Quarta-feira, 4 de junho de 2008 - 23h44
Começa na próxima segunda-feira (9), em Machadinho D'Oeste, o plano de trabalho conjunto firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Prefeitura para conceder licença ambiental aos assentamentos da Reforma Agrária do município. "A parceria com o governo do estado é inédita e representa um grande avanço para resolver a questão ambiental nos assentamentos de Rondônia", comemorou o superintendente regional do Incra, Carlino Lima.
Em campo, uma equipe de doze técnicos do Incra e da Prefeitura irá identificar ocupantes e localizar benfeitorias, reservas legais e áreas de preservação permanente nos lotes dos assentamentos Lajes, Tabajara II, Santa Maria e Santa Maria II.
A partir desse levantamento, a Sedam emitirá o Licenciamento Ambiental da Propriedade Rural (LAPR) de cada lote e, posteriormente, a Licença de Instalação e Operação (LIO) dos assentamentos.
A parceria, firmada na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Machadinho, será o pontapé inicial para que o mesmo trabalho seja estendido a outros municípios do estado, sobretudo a Porto Velho, Nova Mamoré e Pimenta Bueno que, junto com Machadinho, foram considerados pelo Decreto Presidencial nº. 6321 prioridades para controle do desmatamento em Rondônia. "Vamos expandir esse trabalho para os demais municípios e pôr fim ao passivo existente", disse Carlino Lima.
Exigências legais
Os trabalhos para emissão da LIO atendem resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que obriga o Incra, desde 2006, a promover o Licenciamento Ambiental de seus projetos de assentamento.
A licença também é pré-requisito para que o Incra invista na infra-estrutura do assentamento. Em Machadinho D'Oeste, serão empregados R$ 2 milhões para abertura e recuperação de 105,6 km de estradas, beneficiando 556 famílias.
Fonte: Vanessa Ibrahim
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)