Quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 12h15
Diversos setores da saúde passaram por treinamentos específicos para implantação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e a utilização correta do Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Atenção Básica (PMAQ), no final de maio.
O primeiro treinamento aconteceu na sala de informática da Universidade Federal de Rondônia - Unir e foi direcionado especificamente para enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. O treinamento foi ministrado por dois técnicos da Secretaria de Saúde do Estado.
Segundo o secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, a grande estratégia da atual administração é melhorar e fortalecer o atendimento na Rede Básica de saúde, com atendimento humanizado e de qualidade, que conseqüentemente aliviará o fluxo no Hospital Regional. “A vinda do gestor do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) Elson Dourados Gomes, e do responsável pelo suporte técnico Elton da Silva Lima, possibilitou a orientação dos profissionais quanto à alimentação e utilização do sistema que agora será totalmente informatizado”.
Vivaldo salientou ainda, que além de manter o Ministério da Saúde e a própria secretaria informada, o SIAB servirá como ferramenta de gestão da equipe dentro das Unidades de Saúde. “Podemos ter informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. A meta do prefeito Zé Rover como gestor público não é apenas disponibilizar e adquirir novos programas de gestão, mas, capacitar e valorizar a atual equipe da saúde em todos os setores para desenvolver todas as ferramentas que estamos adquirindo para impulsionar o atendimento na Rede Básica”.
Para a gerente técnica da saúde, Adriana Tolfo, o principal objetivo desse treinamento em específico é qualificar o processo de trabalho para responder com maior eficácia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede Básica.
De acordo com Ministério da Saúde o SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde, e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserida no contexto de organização do SUS no país. Esses programas servirão para melhorar o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
FONTE: SUPPIE FERREIRA
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)