Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mutirão de cirurgias ortopédicas no HR de Cacoal


O Hospital Regional de Cacoal, a partir desta segunda-feira (30), inicia um mutirão de cirurgias ortopédicas. Durante o mutirão está previsto a realização de 120 cirurgias ortopédicas até o dia 20 de outubro. O objetivo do mutirão é zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas nos hospitais municipais que referenciam seus pacientes para o HRC.

O HRC foi implantado em 2010 para suprir a carência de serviços assistenciais de alta complexidade em saúde no interior do estado de Rondônia, atendendo a população de 23 municípios. Hoje,  o HRC tem 38 leitos para atender o serviço de ortopedia de alta complexidade, porém os hospitais municipais da região não estão conseguindo atender os pacientes de pequena e média complexidade, e estão encaminhando a grande maioria para o HRC, gerando assim uma fila de espera de 60 a 70 pacientes para serem operados.

Diante disso, o governador Confúcio Moura determinou a realização desse mutirão, com o objetivo de zerar essa fila de espera, para desafogar e normalizar os atendimentos no HRC e nas unidades de saúde municipais.

Segundo o secretário de Estado de Saúde (Sesau), Williames Pimentel, omutirão foi uma determinação do governador do Estado, viabilizado com a aquisição de materiais de órteses e próteses, e a execução desta ação vai garantir uma expressiva diminuição da quantidade de pessoas aguardando nos hospitais municipais, melhorando, assim, a assistência à população.

O diretor geral do HRC, Marco Aurélio Vasques, juntamente com a diretora Executiva Isabel Maria de Lima, reuniram-se na última sexta (27) com o diretor técnico, com o coordenador do Serviço de Ortopedia e com o coordenador do Centro Cirúrgico do HRC para elaborar o planejamento do mutirão.

“O Estado estará garantindo cirurgias ortopédicas com maior resolutividade, através do Mutirão. O compromisso do governador Confúcio Moura e do Secretário Williames Pimentel é assegurar uma assistência à saúde digna, humanizada, com qualidade e que traga uma resposta imediata para a saúde da população", enfatiza Vasques.

Fonte: Ulisses Maforte  / Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)