Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Lei que protege crianças será melhorada


Lei que protege crianças e adolescentes será melhorada
A prefeitura municipal de Ji-Paraná e o Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA) estão elaborando adequações para Legislação que se refere a ao Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), que cria o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Ji-Paraná (FUMCRIANÇA) e os conselhos tutelares municipais.

A intenção é atualizar a legislação com as recomendações do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), bem como regulamentar o Fumcriança de Ji-Paraná visando deixá-lo apto a receber e investir os recursos destinados para ações de assistência social para auxiliar crianças e adolescentes de famílias de baixa renda do município.

Conforme informações do CMDCA, o FUMCRIANÇA do município possui R$ 80 mil em caixa e não pode aplicar os recursos, devido a falta de regulamentação da legislação.

Informado desta situação, o prefeito Jesualdo Pires, nomeou uma comissão especialmente para dar agilidade na formatação de uma nova legislação e regulamentação do FUMCRIANÇA.

Fazem parte desta comissão a vereadora Márcia Regina (PT), uma das idealizadoras da efetivação do FUMCRIANÇA; Marcos Gomes, representando a Diocese de Ji-Parana; Maria José, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Sônia Reigotta, secretária municipal de Assistência Social e advogado Marco Antônio Cunha, representante do prefeito Jesualdo Pires.

A comissão pretende realizar audiência pública na Câmara Municipal já no próximo dia quatro de abril para discutir com a comunidade os contornos definitivos deste novo projeto de lei.

Um das principais metas é atender às novas resoluções do COANANDA é regulamentar em definitivo o funcionamento da FUMCRIANÇA em Ji-Paraná, que será gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e supervisionado pelo CMDCA.

Mesmo inativo há doze anos, o Fundo da Criança de Ji-Paraná possui 80 mil reais em caixa à espera de sua regularização que deverão ser destinados a ações de assistência social para auxiliar crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.

Segundo a vereadora Márcia Regina, uma campanha de sensibilização da comunidade e dos empresários está sendo elaborada visando mostrar a importância do Fundo da Criança e como as pessoas e os empresários poderão contribuir com doações. “Essas doações podem ser abatidas na declaração de imposto de renda e podem ser feitas tanto por empresas como por pessoas jurídicas. Nossa intenção é regularizar o Funcriança e depois sensibilizar a sociedade para que contribua com as ações voltadas as crianças e adolescentes de nossa cidade”, esclareceu.

Outro item a ser modificado diz respeito à regulamentação da carga horária dos plantões dos conselheiros tutelares.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)