Porto Velho (RO) sábado, 31 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Polícia Ambiental recupera mata ciliar nos Igarapés


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental começou o programa de reflorestamento dos igarapés e educação ambiental entre os moradores das comunidades atingidas pelas enchentes. O trabalho teve início no canal do Tancredo Neves, localizado no bairro Socialista. No total, foram plantadas 50 mudas de Sobrasil, 35 mudas de Ipês e 15 mudas de freijo.

A degradação das nascentes e poluição dos igarapés foi o principal objetivo que levou o Ministério Público Estadual a tomar a iniciativa de convidar os órgãos municipais e estaduais responsáveis pela preservação ambiental, a trabalharem em conjunto, visando à desobstrução de todos os canais localizados na área urbana da capital.

O sargento Valtir Pereira da Silva relatou a atual degradação dos mananciais, destacando as contaminações por esgoto in natura, creditando ao município a falta de fiscalização dos casos de fossas estouradas, derramamento nas vias públicas, as ligações de fossas nas galerias pluviais e as de ligações diretas para o meio fio, sendo tudo carreado para os canais fluviais.

Após duas reuniões realizadas no Ministério Público, comandadas pela promotora do Meio Ambiente, Priscila Matzenbacher Tibes Schmidt, envolvendo secretarias municipais, Ong´s, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, OAB e as Faculdades São Lucas, Faro, Uniron e Ulbra, as prioridades foram definidas, ficando a Prefeitura, através da Semob e Semusp e Semfaz responsável pela limpeza dos igarapés, começando pelo Canal do Tancredo Neves por ser considerado o que mais atinge a população, devido as enchentes, devendo agir de forma contínua, até atingir todos os canais do município, cabendo aos demais órgãos total apoio nas atividades.

O Batalhão Ambiental juntamente com a Sema ficaram responsáveis pelo acompanhamento das atividades, realizando ainda educação ambiental com as comunidades atingidas e notificação dos casos necessários, cabendo ainda ao BPA, o replantio de árvores nos locais apropriados, induzindo a comunidade a participar e cuidar das áreas trabalhadas.

O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, que coordenou o plantio das mudas, ressaltou que o órgão ambiental começou um levantamento dos comércios que funcionam de forma indevida nas margens dos igarapés.


Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho parabeniza trabalhadores e cita motivos para comemorar a data

Prefeitura de Porto Velho parabeniza trabalhadores e cita motivos para comemorar a data

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Geral de Governo (SGG), parabeniza a todos os servidores municipais pela passagem do seu dia, co

Centro de Convivência do Idoso de Rolim de Moura terá piscina e paisagismo

Centro de Convivência do Idoso de Rolim de Moura terá piscina e paisagismo

A secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO) Carla Schock informou que o Centro de Convivência do Idoso (CCI) terá pi

Prefeitura inicia translado de ônibus que transportarão alunos zona rural

Prefeitura inicia translado de ônibus que transportarão alunos zona rural

A Prefeitura de Porto Velho iniciou o translado dos ônibus que farão o transporte escolar dos alunos da zona rural matriculados na rede municipal de

Lei Aldir Blanc - Prefeitura de Porto Velho amplia prazo para documentação e interposição de recursos aos processos

Lei Aldir Blanc - Prefeitura de Porto Velho amplia prazo para documentação e interposição de recursos aos processos

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), informa que publicou na última semana a listagem com os resu