Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF recomenda prefeituras contratem profissionais saúde para atender indígenas



O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia recomendou aos municípios de Rondônia que recebem recursos do Ministério da Saúde para atendimento à saúde indígena (Cacoal, Vilhena, Porto Velho, Alta Floresta, Guajará Mirim e Ji-Paraná) que contratem equipes multidisciplinares que devem atuar diretamente nas aldeias. O órgão vai acompanhar de perto a aplicação dos recursos, uma vez que foram constatadas deficiências no atendimento que até então vinha sendo prestado pela Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal (Asdefal).

A recomendação do MPF é para que os municípios utilizem todos os recursos que recebem do governo federal para a saúde indígena, evitando sobras de dinheiro por falta de ações e possíveis desvios para outras áreas que não sejam a saúde indígena. Os municípios deverão ter equipes multidisciplinares de saúde para trabalhar nas aldeias a partir dos pólos-bases já existentes e cumprir a programação mensal de ações já estabelecida.

As prefeituras devem também contratar os profissionais da equipe multidisciplinar com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em todas as fases do processo, participar da elaboração do plano de trabalho e da supervisão das atividades. Após o recebimento das verbas federais da saúde indígena, as prefeituras devem informar em até 30 dias os valores que não foram utilizados.

O dinheiro que não for gasto será destinado conforme o que for definido pelos conselhos locais e pelo conselho distrital de saúde indígena. Estes conselhos também devem receber os comprovantes das despesas realizadas. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de Porto Velho e Vilhena e a Coordenação Regional da Funasa devem fiscalizar a contratação dos profissionais de saúde e supervisionar os trabalhos.

Tanto as prefeituras quanto os DSEIs e a Funasa tem prazo de 10 dias para informar se irão cumprir a recomendação. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar medidas judiciais para assegurar o cumprimento das medidas recomendadas.

Recomendação é um documento enviado a órgãos públicos para que cumpram a Constituição Federal e as leis vigentes no Brasil. É uma das formas de atuação extrajudicial do Ministério Público.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)