Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Pela quarta vez este ano, enchente castiga Pimenta Bueno (RO)


 
O excesso de chuva verificado em Rondônia e a possível abertura de comportadas das hidrelétricas aproxima o nível do rio Machado, formado pelos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno perto do limite histórico registrado no inicio do ano.


Daniel Panobianco - A população de Pimenta Bueno sofre pela quarta vez este ano com uma grande enchente. Os mais de 120 milímetros de chuva registrados somente ontem em Vilhena, agora influenciam no aumento do nível dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno, que juntos se encontram na cidade de mesmo nome formando o rio Machado. 

Dados aferidos pela estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas), indicaram uma brusca elevação no nível do rio Machado saltando de 5,41 metros para 7,45 metros em 24 horas. O recorde de cheia observado na mesma estação em toda a história é de 7,71 metros, marca esta que pode ser quebrada nas próximas 24 horas, pois ainda há muita água descendo dos rios. 

Informações extraoficiais revelam que a hidrelétrica Rondon II, que possui uma barragem de 13 metros de altura está no limite e por motivos de segurança, uma das comportas foi aberta nesta manhã para dar vazão ao grande volume de água. Mesmo assim, sejam por questões políticas ou métodos de não criar alarde à população de Pimenta Bueno, as autoridades negam a informação, como se hoje em dia fosse muito difícil esconder esse tipo de dado diante da enxurrada de informações a dispor das estações medidoras via internet. 

Outra estação que elevou muito a quantidade de água é a de Primavera, no rio Pimenta Bueno. A estação da ANA acusou para nível muuto elevado pulando de 6,74 metros para 8,39 metros. 

O excesso de água liberado por Primavera já é notório em Pimenta Bueno, onde propriedades rurais foram tomadas pelas águas ainda na madrugada. 

Para evitar que o montante de água entre nas salas de máquinas, as administradoras liberam a água contida em excesso rio abaixo para evitar, inclusive, riscos de estouro das barragens. 

O alerta é geral em Pimenta Bueno que pode enfrentar nas próximas 24 horas uma enchente de grandes proporções muito pior que a verificada no inicio de 2010, onde mais de 500 famílias ficaram desabrigadas e o prejuízo com os estragos ultrapassou milhões de reais. 

As autoridades nesse momento devem deixar a boa lábia das empresas de energia de lado e canalizar as atenções para as famílias que sofreram com as últimas enchentes, pois a água deve continuar subindo podendo transformar uma situação de risco em uma de caos urbano.

Dados: ANA - ELETROGÓES - HIDROTEL
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam