Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pacientes satisfeitos com Hospital do Câncer em Cacoal


(Por Giliane Perin)

Em 17 de novembro de 2003 é fundada a ASSDACO, uma instituição filantrópica formada com o objetivo de construir e administrar o Hospital São Daniel Comboni. A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni conta com 12 membros para a diretoria, que são eleitos a cada três anos e 39 sócios fundadores, todos voluntários e que nunca ganharam nada para estar à frente de uma empreitada como esta. Atualmente A ASSDACO tem como presidente o médico Dr. Claudemir Borghi.

Além de oferecer serviços para o tratamento do câncer, seja quimioterapia, radioterapia, consultas oncológicas, campanhas e exames preventivos, o Hospital São Daniel Comboni pretende se tornar uma referência para a região norte em Cardiologia.Pacientes satisfeitos com Hospital do Câncer em Cacoal - Gente de Opinião

Desde a idealização do seu projeto, por Padre Franco Vialetto, o São Daniel Comboni, sendo um Hospital Filantrópico, sem finalidades lucrativas, passou a contar com o apoio de lideranças políticas, empresários, maçonaria, Governo de Rondônia, ONGs italianas, mas principalmente, da população de Cacoal e dos demais municípios de Rondônia, e até mesmo de outros estados vizinhos, que se empenharam através de doações, promoções, mutirões, além de apoio através de mão de obra para a construção do hospital.

À ASSDACO cabe administrar toda a ajuda e os recursos recebidos, garantindo, a cada dia, que o hospital se mantenha firme em seus propósitos. O que tem dado certo.

O atual governo de Rondônia firmou um convênio com o Hospital para o repasse de R$1.800.000,00 através de 5 parcelas de R$360.000,00. Através deste repasse o Hospital São Daniel Comboni tem realizado os procedimentos de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, além das consultas médicas. Para se ter uma idéia até o presente momento mais de 1.500 pacientes já foram atendidos ou tratados pelos profissionais da equipe oncológica do Hospital. Todos os pacientes que tem procurado o São Daniel Comboni e são diagnosticados com algum tipo de câncer, estão recebendo o tratamento de forma gratuita e imediata.

Tentamos tratar meu esposo fora, mas a gente não teve condições financeiras de continuar o tratamento. Se não houvesse o hospital aqui em Cacoal, meu esposo teria que ficar sem tratamento. Aqui nós fomos muito bem tratados, com educação e delicadeza. Além disso, estão providenciando uma casa de apoio para a gente ficar inclusive com alimentação. Estamos muito agradecidos com o pessoal do Hospital São Daniel Comboni” agradeceu dona Luzia de Alta Floresta D’Oeste.

“Quando trouxe meu pai para o Hospital São Daniel Comboni em julho, o atendimento e tratamento foram imediatos, quimio e radioterapia. A qualidade do hospital e o atendimento são excelentes. Não vimos nada igual, por nenhum outro lugar que passamos. É de primordial importância Rondônia e região ter um hospital como este. Muitos hospitais dos grandes centros estão aquém das necessidades dos pacientes”, ressaltou  Sérgio, filho do Sr. Edvaldo, 65 anos de Colniza – MT.

Para se ter uma idéia da qualidade do Hospital São Daniel Comboni, de acordo com Luciano Schwanck Lopes, Físico Médico do hospital, o aparelho utilizado no tratamento de radioterapia, o Acelerador Linear é de alta tecnologia e considerado um dos melhores do país.

“Estava em tratamento em São Paulo e passei a fazer meu tratamento em Cacoal pela facilidade e para evitar o desgaste da viagem à São Paulo. Além disso, o Hospital São Daniel Comboni já é uma referência nos outros estados, é muito bem visto. E agora, me tratando aqui, posso falar que o Hospital São Daniel Comboni não fica nem um pouco abaixo do que existe lá fora. Toda a equipe do hospital, toda a estrutura é de excelente capacidade. Estamos orgulhosos de ter um hospital como este em Cacoal”, exclamou Getúlio Ragnini,  pecuarista e pioneiro de Cacoal.
 

Credenciamento junto ao SUS

Após a vinda do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 2011, os cacoalenses, rondonienses e moradores de estados vizinhos aguardam ansiosos o credenciamento do Hospital São Daniel Comboni junto ao Sistema Único de Saúde, SUS. De acordo com o presidente da ASSDACO, Dr. Claudemir Borghi “faltam concluir algumas alas e preencher alguns requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, mas tudo se encaminha para a efetivação do credenciamento, uma vez que, atualmente, contamos com o grande apoio do Hospital Regional de Cacoal que nos dá retaguarda para as cirurgias e internações em U.T.I”, explicou.

Porém, mesmo após o HSDC estar credenciado junto ao Sistema Único de Saúde, a população, os poderes públicos, lideranças políticas e empresários precisarão continuar contribuindo com o Hospital do Câncer de Cacoal, uma vez que o SUS custeia entre 50% e 60% dos gastos. A ASSDACO não poderá deixar de contar com as promoções, leilões e demais eventos em prol do HSDC para mantê-lo como uma referência para Rondônia.
 

Transferência dos Hospitais municipais para o São Daniel Comboni

Em relação a transferência dos hospitais municipais para o São Daniel Comboni, o presidente da ASSDACO, explicou. “Nunca fomos contrários em ajudar o Município, mas tudo tem que ser feito com muito critério. Somos pessoas responsáveis, que nunca ganhamos nada para estar à frente desse projeto e isso tem que ser dito e valorizado. Somos pessoas abnegadas que dispõe de seu tempo para, também, se dedicar ao Hospital. Muitos não sabem disso e ainda criticam a Associação. Na realidade estamos tentando proteger um projeto grandioso, que, sem dúvida, será reconhecido no futuro. Queremos apenas que as pessoas que procurem o Hospital possam ser tratadas de maneira humanizada e com qualidade de atendimento. Não queremos que nada possa interferir negativamente para o possível credenciamento do Hospital com o SUS. Na realidade apenas queremos uma garantia que o Município realmente se preocupe com a melhoria da saúde das pessoas e nos garanta que assim o fará”.

Na opinião de Neide Aparecida Ruiz Ragnini, esposa do paciente Getúlio Ragnini, o poder público municipal não deve transferir os hospitais municipais para o HSDC. “O município não pode tomar posse de uma estrutura como esta, que foi construída pelo povo. O povo já paga impostos suficientes, o poder público não pode tomar posse do que o povo constrói. Nós sabemos a situação do município, sabemos do sofrimento. Mas a questão não é mudar apenas a estrutura física, precisa mudar o funcionamento do sistema, investir e valorizar os funcionários e humanizar o atendimento. Além disso, os pacientes de câncer estão fragilizados, com a imunidade baixa, precisam de um espaço como este, tranqüilo. Por isso acredito que além de a transferência dos hospitais municipais para cá não ser a solução, acho que vai interferir no tratamento dos pacientes com câncer.

Getúlio Ragnini complementou a fala da esposa.“O povo fez este hospital com um objetivo: tratar o câncer! Agora o poder municipal que faça a parte dele. Ninguém quer desmerecer a iniciativa e o mérito do Padre Franco ao idealizar este hospital. E é bem por isso que agora ele não pode fugir deste ideal que era construir um hospital para o tratamento do câncer e torná-lo uma referência”.

Fonte: Marcelo Nery

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)