Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB Jaru cobra atenção para a Defensoria Pública


A procura por serviços jurídicos se popularizou nos últimos anos, mas em consequência disso, o acesso passou a ficar ainda mais demorado. Além da espera, muitos municípios sofrem com a falta de defensores públicos. A situação não é diferente em Jaru, um dos municípios de Rondônia.

De acordo com o presidente da Subseção da OAB Jaru, Mário Roberto Pereira de Souza disponibiliza apenas três assessores nomeados. “Queremos chamar a atenção das autoridades do governo para esta necessidade do município, pois este problema está alarmante aqui”, sustenta.

Os serviços prestados pelas defensorias públicas muitas vezes é única alternativa para o cidadão que não dispõe de recursos para pagar um advogado particular. Mas a falta de profissionais dificulta o atendimento nos municípios.

Segundo dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) existem em todo país 5,2 mil defensores públicos para atender a demanda de quase dois terço da população que não tem condições de pagar um advogado. Mesmo assim, o número é pequeno. Segundo a Anadep para melhorar o atendimento aos cidadãos brasileiros este número teria que ser multiplicado pelo menos por dois. Em Rondônia, existem, atualmente, 43 defensores públicos, número insuficiente para atender a todos que procuram os postos avançados da Defensoria nas Comarcas e na Capital.

Construção do presídio

Outro problema que a Subseção da OAB de Jarua está reclamando maior atenção do Poder Público é a construção do novo presídio do município. O presidente da subseção da OAB Jaru critica a demora na construção do presídio do município. De acordo com Mário Roberto, o município já doou o terreno para início das obras, entretanto, até agora o governo não disponibilizou recursos. Ele observa ainda que nos últimos três anos, a população carcerária de Rondônia cresceu 50%, sendo que em cinco anos no Brasil aumentou em 30% de acordo com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

Esse crescimento da criminalidade – que revela a deficiência do Estado em outras áreas – se reflete em todas as regiões e microregiões. E em Jaru, segundo o presidente da subseção da OAB, não é diferente. Além da superlotação, Mário Roberto aponta as condições indignas do atual presídio que coloca em risco não só a vida dos presidiários e funcionários, como a da população.

Fonte:  OAB-RO
 

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)