Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parceria viabiliza licença ambiental para assentamentos de Rondônia



Começa na próxima segunda-feira (9), em Machadinho D'Oeste, o plano de trabalho conjunto firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Prefeitura para conceder licença ambiental aos assentamentos da Reforma Agrária do município. "A parceria com o governo do estado é inédita e representa um grande avanço para resolver a questão ambiental nos assentamentos de Rondônia", comemorou o superintendente regional do Incra, Carlino Lima.

Em campo, uma equipe de doze técnicos do Incra e da Prefeitura irá identificar ocupantes e localizar benfeitorias, reservas legais e áreas de preservação permanente nos lotes dos assentamentos Lajes, Tabajara II, Santa Maria e Santa Maria II.

A partir desse levantamento, a Sedam emitirá o Licenciamento Ambiental da Propriedade Rural (LAPR) de cada lote e, posteriormente, a Licença de Instalação e Operação (LIO) dos assentamentos.

A parceria, firmada na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Machadinho, será o pontapé inicial para que o mesmo trabalho seja estendido a outros municípios do estado, sobretudo a Porto Velho, Nova Mamoré e Pimenta Bueno que, junto com Machadinho, foram considerados pelo Decreto Presidencial nº. 6321 prioridades para controle do desmatamento em Rondônia. "Vamos expandir esse trabalho para os demais municípios e pôr fim ao passivo existente", disse Carlino Lima.

Exigências legais

Os trabalhos para emissão da LIO atendem resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que obriga o Incra, desde 2006, a promover o Licenciamento Ambiental de seus projetos de assentamento.

A licença também é pré-requisito para que o Incra invista na infra-estrutura do assentamento. Em Machadinho D'Oeste, serão empregados R$ 2 milhões para abertura e recuperação de 105,6 km de estradas, beneficiando 556 famílias.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)