Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF recomenda prefeituras contratem profissionais saúde para atender indígenas



O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia recomendou aos municípios de Rondônia que recebem recursos do Ministério da Saúde para atendimento à saúde indígena (Cacoal, Vilhena, Porto Velho, Alta Floresta, Guajará Mirim e Ji-Paraná) que contratem equipes multidisciplinares que devem atuar diretamente nas aldeias. O órgão vai acompanhar de perto a aplicação dos recursos, uma vez que foram constatadas deficiências no atendimento que até então vinha sendo prestado pela Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal (Asdefal).

A recomendação do MPF é para que os municípios utilizem todos os recursos que recebem do governo federal para a saúde indígena, evitando sobras de dinheiro por falta de ações e possíveis desvios para outras áreas que não sejam a saúde indígena. Os municípios deverão ter equipes multidisciplinares de saúde para trabalhar nas aldeias a partir dos pólos-bases já existentes e cumprir a programação mensal de ações já estabelecida.

As prefeituras devem também contratar os profissionais da equipe multidisciplinar com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em todas as fases do processo, participar da elaboração do plano de trabalho e da supervisão das atividades. Após o recebimento das verbas federais da saúde indígena, as prefeituras devem informar em até 30 dias os valores que não foram utilizados.

O dinheiro que não for gasto será destinado conforme o que for definido pelos conselhos locais e pelo conselho distrital de saúde indígena. Estes conselhos também devem receber os comprovantes das despesas realizadas. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de Porto Velho e Vilhena e a Coordenação Regional da Funasa devem fiscalizar a contratação dos profissionais de saúde e supervisionar os trabalhos.

Tanto as prefeituras quanto os DSEIs e a Funasa tem prazo de 10 dias para informar se irão cumprir a recomendação. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar medidas judiciais para assegurar o cumprimento das medidas recomendadas.

Recomendação é um documento enviado a órgãos públicos para que cumpram a Constituição Federal e as leis vigentes no Brasil. É uma das formas de atuação extrajudicial do Ministério Público.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está finalizando importante obra no mercado d

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)