Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de mudas de bananeiras em União Bandeirantes


Será no próximo dia 13, sexta-feira, a inauguração da Escola de Produção de Mudas de União Bandeirantes. O projeto está sendo desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores Agroestrativistas do distrito em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Sebrae/RO, e Emater. A meta na fase de implantação é produzir 50 mil mudas de bananeiras. “Vamos trabalhar primeiro com a banana porque esta é uma cultura forte na região. A ideia é fomentar a produção para incrementar a renda dos cooperados. Mas futuramente, pretendemos diversificar a produção de mudas e trabalhar com outras culturas também”, adiantou o administrador do distrito, Aparecido de Oliveira.

Aparecido disse ainda que a escola terá um regime diferenciado dos estabelecimentos de ensino tradicionais e o foco será a família dos produtores rurais associados à cooperativa, que além de mudas, também trabalharão com viveiros. Com a expansão do projeto prevista para as etapas seguintes, o administrador de União Bandeirante adiantou que o próximo foco será a produção de mudas árvores e árvores frutíferas.

De acordo com informações da Embrapa, a banana ocupa, no Brasil, o segundo lugar em volume de frutas produzidas, perdendo apenas para a laranja. Assim como acontece em outros estados, em Porto Velho, o produto é cultivado predominantemente em pequenas propriedades, mas sendo de grande importância por fixar o homem no campo e gerar emprego e renda, especialmente para as camadas carentes da população e com menor grau de qualificação.

O produto, hoje no município, assume importância essencialmente como alimento de consumo interno, onde participa da dieta alimentar de todas as classes sociais e faixas de idade, sendo consumida, em especial in natura ou em forma de doces e passas, além de assada, frita e cozida, vendida em estabelecimentos comerciais e nas esquinas da cidade.

Outra vantagem, é que as recomendações de identidade e sanidade vegetal vigentes no Brasil têm incentivado o desenvolvimento de sistemas de produção que permitam um maior controle fitossanitário. Isso abriu espaço para o surgimento de um novo mercado, o de produção de mudas certificadas. Este pressupõe o emprego de métodos e tecnologias de produção que garantam a obtenção de mudas com o padrão de qualidade pré-estabelecido para uma determinada espécie ou cultivar.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)