Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

MPF participa audiência sobre mineração em terra indígena


A exploração de recursos minerais em terras indígenas será o tema de uma audiência pública que ocorrerá amanhã, 24, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Espigão D'Oeste (RO). A audiência pública é uma iniciativa da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata do Projeto de Lei (PL) 1.610/1996, sobre a regulamentação da mineração em reservas indígenas. A sociedade, o Povo Cinta Larga e outras comunidades indígenas da região serão ouvidos durante o evento.

O Ministério Público Federal (MPF) participará da audiência e defenderá que o Governo Federal precisa conceber e executar medidas econômicas, sociais e culturais para os índios Cinta Larga, ao menos até que a atividade minerária em terras indígenas seja definitivamente regulamentada.

“A audiência será uma oportunidade para inserir o Povo Cinta Larga nas relevantes discussões a respeito do importante e tormentoso tema da mineração em terras indígenas; além de poder ecoar a situação difícil em que se encontra a comunidade tradicional”, expõe o procurador da República Reginaldo Trindade, responsável em Rondônia pela defesa do Povo Cinta Larga.

Segundo Trindade, o Governo Federal tem falhado severamente em sua missão constitucional e legal. “A Câmara dos Deputados - enquanto legítima representante do povo brasileiro, inclusive dos indígenas, os primeiros brasileiros – precisa ter conhecimento dessa triste realidade”.

Recuperação das estradas

Na sexta-feira, 25, na prefeitura de Pimenta Bueno, o MPF conduzirá reunião com diversos órgãos públicos de Rondônia e Mato Grosso (Funai, Funasa, DNIT, DER, Secretarias de Educação, prefeituras etc) e com o Povo Cinta Larga para tentar traçar estratégias para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores do território indígena.

“A má qualidade das estradas interfere na realização dos mais variados serviços em prol das comunidades, especialmente a educação, saúde, escoamento da produção etc. Assim, o MPF buscará estabelecer um esforço interinstitucional para amenizar o problema”, disse o procurador.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad