Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 19h22
O chefe da Casa Civil, ex-deputado federal, Nilton Capixaba, anunciou nesta sexta, 26, que o caminhão AP2 contra incêndio saiu da cidade do Rio de Janeiro na última terça, 23, com previsão de chegada entre os dias 27 ou 28 de fevereiro no aeroporto de Cacoal. Capixaba comunicou a saída do veiculo ao Governador Ivo Cassol, ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Cacoal, Tenente Coronel Reinaldo Mendes e, ao professor e membro da Copharc, Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal. O caminhão contra incêndio, necessário para a atuação em aeroportos, é um item de segurança com maior valor do aeroporto.
De acordo com Ismael Cury, a viatura especial, orçada em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) é fruto de um longo trabalho de Nilton Capixaba juntamente com o Governo do Estado para a concretização do aeroporto. Após a inauguração, faltará apenas mais uma vistoria pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, para inspecionar os equipamentos instalados, como a esteira, o detector de metal, as câmeras, a conclusão da obra e a chegada do caminhão para comprovar a segurança no local.
“Está tudo pronto para inauguração. Vamos marcar a data com o Governador Ivo Cassol. Entre os dias 15 a 31 de março o aeroporto e o hospital regional de Cacoal serão inaugurados” destacou.
Curso
Para manusear a viatura especial, será ministrado, pela Aeronáutica, um curso aos profissionais que trabalharão no aeroporto, futuros bombeiros de aeródromo. Serão capacitados de 20 a 25 bombeiros militares. O curso teórico será ministrado na Unesc e a parte prática se dará no próprio aeroporto, local onde estará o caminhão AP2.
Além de emergências aeronáuticas, a equipe dá apoio no eixo viário do aeroporto, para atendimento rápido até a chegada do socorro tradicional, e também é preparada para dar proteção às edificações do conjunto aeroportuário.
Na prática, quem aciona a equipe é a torre de controle, que passa o local do aeroporto onde há situação de emergência. A partir do aviso, o tempo máximo para resposta à ocorrência, a mais distante, não pode ser superior a três minutos, tempo no qual, no mínimo, metade do contingente já deve estar prestando atendimento.
Todo aeroporto tem sua unidade de combate a incêndio, mas a estrutura depende da categoria, de acordo com classificação definida pelo Icao, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela segurança aeronáutica civil. Todos os integrantes da brigada são habilitados para operar qualquer um dos veículos, e fazem rodízio entre as unidades, para se reciclarem e evitar o vício em apenas um tipo de equipamento.
Para que o aeroporto de Cacoal receba aeronaves de grande porte é indispensável o cumprimento de todos estes requisitos.
Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)