Sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 06h44
A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) participou nesta quarta-feira (20) da primeira reunião do Comitê de Fronteira Guajará-Mirim e Guayaramerín. O encontro realizou-se na cidade boliviana e contou com a participação de representantes ministeriais do Brasil e da Bolívia, autoridades civis e militares, dirigentes da classe empresarial e representantes comunitários.
Marinha Raupp observou que a reunião fora fundamental para identificar os problemas comuns entre os municípios bem como apresentar as soluções conjuntas, além de considerar importante a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países, principalmente na área energética.
Após desejar boas vindas aos participantes do encontro, o alcaide de Guayaramerín, José Alexander Guzmám Maldonado, destacou a preocupação das pessoas com os problemas regionais existentes nas áreas da saúde, infraestrutura, segurança pública e imigração.
“Agradeço as pessoas que trabalharam para a realização desta reunião, em especial a deputada Marinha Raupp por seus esforços e diálogos anteriores a este encontro, os quais demonstraram a preocupação com os problemas das populações irmãs, que clamam por soluções aos diversos problemas desta região”, destacou Guzmám Maldonado.
O embaixador brasileiro na Bolívia, João Luís Pereira Pinto, na abertura dos trabalhos, ponderou para que fossem acordadas as propostas e as soluções para o processo de integração entre as duas cidades. “Temos a tendência de assinar papéis e isto é o começo, um guia para iniciarmos os trabalhos. Mas o importante é que as ideias sejam claras para encontrarmos um caminho comum; por isso o diálogo é importante”, disse.
Nesse sentido, o prefeito de Guajará-Mirim, Dulcio da Silva Mendes, declarou que “os problemas da nossa região são aqueles que batem as portas dos prefeitos destes municípios e a participação efetiva dos agentes envolvidos neste processo trará bons resultados”.
Presente na abertura, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), anunciou que, em breve, a administração disponibilizará um barco hospital para atender a população residente na área de fronteira e ribeirinhos. “Temos 1.400 quilômetros de fronteira com a Bolívia e a intenção é realizar um trabalho conjunto com os profissionais da saúde dos dois países”, disse o governador, que manifestou o desejo de ter professores bolivianos ministrando aulas de castelhano (espanhol) nas escolas de Guajará-Mirim e de professores brasileiros ensinando a Língua Portuguesa em Guayaramerín.
Fonte: Carlos Eduardo de Lima / Foto: Marcos Buritis
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n
Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho
Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir
Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos
A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,
Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito
A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e