Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Ariquemes investe na capacitação de servidor



A Prefeitura de Ariquemes por meio da Funcel – Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, com o propósito de oferecer serviço de melhor qualidade ao usuário da Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha, proporcionou à bibliotecária Cíntia de Jesus, no período de 16 a 18 de março, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, um curso de formação e instalação de software para catalogação do acervo da biblioteca.

O curso, que é desenvolvido pela Biblioteca Nacional, foi batizado de Biblioteca Livre (BIBLIVRE). Na oportunidade foram demonstradas as potencialidades do programa Biblivre versão 3.0.6 e anotadas as sugestões para melhorar seu funcionamento. “Fiquei feliz com a oportunidade proporcionada pela prefeitura através do prefeito Márcio Raposo. Foi bom porque houve enriquecimento profissional, com isso, é possível maior agilidade no atendimento ao usuário, que é nosso principal alvo” destaca a bibliotecária.

O programa BIBLIVRE é relevância cultural no Brasil e no Exterior. Vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão. Clarice Muhlethaler e Ubaldo Miranda foram os instrutores.

BIBLIVRE

O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE), de acordo com Cíntia de Jesus, é um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas dos mais variados portes. O BIBLIVRE também é um programa de difusão de conteúdo. Nele o usuário pode publicar seus próprios textos, além de músicas, imagens, filmes ou quaisquer tipos de objetos digitais que queira compartilhar online. Como adota padrões internacionalmente utilizados na informatização de bibliotecas, permite ao usuário acessar qualquer biblioteca do Brasil e do mundo, uma vez que as conecta e propicia a comunicação em rede de seus acervos.

Desenvolvido em parceria pela SABIN (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional) e a COPPE/UFRJ, o sistema é licenciado gratuitamente como GPLv3 (General Public License da Free Software Foundation), que permite a sua difusão de uma forma ampla e garantindo a liberdade aos seus usuários para copiá-los, usá-los e redistribuí-los. Devido à Lei 8.313/91 e ao patrocínio inicial da IBM-Brasil e do Itaú Cultural, foi possível a elaboração do programa, finaliza a bibliotecária.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: