Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Polícia Ambiental recupera mata ciliar nos Igarapés


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental começou o programa de reflorestamento dos igarapés e educação ambiental entre os moradores das comunidades atingidas pelas enchentes. O trabalho teve início no canal do Tancredo Neves, localizado no bairro Socialista. No total, foram plantadas 50 mudas de Sobrasil, 35 mudas de Ipês e 15 mudas de freijo.

A degradação das nascentes e poluição dos igarapés foi o principal objetivo que levou o Ministério Público Estadual a tomar a iniciativa de convidar os órgãos municipais e estaduais responsáveis pela preservação ambiental, a trabalharem em conjunto, visando à desobstrução de todos os canais localizados na área urbana da capital.

O sargento Valtir Pereira da Silva relatou a atual degradação dos mananciais, destacando as contaminações por esgoto in natura, creditando ao município a falta de fiscalização dos casos de fossas estouradas, derramamento nas vias públicas, as ligações de fossas nas galerias pluviais e as de ligações diretas para o meio fio, sendo tudo carreado para os canais fluviais.

Após duas reuniões realizadas no Ministério Público, comandadas pela promotora do Meio Ambiente, Priscila Matzenbacher Tibes Schmidt, envolvendo secretarias municipais, Ong´s, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, OAB e as Faculdades São Lucas, Faro, Uniron e Ulbra, as prioridades foram definidas, ficando a Prefeitura, através da Semob e Semusp e Semfaz responsável pela limpeza dos igarapés, começando pelo Canal do Tancredo Neves por ser considerado o que mais atinge a população, devido as enchentes, devendo agir de forma contínua, até atingir todos os canais do município, cabendo aos demais órgãos total apoio nas atividades.

O Batalhão Ambiental juntamente com a Sema ficaram responsáveis pelo acompanhamento das atividades, realizando ainda educação ambiental com as comunidades atingidas e notificação dos casos necessários, cabendo ainda ao BPA, o replantio de árvores nos locais apropriados, induzindo a comunidade a participar e cuidar das áreas trabalhadas.

O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, que coordenou o plantio das mudas, ressaltou que o órgão ambiental começou um levantamento dos comércios que funcionam de forma indevida nas margens dos igarapés.


Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)