Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Profissionais do São Daniel Comboni recebem capacitação em esterilização



Com a possibilidade de o Hospital SãProfissionais do São Daniel Comboni recebem capacitação em esterilização  - Gente de Opiniãoo Daniel Comboni entrar em funcionamento neste ano de 2010, Antonio Greco, especialista em autoclave de centros cirúrgicos na Europa há 15 anos (aparelhos responsáveis pela esterilização dos materiais usados durante as intervenções cirúrgicas), está no Brasil, na cidade de Cacoal, ministrando um curso de capacitação para qualificar 30 a 40 profissionais de saúde para, possivelmente, trabalhar no hospital, especificamente no centro cirúrgico. O curso acontece, no período noturno, três vezes por semana, no auditório do Proformar.

Capacitação

A capacitação de profissionais de saúde para trabalhar no Hospital São Daniel Comboni é de fundamental importância, tendo em vista o grau de complexidade das quatro salas de centros cirúrgicos que atenderão a demanda populacional. O Italiano vem a Cacoal desde 2004, a convite do fundador, idealizador do Hospital São Daniel Comboni e atual prefeito Franco Vialetto. O curso tem como apoio, os intérpretes, o técnico em esterilização, Antônio Domingos Vieira e o profissional de saúde Clodoaldo.

Segundo Greco, a esterilização é um fator decisivo na sala de cirurgia. A autoclave garante maior agilidade aos trabalhos médicos e total segurança aos processos. “Daí a importância do profissional de saúde conhecer o modo operacional dos equipamentos do centro cirúrgico” disse. Ele falou, também, das possíveis causas de câncer no Brasil, dos avanços da saúde na Itália, atribuindo a melhoria à conscientização do povo italiano.

Solidariedade

A idéia de ajudar pessoas de outros países é transmitida de um italiano para outro e assim o grupo de voluntários é cada vez maior e mais diversificado. O facilitador Profissionais do São Daniel Comboni recebem capacitação em esterilização  - Gente de Opiniãoé membro do grupo Omasa Geting e participa das ações das ONGS, Ingegneri Oltre, Senza Frontiere, que viabilizam recursos e mão-de-obra qualificada para concretizar o sonho de Franco Vialetto e da população de Cacoal: inaugurar o Hospital São Daniel Comboni.

Estrutura 

O Hospital São Daniel Comboni, o maior da região, conta com área construída de 15 mil metros quadrados. O objetivo da Assdaco, Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, é transformar o hospital em um Centro de Assistência em Oncologia. Com nove pavilhões, a unidade oferecerá atendimento em oncologia, traumatologia, cardiologia, doenças tropicais, hemodiálise, além de uma UTI, Unidade de Terapia Intensiva, exigências do Ministério da Saúde. A unidade, em funcionamento, abrigará até 200 leitos.

O projeto, que começou a ser executado em julho de 2004, está avaliado em R$ 40 milhões. Os recursos são viabilizados pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) Senza Frontiere, Ingegneri Oltre e Aregiao Veneto, além de outras entidades italianas, além de recursos oriundos do Poder Público e da população do município, através de doações. O terreno para construção da unidade, no Bairro Jardim Eldorado, dois quilômetros da região central, com 50 mil m², foi doado pelo morador de Cacoal, o senhor João Pichek, como gesto de amor e solidariedade à causa abraçada por todos que amam Cacoal.

Fonte:Paulo Henrique Silva SRT/RO 983

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento