Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jornada da Comunicação 2011 com data marcada em Vilhena


 
As atividades da Jornada da Comunicação, organizada pela equipe de professores do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo (Dejor) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Vilhena, foram encerradas no último sábado (23), mas continuam dando o que falar.Jornada da Comunicação 2011 com data marcada em Vilhena - Gente de Opinião A começar pelo ineditismo do evento no curso e a reunião de mais de 90 congressistas entre acadêmicos, professores, pesquisadores e comunicadores sociais de vários segmentos e empresas jornalísticas de Rondônia. “Este tipo de evento tem que acontecer sempre para termos noção do que está acontecendo nos bastidores da profissão e da produção jornalística em nosso Estado”, comentou o representante acadêmico, Sandro Mello, e complementou: “Assim podemos ver as formas diferentes de trabalhar, para aprendermos e errarmos aqui na universidade, enquanto estudantes”.

Com o tema Perspectivas para o Jornalismo: Academia e Mercado, o objetivo da Jornada da Comunicação foi alcançado: discutir nuances do jornalismo nos campos teórico e prático em Rondônia. Prova deste debate foi a gama de atividades que preencheu os três dias de evento (21, 22 e 23). “Esta Jornada é uma maneira de aproximar dos alunos a realidade do mercado de jornalismo em Rondônia, não só em Vilhena; e fazer com que haja, de fato, uma troca de experiência entre quem está no mercado e quem está na academia”, enfatiza a chefe do Dejor, profa. Me. Andréa Cattaneo, que agradeceu o empenho da equipe de professores e alunos e ao apoio da direção do campus, representada pela profa. Dra. Maria do Socorro Pessôa.

O dia do encerramento foi marcado com a continuidade das oficinas de Documentário: o caso Interoceânica, ministrado pela jornalista da TV Rondônia, Emanuela Palma, que demonstrou aos presentes a importância da construção do roteiro e a crítica na escolha de temáticas complexas, que segundo a profissional, “exige muita pesquisa e rigor, e isso, com certeza, pode-se conseguir com um bom embasamento ancorado nas teorias estudadas na universidade”.

O sábado foi dia também de complementação das comunicações científicas, com apresentação de artigos de acadêmicos e professores da instituição. Foi o momento de mostrar os conteúdos referentes às pesquisas desenvolvidas em âmbito acadêmico, como a proposta do estudante Talles Rangel, que apresentou um estudo sobre a utilização da linguagem narrativa no documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), do diretor Marcelo Masagão.

No fim da tarde, a jornalista e diretora do cineclube Cineoca, Simone Norberto, expôs sobre a dinâmica do cineclubismo nacional e estadual, o que animou aos presentes na palestra. Norberto respondeu a perguntas sobre como montar um cineclube e deixou um recado simples e animador para o público: “Se você tiver vontade, os filmes, um lugar simples para reproduzi-los e, pelo menos, duas pessoas, já é possível tornar real um cineclube. É preciso uma periodicidade e ideias para expor nas discussões ao fim de cada exibição”.

Para fechar a Jornada da Comunicação, no início da noite, o pátio de entrada da Unir em Vilhena virou palco da apresentação de quatro esquetes teatrais, cumprindo assim o cronograma de atividades científicas, expositivas e culturais do evento. “Ano que vem vamos dar continuidade a este evento, provavelmente no fim do segundo bimestre de 2011, antecedendo ao Intercom Norte, congresso científico de comunicação que muito nos interessa para novas trocas de experiências”, declarou o vice-chefe do Dejor, prof. Me. Sandro Colferai.

A Jornada da Comunicação, Perspectivas para o Jornalismo: Academia e Mercado contou ainda com a realização da palestra de abertura sobre o mercado jornalístico em Rondônia, ministrada pelo ex-editor chefe do jornal Diário da Amazônia, Guarim Liberato; além de uma série de oficinas de crítica e prática de documentário, jornalismo cidadão, radiojornalismo escolar e comunitário, filosofia e ética na comunicação, editoração e arte gráfica e comunicação do serviço público. Houve também a realização da mesa-redonda sobre as perspectivas do jornalismo em Rondônia que contou com a participação dos jornalistas Guarim Liberato, Emanuela Palma, Luiza Archanjo e o representante acadêmico, Sandro Mello, sob mediação do prof. Me. Sandro Colferai.

Fonte: (ACS/Dejor/Unir)

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)