Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Nilton Capixaba anuncia chegada de caminhão para Aeroporto de Cacoal



O chefe da Casa Civil, ex-deputado federal, Nilton Capixaba, anunciou nesta sexta, 26, que o caminhão AP2 contra incêndio saiu da cidade do Rio de Janeiro na última terça, 23, com previsão de chegada entre os dias 27 ou 28 de fevereiro no aeroporto de Cacoal. Capixaba comunicou a saída do veiculo ao Governador Ivo Cassol, ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Cacoal, Tenente Coronel Reinaldo Mendes e, ao professor e membro da Copharc, Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal. O caminhão contra incêndio, necessário para a atuação em aeroportos, é um item de segurança com maior valor do aeroporto.

De acordo com Ismael Cury, a viatura especial, orçada em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) é fruto de um longo trabalho de Nilton Capixaba juntamente com o Governo do Estado para a concretização do aeroporto. Após a inauguração, faltará apenas mais uma vistoria pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, para inspecionar os equipamentos instalados, como a esteira, o detector de metal, as câmeras, a conclusão da obra e a chegada do caminhão para comprovar a segurança no local.

“Está tudo pronto para inauguração. Vamos marcar a data com o Governador Ivo Cassol. Entre os dias 15 a 31 de março o aeroporto e o hospital regional de Cacoal serão inaugurados” destacou.

Curso

Para manusear a viatura especial, será ministrado, pela Aeronáutica, um curso aos profissionais que trabalharão no aeroporto, futuros bombeiros de aeródromo. Serão capacitados de 20 a 25 bombeiros militares. O curso teórico será ministrado na Unesc e a parte prática se dará no próprio aeroporto, local onde estará o caminhão AP2.

Além de emergências aeronáuticas, a equipe dá apoio no eixo viário do aeroporto, para atendimento rápido até a chegada do socorro tradicional, e também é preparada para dar proteção às edificações do conjunto aeroportuário.

Na prática, quem aciona a equipe é a torre de controle, que passa o local do aeroporto onde há situação de emergência. A partir do aviso, o tempo máximo para resposta à ocorrência, a mais distante, não pode ser superior a três minutos, tempo no qual, no mínimo, metade do contingente já deve estar prestando atendimento.

Todo aeroporto tem sua unidade de combate a incêndio, mas a estrutura depende da categoria, de acordo com classificação definida pelo Icao, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela segurança aeronáutica civil. Todos os integrantes da brigada são habilitados para operar qualquer um dos veículos, e fazem rodízio entre as unidades, para se reciclarem e evitar o vício em apenas um tipo de equipamento.

Para que o aeroporto de Cacoal receba aeronaves de grande porte é indispensável o cumprimento de todos estes requisitos.

Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce