Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 - 16h27
"Vamos assegurar junto ao orçamento da União os recursos necessários à construção da ponte sobre o rio Mamoré, em Guajará-mirim". Foi o que disse o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO) ao se referir a ação que terá juntamente com a deputada federal, Marinha Raupp(PMDB-RO), em Brasília para viabilizar os recursos que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre(DNIT precisará para a referida obra.
O senador e a deputada participaram no dia de ontem(14), da apresentação do projeto da ponte sobre o rio Mamoré, em Guajará-Mirim feito na Associação Comercial e que reuniu representantes do DNIT, presidente do SEBRAE/RO, Pedro Teixeira e dirigentes da Associação Comercial de Guarajá-Mirim, além de representantes de setores produtivos regionais e o bispo diocesano, Dom Geraldo Verdier, que afirmou ser a "obra a esperança que renasce para o povo de Guajará-Mirim".
A obra, que vai ligar a BR-425 ao território boliviano integra um conjunto de obras que o DNIT tem programadas para aquele município, cuja realização foi tornada possível graças ao empenho da bancada federal rondoniense. O pacote, verdadeiro presente de natal para aquele município, contém a recuperação total da BR-425 desde o entroncamento com a BR-364 até à ponte binacional, que será construída na área próxima à cachoeira, fora do centro da cidade, e ainda, a construção da travessia urbana – vias marginais – desde o Acesso à Unir, Campus de Guajará, até o trevo de acesso ao centro da cidade.
O projeto da ponte foi apresentado ao público pelos técnicos da JDS, empresa responsável pela sua produção.. O Sebrae, um dos grandes defensores da obra, apresentou aos empresários do município todas as perspectivas que serão abertas a partir da consolidação do grande marcado que se abre a partir das facilidades de acesso que a ponte e as demais obras irão promover. Somente para a ponte estão estimados investimentos da ordem de R$ 120 milhões do DNIT.
Para o superintendente do DNIT, José Ribamar Oliveira, a importância da ponte pode ser avaliada a partir do empenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua concretização. Tanto, que por duas vezes o próprio diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, já visitou a Bolívia, discutindo detalhes da obra com as autoridades bolivianas. Para o país vizinho, significa afinal a perspectiva de ligação com o oceano Atlântico, passando por solo brasileiro.
A ponte sobre o rio Mamoré, que terá uma extensão de 1.200 metros, já foi inclusive objeto de análise pela Comissão da Amazônia na Câmara Federal, que autorizou a negociação internacional para sua concretização. Oliveira acrescenta que a abertura de licitação para a obra depende apenas da assinatura do termo de cooperação internacional que irá possibilitar a contratação do EIA/RIMA – para obtenção do licenciamento ambiental.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)