Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP promove plantio de árvores para revitalizar rio em vilhena


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Vilhena, realiza nesta sexta-feira (21) - Dia da Árvore - às 8 horas, o plantio das primeiras mudas de árvores nativas destinadas a revegetar o entorno das nascentes do Rio Pires de Sá ( ação terá início às margens do rio localizada próxima a GM, saída para Cuiabá). A atividade faz parte do Projeto de Revitalização dos Rios Pires de Sá e Barão do Melgaço.

O projeto começou a ser desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Vilhena em novembro de 2006, durante a II Oficina de Planejamento do Centro de Apoio do Meio Ambiente, realizada em Porto Velho. A escolha dos rios Pires de Sá e Barão do Melgaço para o trabalho de revitalização foi definida em reunião na Escola Municipal Marcos Donadon. 

Além do MP, abraçaram o projeto a Seduc,  Semed, Sedam, Emater, Embrapa, Ibama e Semicam, coordenadores de projetos pedagógicos de escolas estaduais e municipais, além de engenheiros agrônomos, florestais, químicos, biólogos e profissionais liberais. Durante reunião realizada no auditório da Prefeitura de Vilhena, em março, representantes de cada órgão assinaram o documento intitulado "Carta de Vilhena".  O documento estabelece o compromisso de execução do trabalho em conjunto para recuperar e preservar os rios.
Os dois rios alvo do projeto de revitalização estão localizados no perímetro urbano da cidade, permitindo o acesso dos alunos de uma escola ao local. O trabalho de revitalização será executado durante um prazo de quatro anos. Ele prevê a preservação dos lençóis freáticos que abastecem a cidade.

Já os proprietários do entorno das nascentes do Igarapé Pires de Sá fizeram um acordo amigável de preservação e isolamento de uma área de 50 metros de cada margem. Ficou acordado ainda o compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para viabilizar máquinas e servidores para o trabalho de retirada de entulho e limpeza do local.  As mudas para a revegetação das nascentes dos rios estão sendo cultivadas no viveiro da Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa.

Fonte: Marcelo Freire

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)