Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito quer garantir saúde e educação na comunidade de Rio Pardo


 

Comunidades que estão dentro de reservas federais precisam do serviço público

O prefeito Roberto Sobrinho, da Capital, quer garantir aos moradores das localidades de Rio Pardo e Marco Azul, comunidades localizadas no interior da Floresta Nacional de Bom Futuro, os serviços básicos de assistência como saúde e educação. Para isso, reuniu-se ontem (17) com  a promotora do Meio Ambiente, Aidée Moser Torquato  e com o procurador da República dos Direitos do Cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, para juntos buscarem uma solução.

Lideranças das duas comunidades, mais os prefeitos de Alto Paraíso, Romeu Reolon e de Buritis, Elcio Monte; a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa e o representante do Instituto Chico Mendes, Paulo Garcia, responsável pela administração da reserva, participaram da reunião.

O procurador Rodrigues de Sousa, sensibilizado com a situação, garantiu elaborar um parecer favorável a prestação do atendimento e enviar até a próxima segunda-feira à promotora Aidée e ao procurador do Meio Ambiente para ser analisado. Ele advertiu que precisa assegurar que as ações não irão estimular a entrada de novas pessoas ao local.

Roberto Sobrinho frisou a necessidade de se atender essas duas comunidades, que se encontram privadas há anos de atendimento básico de educação e saúde, prejudicando seriamente as crianças.

“Queremos  beneficiá-los com o Programa Saúde da Família e com uma ambulância”, disse, enfatizando que o seu compromisso é unicamente com os pequenos agricultores. O chefe do Executivo Municipal destacou o posicionamento do procurador em se mostrar favorável às reivindicações.


Busca de solução

A reserva Bom Futuro possui 280 mil hectares. Paulo Garcia disse que não tem dados concretos sobre o número de pessoas que vivem lá dentro. Agora em abril, segundo ele, o Instituto Chico Mendes começa a fazer o levantamento em relação a essa questão. Ainda segundo ele, a maioria das pessoas que se encontra lá dentro é formada por pequenos agricultores.

Ele reconhece que existem fazendeiros na área, só que não moram no local. As terras estão sob a administração de empregados. O pastor Jair Honorato, que mora na vila Rio Pardo afirmou que nesta comunidade existem cerca de 60 famílias, todas de pequenos agricultores. Eles produzem arroz, feijão, banana e mandioca para própria subsistência. Estas pessoas estariam lá há sete anos.

Existe decisão judicial  para resolver a questão da realocação das duas comunidades desde 2004, fruto de ação movida pela Promotoria e Procuradoria do Meio Ambiente, mas até hoje, a situação não foi resolvida. Paulo Garcia reconhece que não é fácil encontrar a solução, pois é preciso encontrar área para instalar essas famílias. “Não podemos simplesmente retirá-las de lá”, observa.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)