Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

MP promove plantio de árvores para revitalizar rio em vilhena


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Vilhena, realiza nesta sexta-feira (21) - Dia da Árvore - às 8 horas, o plantio das primeiras mudas de árvores nativas destinadas a revegetar o entorno das nascentes do Rio Pires de Sá ( ação terá início às margens do rio localizada próxima a GM, saída para Cuiabá). A atividade faz parte do Projeto de Revitalização dos Rios Pires de Sá e Barão do Melgaço.

O projeto começou a ser desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Vilhena em novembro de 2006, durante a II Oficina de Planejamento do Centro de Apoio do Meio Ambiente, realizada em Porto Velho. A escolha dos rios Pires de Sá e Barão do Melgaço para o trabalho de revitalização foi definida em reunião na Escola Municipal Marcos Donadon. 

Além do MP, abraçaram o projeto a Seduc,  Semed, Sedam, Emater, Embrapa, Ibama e Semicam, coordenadores de projetos pedagógicos de escolas estaduais e municipais, além de engenheiros agrônomos, florestais, químicos, biólogos e profissionais liberais. Durante reunião realizada no auditório da Prefeitura de Vilhena, em março, representantes de cada órgão assinaram o documento intitulado "Carta de Vilhena".  O documento estabelece o compromisso de execução do trabalho em conjunto para recuperar e preservar os rios.
Os dois rios alvo do projeto de revitalização estão localizados no perímetro urbano da cidade, permitindo o acesso dos alunos de uma escola ao local. O trabalho de revitalização será executado durante um prazo de quatro anos. Ele prevê a preservação dos lençóis freáticos que abastecem a cidade.

Já os proprietários do entorno das nascentes do Igarapé Pires de Sá fizeram um acordo amigável de preservação e isolamento de uma área de 50 metros de cada margem. Ficou acordado ainda o compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para viabilizar máquinas e servidores para o trabalho de retirada de entulho e limpeza do local.  As mudas para a revegetação das nascentes dos rios estão sendo cultivadas no viveiro da Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa.

Fonte: Marcelo Freire

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento