Quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 12h15
Diversos setores da saúde passaram por treinamentos específicos para implantação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e a utilização correta do Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Atenção Básica (PMAQ), no final de maio.
O primeiro treinamento aconteceu na sala de informática da Universidade Federal de Rondônia - Unir e foi direcionado especificamente para enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. O treinamento foi ministrado por dois técnicos da Secretaria de Saúde do Estado.
Segundo o secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, a grande estratégia da atual administração é melhorar e fortalecer o atendimento na Rede Básica de saúde, com atendimento humanizado e de qualidade, que conseqüentemente aliviará o fluxo no Hospital Regional. “A vinda do gestor do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) Elson Dourados Gomes, e do responsável pelo suporte técnico Elton da Silva Lima, possibilitou a orientação dos profissionais quanto à alimentação e utilização do sistema que agora será totalmente informatizado”.
Vivaldo salientou ainda, que além de manter o Ministério da Saúde e a própria secretaria informada, o SIAB servirá como ferramenta de gestão da equipe dentro das Unidades de Saúde. “Podemos ter informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. A meta do prefeito Zé Rover como gestor público não é apenas disponibilizar e adquirir novos programas de gestão, mas, capacitar e valorizar a atual equipe da saúde em todos os setores para desenvolver todas as ferramentas que estamos adquirindo para impulsionar o atendimento na Rede Básica”.
Para a gerente técnica da saúde, Adriana Tolfo, o principal objetivo desse treinamento em específico é qualificar o processo de trabalho para responder com maior eficácia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede Básica.
De acordo com Ministério da Saúde o SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde, e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserida no contexto de organização do SUS no país. Esses programas servirão para melhorar o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
FONTE: SUPPIE FERREIRA
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)