Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 12h49
Mais de cinqüenta mil moradores sofrem com a falta de água potável nas residências, comércios, escolas, hospitais, igrejas e órgãos públicos instalados em Ji-Paraná. A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia-Caerd, estatal do governo estadual, nem explica, nem divulga os motivos ou rações do racionamento prejudicial à população.
A falta de água potável em Ji-Paraná é uma espécie de paradoxo: regime de seca numa área geográfica onde alterações no tempo metereológico causam aumento dos milímetros de chuvas diárias e onde aumento no nível de águas do rio Machado, que divide a cidade em dois distritos, ameaça deixar centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas.
O racionamento, que acontece desde dezembro do ano passado, gera críticas múltiplas contra o governo Confúcio Moura (PMDB), Ministério Público, vereadores e deputados estaduais.
Os antecedentes versando sobre ações de quadrilhas de saqueadores dentro da Caerd, em governos anteriores, estabelecem questionamentos sobre eventuais desvios de hipoclorito de sódio, carbonato de sódio ou barrilha e hidróxido de alumínio, usados no tratamento da água, antes do fornecimento aos consumidores. Esses produtos químicos estariam sendo desviados para empresas particulares. A falta de água não diminui o valor das faturas emitidas contra os consumidores.
A reportagem tentou ouvir explicações da Caerd. Mas nenhum funcionário atendeu ao telefone 0800 647 1950, disponibilizado para atendimento à população. (A/J).
Fonte: Abelardo Jorge
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)