Porto Velho (RO) domingo, 23 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Município investe em treinamento para profissionais da saúde


Diversos setores da saúde passaram por treinamentos específicos para implantação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e a utilização correta do Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Atenção Básica (PMAQ), no final de maio.

O primeiro treinamento aconteceu na sala de informática da Universidade Federal de Rondônia - Unir e foi direcionado especificamente para enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. O treinamento foi ministrado por dois técnicos da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo o secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, a grande estratégia da atual administração é melhorar e fortalecer o atendimento na Rede Básica de saúde, com atendimento humanizado e de qualidade, que conseqüentemente aliviará o fluxo no Hospital Regional. “A vinda do gestor do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) Elson Dourados Gomes, e do responsável pelo suporte técnico Elton da Silva Lima, possibilitou a orientação dos profissionais quanto à alimentação e utilização do sistema que agora será totalmente informatizado”.

Vivaldo salientou ainda, que além de manter o Ministério da Saúde e a própria secretaria informada, o SIAB servirá como ferramenta de gestão da equipe dentro das Unidades de Saúde. “Podemos ter informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. A meta do prefeito Zé Rover como gestor público não é apenas disponibilizar e adquirir novos programas de gestão, mas, capacitar e valorizar a atual equipe da saúde em todos os setores para desenvolver todas as ferramentas que estamos adquirindo para impulsionar o atendimento na Rede Básica”.

Para a gerente técnica da saúde, Adriana Tolfo, o principal objetivo desse treinamento em específico é qualificar o processo de trabalho para responder com maior eficácia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede Básica.

De acordo com Ministério da Saúde o SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde, e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserida no contexto de organização do SUS no país. Esses programas servirão para melhorar o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

FONTE: SUPPIE FERREIRA

Mais Sobre Municípios

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil