Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

O grito dos excluídos em Guajará-Mirim


O Grito dos Excluídos que aconteceu em Guajará-Mirim, durante o desfile cívico do 7 de setembro, não era para ser daquela forma. Foi uma grande decepção para alguns que esperavam e torciam por arruaceiros mascarados e vândalos quebrandoO grito dos excluídos em Guajará-Mirim - Gente de Opinião e botando fogo em tudo que encontrasse pela frente.

Porém, não foi este cenário de guerra que a população presente assistiu. Bem organizada, a marcha do Grito dos Excluídos entrou na cabeceira da pista de desfile serena, convicta e consciente do seu papel: protestar em defesa uma cidade melhor.

Bravos guajaramirenses, em sua grande maioria adolescente e estudante, ostentavam em faixas e cartazes um grito liberto do fundo do peito, pedindo justiça social, justiça para os mais necessitados, exigindo um Brasil melhor, uma Guajará mais justa, transparente e humana.

A população presente, surpresa, aplaudia, vibrava e acenava, fazendo sinal de positivo aos manifestantes que empunhavam mensagens em defesa da saúde, da educação, da cultura, da cidadania, da reforma política, da juventude, dentre tantos outros temas.

Porém, fechado o Grito dos Excluídos, ostentada por militantes do Partido dos Trabalhadores, eis que entra a ‘Faixa Vermelha’. Como uma grande diva quando pisa no palco iluminado, encantando seu público e fãs, a ‘Faixa Vermelha’ entrou na Av. XV de Novembro irradiando esperança, expandindo luz e deixando perplexo o público presente.

Sua mensagem parecia falar aquilo que todos sentem e querem gritar, em forma de desabafo, para o mundo inteiro ouvir, mas tem medo das possíveis retaliações. Enquanto a faixa avançava pela passarela do desfile, o público invadia a pista para fotografar, para filmar, para aplaudir a mensagem.

E assim, o que se esperava como uma manifestação de baderneiros, arruaceiros e bandidos mascarados, ao contrário, o Grito dos Excluídos da Pérola do Mamoré invadiu a avenida e inundou corações e mentes, pacificamente, com uma mensagem de esperança: É POSSÍVEL UM MUNDO MELHOR.

Fonte:  Ariel Argobe

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)