Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

PANOBIANCO: Intenso temporal provoca enxurrada em Cacoal (RO)


 
Daniel Panobianco - Uma forte área de tempestade se formou entre o final da tarde e o inicio da noite desta quinta-feira em Cacoal, no centro-sul de Rondônia provocando muitos transtornos à população. A chuva chegou com extrema intensidade transformando as ruas da cidade em verdadeiros rios em questão de minutos. 

O ribeirão Pirarara que corta o perímetro urbano, que já está cheio em virtude da cheia do rio Machado, onde o mesmo desemboca, nãosuportou tamanha vazão d'água vindo a transbordar nos bairros mais próximos. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros local, ainda não há dados sobre possíveis desabrigados ou desalojados pela tempestade haja vista que até às 20 horas (local) continuava chovendo com intensidade na região e o nível do Pirarara não parava de subir. 

Os dados aferidos por uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada na CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), já na saída para Pimenta Bueno, indicaram precipitação de 69 milímetros entre as 18 e 20 horas, sendo que em apenas 60 minutos, entre as 18 e 19 horas choveu 51 mm, o que é considerado como chuva muito forte. 

Outras áreas de tempestade foram observadas em Rondônia por hidroestimadores de precipitação entre Chupinguaia e Corumbiara, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia e entre Ariquemes e Rio Crespo. 

O grande volume de água que caiu nas principais nascentes dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, além do próprio rio Machado no centro-sul do Estado poderá agravar nas próximas 48 horas a situação das enchentes que já dura mais de uma semana, desde Pimenta Bueno até Machadinho d'Oeste, sendo Ji-Paraná, a cidade mais afetada.

Dados: ANA - CPTEC/INPE - INMET - Corpo de Bombeiros
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce