Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 12h01
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) irá a Rondônia prestigiar a inauguração do Hospital São Daniel Comboni, construído por iniciativa da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, fundada em 2003 por vontade do Padre Franco Vialetto, atual prefeito de Cacoal, de erguer uma instituição hospitalar com apoio da sociedade e organizações não-governamentais do Brasil e Itália.
A confirmação da ida do ministro foi feita pelo próprio Padilha ontem (30) ao deputado federal Padre Ton e prefeito Padre Franco. “O ministro demonstra grande entusiasmo por este projeto, e há tempos vem manifestando a vontade de estar presente na inauguração do hospital. Ele tem sido um parceiro importante desde mesmo antes de assumir a Saúde no governo Dilma, quando foi ministro de Assuntos Institucionais no governo Lula”, relembra Padre Ton.
A agenda será no início de outubro. A data será confirmada pelo gabinete do ministro ao prefeito e ao deputado Padre Ton. Da audiência com Padilha também participou o vereador de Santa Luzia, Adão Marcos (PT).
O Hospital São Daniel Comboni tem mais de 20 mil metros quadrados de área construída, e será utilizado para atendimento de alta complexidade na área de oncologia, hemodiálise e cardiologia. O prefeito Padre Franco explicou ao ministro as razões da utilização do espaço para estas finalidades, e o ministro quis saber qual a estrutura já existente e o que ainda será necessário para equipar ainda melhor o hospital.
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni decidiu transformar o Hospital São Daniel Comboni num Centro de Assistência Oncológica devido ao grande número de casos de câncer em Rondônia. Os pacientes e familiares se deslocam geralmente para Barretos (SP) para tratamento.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2006-2007, aponta a média mensal de 88 casos novos por sexo, com estimativa de 70 casos de câncer infantil por ano.
O prefeito Padre Franco lembra que tudo começou em 2003, quando foi criada a Associação. “As obras do Hospital Regional (estado) estavam paradas há mais de 18 anos. Era muito ruim aquela situação. Então criamos a Associação com o objetivo de construir e administrar o hospital. Logo de inicio tivemos o apoio da senadora Fátima Cleide e do deputado Eduardo Valverde, que chegaram a ir a Itália para me ajudar nas conversas iniciais com entidades daquele país. As organizações italianas foram fundamentais. E a solidariedade e força do povo de Cacoal, que trabalhou em mutirão para fazer a obra, não tem preço”, diz o prefeito.
Fonter: Mara Paraguassu
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)