Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Mutirão de cirurgias ortopédicas no HR de Cacoal


O Hospital Regional de Cacoal, a partir desta segunda-feira (30), inicia um mutirão de cirurgias ortopédicas. Durante o mutirão está previsto a realização de 120 cirurgias ortopédicas até o dia 20 de outubro. O objetivo do mutirão é zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas nos hospitais municipais que referenciam seus pacientes para o HRC.

O HRC foi implantado em 2010 para suprir a carência de serviços assistenciais de alta complexidade em saúde no interior do estado de Rondônia, atendendo a população de 23 municípios. Hoje,  o HRC tem 38 leitos para atender o serviço de ortopedia de alta complexidade, porém os hospitais municipais da região não estão conseguindo atender os pacientes de pequena e média complexidade, e estão encaminhando a grande maioria para o HRC, gerando assim uma fila de espera de 60 a 70 pacientes para serem operados.

Diante disso, o governador Confúcio Moura determinou a realização desse mutirão, com o objetivo de zerar essa fila de espera, para desafogar e normalizar os atendimentos no HRC e nas unidades de saúde municipais.

Segundo o secretário de Estado de Saúde (Sesau), Williames Pimentel, omutirão foi uma determinação do governador do Estado, viabilizado com a aquisição de materiais de órteses e próteses, e a execução desta ação vai garantir uma expressiva diminuição da quantidade de pessoas aguardando nos hospitais municipais, melhorando, assim, a assistência à população.

O diretor geral do HRC, Marco Aurélio Vasques, juntamente com a diretora Executiva Isabel Maria de Lima, reuniram-se na última sexta (27) com o diretor técnico, com o coordenador do Serviço de Ortopedia e com o coordenador do Centro Cirúrgico do HRC para elaborar o planejamento do mutirão.

“O Estado estará garantindo cirurgias ortopédicas com maior resolutividade, através do Mutirão. O compromisso do governador Confúcio Moura e do Secretário Williames Pimentel é assegurar uma assistência à saúde digna, humanizada, com qualidade e que traga uma resposta imediata para a saúde da população", enfatiza Vasques.

Fonte: Ulisses Maforte  / Decom

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç