Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parceria viabiliza licença ambiental para assentamentos de Rondônia



Começa na próxima segunda-feira (9), em Machadinho D'Oeste, o plano de trabalho conjunto firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Prefeitura para conceder licença ambiental aos assentamentos da Reforma Agrária do município. "A parceria com o governo do estado é inédita e representa um grande avanço para resolver a questão ambiental nos assentamentos de Rondônia", comemorou o superintendente regional do Incra, Carlino Lima.

Em campo, uma equipe de doze técnicos do Incra e da Prefeitura irá identificar ocupantes e localizar benfeitorias, reservas legais e áreas de preservação permanente nos lotes dos assentamentos Lajes, Tabajara II, Santa Maria e Santa Maria II.

A partir desse levantamento, a Sedam emitirá o Licenciamento Ambiental da Propriedade Rural (LAPR) de cada lote e, posteriormente, a Licença de Instalação e Operação (LIO) dos assentamentos.

A parceria, firmada na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Machadinho, será o pontapé inicial para que o mesmo trabalho seja estendido a outros municípios do estado, sobretudo a Porto Velho, Nova Mamoré e Pimenta Bueno que, junto com Machadinho, foram considerados pelo Decreto Presidencial nº. 6321 prioridades para controle do desmatamento em Rondônia. "Vamos expandir esse trabalho para os demais municípios e pôr fim ao passivo existente", disse Carlino Lima.

Exigências legais

Os trabalhos para emissão da LIO atendem resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que obriga o Incra, desde 2006, a promover o Licenciamento Ambiental de seus projetos de assentamento.

A licença também é pré-requisito para que o Incra invista na infra-estrutura do assentamento. Em Machadinho D'Oeste, serão empregados R$ 2 milhões para abertura e recuperação de 105,6 km de estradas, beneficiando 556 famílias.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)