Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

MPF recomenda prefeituras contratem profissionais saúde para atender indígenas



O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia recomendou aos municípios de Rondônia que recebem recursos do Ministério da Saúde para atendimento à saúde indígena (Cacoal, Vilhena, Porto Velho, Alta Floresta, Guajará Mirim e Ji-Paraná) que contratem equipes multidisciplinares que devem atuar diretamente nas aldeias. O órgão vai acompanhar de perto a aplicação dos recursos, uma vez que foram constatadas deficiências no atendimento que até então vinha sendo prestado pela Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal (Asdefal).

A recomendação do MPF é para que os municípios utilizem todos os recursos que recebem do governo federal para a saúde indígena, evitando sobras de dinheiro por falta de ações e possíveis desvios para outras áreas que não sejam a saúde indígena. Os municípios deverão ter equipes multidisciplinares de saúde para trabalhar nas aldeias a partir dos pólos-bases já existentes e cumprir a programação mensal de ações já estabelecida.

As prefeituras devem também contratar os profissionais da equipe multidisciplinar com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em todas as fases do processo, participar da elaboração do plano de trabalho e da supervisão das atividades. Após o recebimento das verbas federais da saúde indígena, as prefeituras devem informar em até 30 dias os valores que não foram utilizados.

O dinheiro que não for gasto será destinado conforme o que for definido pelos conselhos locais e pelo conselho distrital de saúde indígena. Estes conselhos também devem receber os comprovantes das despesas realizadas. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de Porto Velho e Vilhena e a Coordenação Regional da Funasa devem fiscalizar a contratação dos profissionais de saúde e supervisionar os trabalhos.

Tanto as prefeituras quanto os DSEIs e a Funasa tem prazo de 10 dias para informar se irão cumprir a recomendação. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar medidas judiciais para assegurar o cumprimento das medidas recomendadas.

Recomendação é um documento enviado a órgãos públicos para que cumpram a Constituição Federal e as leis vigentes no Brasil. É uma das formas de atuação extrajudicial do Ministério Público.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç