Quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 20h23
Teve inicio na terça-feira (17) o primeiro processo de despesca do pirarucu criado em cativeiro na fazenda Morrinho, a 60 quilômetros de Porto Velho, de onde estão sendo retiradas as primeiras três mil, das 40 mil toneladas que serão exportadas para Europa desta espécie de peixe amazônico. Essa é a primeira etapa da exportação do produto típico da região que chegará a mesa dos exigentes consumidores europeus.
Monitorado pela secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), o primeiro carregamento está deixando Porto Velho para ser beneficiado pela empresa Mar e Terra, em Mato Grosso do Sul, de onde deixará o País, em cortes especiais. O Secretário de Agricultura, Anselmo de Jesus, acredita que a exportação de pirarucu produzido em Porto Velho, abrirá novas portas para o consumo de um produto que até então estava limitado aos estados amazônicos, mais São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Para o secretário de Agricultura, o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB) que acredita na piscicultura do Estado e quer multiplicar sua produção por dez nos próximos anos, gerando emprego e renda, tem sido fundamental para deslanchar a atividade. O potencial hídrico de Rondônia, que banha uma vasta área permitindo a criação de peixes em cativeiro, com o apoio do governo do Estado vem entusiasmando os técnicos da secretaria de Agricultura (Seagri), que visam nesta atividade uma possibilidade real de crescimento, para as áreas envolvidas na produção e pesquisas.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz
A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)