Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Marinha Raupp participa da I reunião do Comitê de Fronteira


A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) participou nesta quarta-feira (20) da primeira reunião do Comitê de Fronteira Guajará-Mirim e Guayaramerín. O encontro realizou-se na cidade boliviana e contou com a participação de representantes ministeriais do Brasil e da Bolívia, autoridades civis e militares, dirigentes da classe empresarial e representantes comunitários.Marinha Raupp participa da I reunião do Comitê de Fronteira - Gente de Opinião

Marinha Raupp observou que a reunião fora fundamental para identificar os problemas comuns entre os municípios bem como apresentar as soluções conjuntas, além de considerar importante a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países, principalmente na área energética.

Após desejar boas vindas aos participantes do encontro, o alcaide de Guayaramerín, José Alexander Guzmám Maldonado, destacou a preocupação das pessoas com os problemas regionais existentes nas áreas da saúde, infraestrutura, segurança pública e imigração.

“Agradeço as pessoas que trabalharam para a realização desta reunião, em especial a deputada Marinha Raupp por seus esforços e diálogos anteriores a este encontro, os quais demonstraram a preocupação com os problemas das populações irmãs, que clamam por soluções aos diversos problemas desta região”, destacou Guzmám Maldonado.

O embaixador brasileiro na Bolívia, João Luís Pereira Pinto, na abertura dos trabalhos, ponderou para que fossem acordadas as propostas e as soluções para o processo de integração entre as duas cidades. “Temos a tendência de assinar papéis e isto é o começo, um guia para iniciarmos os trabalhos. Mas o importante é que as ideias sejam claras para encontrarmos um caminho comum; por isso o diálogo é importante”, disse.

Nesse sentido, o prefeito de Guajará-Mirim, Dulcio da Silva Mendes, declarou que “os problemas da nossa região são aqueles que batem as portas dos prefeitos destes municípios e a participação efetiva dos agentes envolvidos neste processo trará bons resultados”.

Presente na abertura, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), anunciou que, em breve, a administração disponibilizará um barco hospital para atender a população residente na área de fronteira e ribeirinhos. “Temos 1.400 quilômetros de fronteira com a Bolívia e a intenção é realizar um trabalho conjunto com os profissionais da saúde dos dois países”, disse o governador, que manifestou o desejo de ter professores bolivianos ministrando aulas de castelhano (espanhol) nas escolas de Guajará-Mirim e de professores brasileiros ensinando a Língua Portuguesa em Guayaramerín.

Fonte: Carlos Eduardo de Lima  /  Foto: Marcos Buritis
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)