e agroindústrias. Com recursos dos bancos federais e subsídios do governo do Estado, eles vão poder implementar em suas lavouras máquinas, equipamentos e outros meios de aumentar a produção. Os recursos serão investidos na tecnificação da pecuária leiteira, recuperação de pastagens, aquisição de novas matrizes e implantação de agroindústrias.

Edmar Martins do Carmo, mais conhecido como Mineiro do Queijo, 47 anos, morador da nona linha do Taquara, município de Nova Mamoré, produz 550 litros de leite, e a partir da agroindústria de derivados de leite, vai comprar o leite dos vizinhos para a produção da agroindústria.

Seus produtos vão abastecer o mercado local e também Porto Velho. “Serão três pessoas da família trabalhando na agroindústria”, anuncia.

Já Wanderval Silva, de 48 anos e popularmente conhecido como Zico, vai investir na melhoria de infraestrutura da propriedade, com a construção de curral, barracão e implantação de ordenhadeira e aquisição de novas vacas e touros. Ele mora em Nova Dimensão, na linha 28.

Vai aproveitar a liberação de crédito para aumentar a produção de 250 para 600 litros.

Casa de farinha

A Associação dos Produtores Rurais do Iata e Região (Asproq) recebeu na quarta-feira (11) uma casa de farinha para atender 48 famílias, mais de 200 pessoas. A instalação do equipamento será em janeiro, na Quinta Linha e vai melhorar a vida de toda a comunidade, diz o presidente da entidade, Lenilson Monteiro Cavalcante.

Ao agradecer ao governador Confúcio Moura pelo envio da Casa de Farinha, Lenilson informou que com a máquina também será necessário mais espaço para cultivo da mandioca e apresentou ao governador um pedido formal de um trator com grade e carroça para arar novas áreas e ampliar o plantio. Contou das dificuldades e do sofrimento do povo que não tem um trator e nem sempre é possível alugar um equipamento particular. E recebeu a promessa de que em sete dias a associação receberá um trator do Estado. Em contrapartida, a associação vai produzir farinha e seus derivados para atender onde houver demanda em Rondônia.

Segundo Lenilson, atualmente são 30 hectares de plantio e cerca de 70 hectares à espera do trator para ser cultivado. Ele conta que a região sofreu grande devastação e que recentemente o governo doou 70 toneladas de calcário para ajudar na recuperação do subsolo e que com a máquina de farinha e o trator a produção vai ser grande.

A Quinta Linha também tem um considerável plantio de abacaxi e de melancia. “No final de novembro colhemos mais de duas mil melancias”, finalizou o presidente da associação.

Fonte: Alice Thomaz / Decom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)