Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de mudas de bananeiras em União Bandeirantes


Será no próximo dia 13, sexta-feira, a inauguração da Escola de Produção de Mudas de União Bandeirantes. O projeto está sendo desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores Agroestrativistas do distrito em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Sebrae/RO, e Emater. A meta na fase de implantação é produzir 50 mil mudas de bananeiras. “Vamos trabalhar primeiro com a banana porque esta é uma cultura forte na região. A ideia é fomentar a produção para incrementar a renda dos cooperados. Mas futuramente, pretendemos diversificar a produção de mudas e trabalhar com outras culturas também”, adiantou o administrador do distrito, Aparecido de Oliveira.

Aparecido disse ainda que a escola terá um regime diferenciado dos estabelecimentos de ensino tradicionais e o foco será a família dos produtores rurais associados à cooperativa, que além de mudas, também trabalharão com viveiros. Com a expansão do projeto prevista para as etapas seguintes, o administrador de União Bandeirante adiantou que o próximo foco será a produção de mudas árvores e árvores frutíferas.

De acordo com informações da Embrapa, a banana ocupa, no Brasil, o segundo lugar em volume de frutas produzidas, perdendo apenas para a laranja. Assim como acontece em outros estados, em Porto Velho, o produto é cultivado predominantemente em pequenas propriedades, mas sendo de grande importância por fixar o homem no campo e gerar emprego e renda, especialmente para as camadas carentes da população e com menor grau de qualificação.

O produto, hoje no município, assume importância essencialmente como alimento de consumo interno, onde participa da dieta alimentar de todas as classes sociais e faixas de idade, sendo consumida, em especial in natura ou em forma de doces e passas, além de assada, frita e cozida, vendida em estabelecimentos comerciais e nas esquinas da cidade.

Outra vantagem, é que as recomendações de identidade e sanidade vegetal vigentes no Brasil têm incentivado o desenvolvimento de sistemas de produção que permitam um maior controle fitossanitário. Isso abriu espaço para o surgimento de um novo mercado, o de produção de mudas certificadas. Este pressupõe o emprego de métodos e tecnologias de produção que garantam a obtenção de mudas com o padrão de qualidade pré-estabelecido para uma determinada espécie ou cultivar.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)