Domingo, 18 de março de 2007 - 15h49
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental começou o programa de reflorestamento dos igarapés e educação ambiental entre os moradores das comunidades atingidas pelas enchentes. O trabalho teve início no canal do Tancredo Neves, localizado no bairro Socialista. No total, foram plantadas 50 mudas de Sobrasil, 35 mudas de Ipês e 15 mudas de freijo.
A degradação das nascentes e poluição dos igarapés foi o principal objetivo que levou o Ministério Público Estadual a tomar a iniciativa de convidar os órgãos municipais e estaduais responsáveis pela preservação ambiental, a trabalharem em conjunto, visando à desobstrução de todos os canais localizados na área urbana da capital.
O sargento Valtir Pereira da Silva relatou a atual degradação dos mananciais, destacando as contaminações por esgoto in natura, creditando ao município a falta de fiscalização dos casos de fossas estouradas, derramamento nas vias públicas, as ligações de fossas nas galerias pluviais e as de ligações diretas para o meio fio, sendo tudo carreado para os canais fluviais.
Após duas reuniões realizadas no Ministério Público, comandadas pela promotora do Meio Ambiente, Priscila Matzenbacher Tibes Schmidt, envolvendo secretarias municipais, Ong´s, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, OAB e as Faculdades São Lucas, Faro, Uniron e Ulbra, as prioridades foram definidas, ficando a Prefeitura, através da Semob e Semusp e Semfaz responsável pela limpeza dos igarapés, começando pelo Canal do Tancredo Neves por ser considerado o que mais atinge a população, devido as enchentes, devendo agir de forma contínua, até atingir todos os canais do município, cabendo aos demais órgãos total apoio nas atividades.
O Batalhão Ambiental juntamente com a Sema ficaram responsáveis pelo acompanhamento das atividades, realizando ainda educação ambiental com as comunidades atingidas e notificação dos casos necessários, cabendo ainda ao BPA, o replantio de árvores nos locais apropriados, induzindo a comunidade a participar e cuidar das áreas trabalhadas.
O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, que coordenou o plantio das mudas, ressaltou que o órgão ambiental começou um levantamento dos comércios que funcionam de forma indevida nas margens dos igarapés.
Fonte: Lenilson Guedes
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)