Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPF discute saúde indígena em Guajará-Mirim


 
A medida visa promover um intercâmbio maior entre as instituições e as comunidades indígenas na busca de soluções para os problemas de saúde
Nesta semana, representantes do Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia fizeram reunião em Guajará-Mirim para discutir a aplicação de verbas públicas destinadas à saúde indígena no município. 

A procuradora da República Lucyana M. Pepe Affonso de Luca  ouviu das lideranças indígenas os problemas de saúde que têm afetado as comunidades e dos órgãos responsáveis pela administração dos recursos voltados para a saúde indígena, a forma de aplicação do dinheiro enviado pelo governo federal.

Participaram da reunião: o prefeito municipal Atalíbio Pegorini ,a secretária de saúde de Guajará-Mirim, Débora Azevedo, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Cimi, Conin, Conselho local de Saúde Indígena, Asdefal e lideranças dos povos indígenas da região.

Todos os representantes indígenas relataram problemas comuns, como falta de capacitação e carência de profissionais para atender as aldeias, falta de medicamentos, dificuldades de locomoção e comunicação.

Recursos Humanos
- A Asdefal, associação conveniada responsável pela contratação de pessoal para trabalho na saúde indígena, informou que o município de Guajará-Mirim recebe R$ 167 mil a título de verba para Atenção Básica a Saúde Indígena (IAB). O recurso é repassado do município para a associação e, segundo o representante José Sérgio Campos, a Asdefal não gasta nenhum centavo do dinheiro destinado a saúde indígena com a manutenção da entidade, sendo que as despesas administrativas de logística são custeadas pelos Municípios, que destinam recursos próprios do orçamento para manutenção do convênio com a instituição.

Atendimento médico e hospitalar
- Segundo a secretária municipal de saúde, há dificuldade de contratação de profissionais para atender o município em geral. Ela relatou que parte do recurso não tem sido repassado ao município nos últimos meses; que a pediatria do Hospital Bom Pastor é exclusiva para o atendimento de crianças indígenas e que o município custeia todas as despesas de internação. 

Quanto à administração de medicamentos, a Funasa respondeu que o Ministério da Saúde possui uma lista básica, composta por 188 itens e que tais medicamentos foram adquiridos; que devido a problemas licitatórios os produtos demoram a chegar, mas que, aos poucos, a situação está sendo regularizada.

Transporte
- Em relação à locomoção de pacientes da aldeia até a cidade, o prefeito de Guajará-Mirim, Atalíbio Pegorini, está na expectativa de receber uma ambulancha através de uma emenda parlamentar. Ele também se comprometeu a realizar concurso público para contratação em diversas áreas, o que poderá resolver ou ao menos minimizar parte dos problemas.

O Ministério Público Federal irá acompanhar a implementação das medidas propostas pelos órgãos públicos e requisitar as informações necessárias ao esclarecimento dos questionamentos suscitados pelos indígenas.

Fonte:
MPF/RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)