Quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 12h15
Diversos setores da saúde passaram por treinamentos específicos para implantação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e a utilização correta do Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Atenção Básica (PMAQ), no final de maio.
O primeiro treinamento aconteceu na sala de informática da Universidade Federal de Rondônia - Unir e foi direcionado especificamente para enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. O treinamento foi ministrado por dois técnicos da Secretaria de Saúde do Estado.
Segundo o secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, a grande estratégia da atual administração é melhorar e fortalecer o atendimento na Rede Básica de saúde, com atendimento humanizado e de qualidade, que conseqüentemente aliviará o fluxo no Hospital Regional. “A vinda do gestor do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) Elson Dourados Gomes, e do responsável pelo suporte técnico Elton da Silva Lima, possibilitou a orientação dos profissionais quanto à alimentação e utilização do sistema que agora será totalmente informatizado”.
Vivaldo salientou ainda, que além de manter o Ministério da Saúde e a própria secretaria informada, o SIAB servirá como ferramenta de gestão da equipe dentro das Unidades de Saúde. “Podemos ter informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. A meta do prefeito Zé Rover como gestor público não é apenas disponibilizar e adquirir novos programas de gestão, mas, capacitar e valorizar a atual equipe da saúde em todos os setores para desenvolver todas as ferramentas que estamos adquirindo para impulsionar o atendimento na Rede Básica”.
Para a gerente técnica da saúde, Adriana Tolfo, o principal objetivo desse treinamento em específico é qualificar o processo de trabalho para responder com maior eficácia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede Básica.
De acordo com Ministério da Saúde o SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde, e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserida no contexto de organização do SUS no país. Esses programas servirão para melhorar o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
FONTE: SUPPIE FERREIRA
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho
O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)