Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF participa audiência sobre mineração em terra indígena


A exploração de recursos minerais em terras indígenas será o tema de uma audiência pública que ocorrerá amanhã, 24, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Espigão D'Oeste (RO). A audiência pública é uma iniciativa da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata do Projeto de Lei (PL) 1.610/1996, sobre a regulamentação da mineração em reservas indígenas. A sociedade, o Povo Cinta Larga e outras comunidades indígenas da região serão ouvidos durante o evento.

O Ministério Público Federal (MPF) participará da audiência e defenderá que o Governo Federal precisa conceber e executar medidas econômicas, sociais e culturais para os índios Cinta Larga, ao menos até que a atividade minerária em terras indígenas seja definitivamente regulamentada.

“A audiência será uma oportunidade para inserir o Povo Cinta Larga nas relevantes discussões a respeito do importante e tormentoso tema da mineração em terras indígenas; além de poder ecoar a situação difícil em que se encontra a comunidade tradicional”, expõe o procurador da República Reginaldo Trindade, responsável em Rondônia pela defesa do Povo Cinta Larga.

Segundo Trindade, o Governo Federal tem falhado severamente em sua missão constitucional e legal. “A Câmara dos Deputados - enquanto legítima representante do povo brasileiro, inclusive dos indígenas, os primeiros brasileiros – precisa ter conhecimento dessa triste realidade”.

Recuperação das estradas

Na sexta-feira, 25, na prefeitura de Pimenta Bueno, o MPF conduzirá reunião com diversos órgãos públicos de Rondônia e Mato Grosso (Funai, Funasa, DNIT, DER, Secretarias de Educação, prefeituras etc) e com o Povo Cinta Larga para tentar traçar estratégias para recuperação e manutenção das estradas de acesso e interiores do território indígena.

“A má qualidade das estradas interfere na realização dos mais variados serviços em prol das comunidades, especialmente a educação, saúde, escoamento da produção etc. Assim, o MPF buscará estabelecer um esforço interinstitucional para amenizar o problema”, disse o procurador.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)