Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

PISCICULTURA É TEMA DE OFICINA EM JI-PARANÁ



A EMATER em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGRI), Secretaria de Estado da Regularização Fundiária (SEAGRI), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), junto com piscicultores e pescadores, participaram de uma oficina na última sexta-feira (19), na Casa do Agricultor em Ji-Paraná, que iniciou às 9 horas e foi encerrada às 17 horas.

Cerca de 30 pessoas estiveram participando do evento. De acordo com Reinaldo Pereira de Andrade, secretário de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, essa oficina é o resultado de outros encontros que aconteceram em toda a região central, que trata sobre os subsídios para a elaboração de um plano de desenvolvimento municipal da piscicultura.

Na ocasião também foram discutidas as atuais necessidades dos piscicultores, entre elas, a documentação das terras e o trabalho técnico. Segundo o secretário, um dos objetivos dessa oficina foi realizar um planejamento das ações a serem executados na piscicultura no período 2009/2010, visando a produtividade do pescado de Ji-Paraná.

Segundo Antônio Carlos Bonfim, técnico agrícola da EMATER, os representantes dos órgãos presentes na oficina, piscicultores e pescadores, estão em busca de informações para montar um plano de desenvolvimento para a cidade. No evento eles trabalharam o que estão realmente precisando para desenvolver a piscicultura nas propriedades. Atualmente Ji-Paraná possui cerca de 100 piscicultores, e juntos conseguem pescar um total de 300 toneladas de peixe por ano.

Para o técnico da EMATER, a piscicultura é uma atividade que vem se desenvolvendo em um ritmo acelerado no Brasil. Este índice é muito superior ao obtido na maioria das atividades agropecuárias mais tradicionais. Isso se deve ao fato da piscicultura possuir uma boa lucratividade, no entanto, devemos considerar também que muitas das pessoas que decidem investir na produção de peixes não têm a menor idéia do que venha a ser criar com qualidade, baixo custo e sustentabilidade.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Diversas vagas de emprego estão disponíveis no mercado em Porto Velho, conforme informa a página virtual do Sine Municipal. São postos para pessoas em

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos