Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB Ariquemes cobra providências contra onda de violência


O medo e o pavor dominam a cidade de Ariquemes, depois dos arrastões promovidos por bandidos nesta segunda-feira, com vários assaltos e o assassinado de um inocente. Ao falar sobre o clima na cidade, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil naquela Comarca, advogado Alex Sarkis, cobrou a imediata abertura do diálogo entre o Governo do Estado e as lideranças dos policiais militares, evitando o agravamento da situação.

Para evitar o acirramento dos ânimos e a repetição de cenas como a ocorrida em Ariquemes nesta segunda-feira, quando em plena luz do dia bandidos assaltam um comércio, fazem reféns para fugir e atiram sem piedade contra quem se interpõe a sua frente, Alex Sarkis afirma que precisa apenas de bom senso da parte dos policiais e pré-disposição do Governo para o diálogo. “Com o acirramento dos ânimos todos perdem, polícia, governo e a população, a maior prejudicada. A reivindicação dos policiais é legítima, assim como as dificuldades do Executivo, mas ao tempo que o Governo não pode colocar a população em risco e tem que buscar uma solução rápida e eficaz, o policial não pode perder de vista que, ao entrar em greve, sua família também fica vulnerável à ação dos marginais”, observa o advogado.

Na manhã desta terça-feira, o presidente da Subseção da OAB Ariquemes encaminhou ofício ao presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, relatando os últimos acontecimentos na região de Ariquemes, que já vem convivendo com altos índices de violência. “Tivemos recentemente, aqui na região, vários assassinatos, cujas autorias ainda não foram desvendadas pela polícia. Com a notícia da greve na PM, a tendência é um aumento no número de roubos, assaltos e homicídios”, adverte Alex Sarkis, cobrando mais uma vez a abertura do diálogo entre Governo e policiais e o imediato retorno das atividades de policiamento preventivo.

Um das observações do presidente da subseção da OAB em Ariquemes e a de que, como tem ligação direta com a região de fronteira com a Bolívia, através da rodovia 421, nos assaltos ocorridos na região de Ariquemes têm se registrado a presença de armas de grosso calibre, de uso exclusivo das Forças Armadas, e o uso de muita violência. “Acredito muito na capacidade do governador Confúcio Moura em superar dificuldades e espero que ele não demore a entender a gravidade da situação e chame as lideranças da polícia militar para o início das conversações”, reitera Alex Sarkis.

Fonte: OAB-RO


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)