Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mais de 50 mil consumidores sem água potável em Ji-Paraná



Mais de cinqüenta mil moradores sofrem com a falta de água potável nas residências, comércios, escolas, hospitais, igrejas e órgãos públicos instalados em Ji-Paraná. A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia-Caerd, estatal do governo estadual, nem explica, nem divulga os motivos ou rações do racionamento prejudicial à população.

A falta de água potável em Ji-Paraná é uma espécie de paradoxo: regime de seca numa área geográfica onde alterações no tempo metereológico causam aumento dos milímetros de chuvas diárias e onde aumento no nível de águas do rio Machado, que divide a cidade em dois distritos, ameaça deixar centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas.

O racionamento, que acontece desde dezembro do ano passado, gera críticas múltiplas contra o governo Confúcio Moura (PMDB), Ministério Público, vereadores e deputados estaduais.

Os antecedentes versando sobre ações de quadrilhas de saqueadores dentro da Caerd, em governos anteriores, estabelecem questionamentos sobre eventuais desvios de hipoclorito de sódio, carbonato de sódio ou barrilha e hidróxido de alumínio, usados no tratamento da água, antes do fornecimento aos consumidores. Esses produtos químicos estariam sendo desviados para empresas particulares. A falta de água não diminui o valor das faturas emitidas contra os consumidores.

A reportagem tentou ouvir explicações da Caerd. Mas nenhum funcionário atendeu ao telefone 0800 647 1950, disponibilizado para atendimento à população. (A/J).

Fonte: Abelardo Jorge

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)