Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PONTE BRASIL/BOLÍVIA: Raupp garante recursos


"Vamos assegurar junto ao orçamento da União os recursos necessários à construção da ponte  sobre o rio Mamoré, em Guajará-mirim". Foi o que disse o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO) ao se referir a ação  que terá juntamente com a deputada federal, Marinha Raupp(PMDB-RO),  em Brasília para viabilizar os recursos que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre(DNIT  precisará para a referida obra.

O senador e a deputada participaram no dia de ontem(14), da apresentação do projeto da ponte sobre o rio Mamoré, em Guajará-Mirim feito na Associação Comercial e que reuniu representantes do DNIT, presidente do SEBRAE/RO, Pedro Teixeira e dirigentes da Associação Comercial de Guarajá-Mirim, além de representantes de setores produtivos regionais e  o bispo diocesano, Dom Geraldo Verdier, que afirmou  ser a "obra a esperança que renasce para o povo de Guajará-Mirim".
 
A obra, que vai ligar a BR-425 ao território boliviano integra um conjunto de obras que o DNIT tem programadas para aquele município, cuja realização foi tornada possível graças ao empenho da bancada federal rondoniense. O pacote, verdadeiro presente de natal para aquele município, contém a recuperação total da BR-425 desde o entroncamento com a BR-364 até à ponte binacional, que será construída na área próxima à cachoeira, fora do centro da cidade, e ainda, a construção da travessia urbana – vias marginais – desde o Acesso à Unir, Campus de Guajará, até o trevo de acesso ao centro da cidade.

O projeto da ponte  foi apresentado ao público pelos técnicos da JDS, empresa responsável pela sua produção.. O Sebrae, um dos grandes defensores da obra,  apresentou aos empresários do município todas as perspectivas que serão abertas a partir da consolidação do grande marcado que se abre a partir das facilidades de acesso que a ponte e as demais obras irão promover. Somente para a ponte estão estimados investimentos da ordem de R$ 120 milhões do DNIT.
 
Para o superintendente do DNIT, José Ribamar Oliveira, a importância da ponte pode ser avaliada a partir do empenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua concretização. Tanto, que por duas vezes o próprio diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, já visitou a Bolívia, discutindo detalhes da obra com as autoridades bolivianas. Para o país vizinho, significa afinal a perspectiva de ligação com o oceano Atlântico, passando por solo brasileiro.

A ponte sobre o rio Mamoré, que terá uma extensão de 1.200 metros, já foi inclusive objeto de análise pela Comissão da Amazônia na Câmara Federal, que autorizou a negociação internacional para sua concretização. Oliveira acrescenta que a abertura de licitação para a obra depende apenas da assinatura do termo de cooperação internacional que irá possibilitar a contratação do EIA/RIMA – para obtenção do licenciamento ambiental.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)