Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jirau: Curso de panificação e doces para reassentados


 
O primeiro curso realizado em parceira da UHE Jirau com a Casa do Padeiro ensinou técnicas para produção de ovos de Páscoa, bombons e outras delícias feitas de chocolate

Participantes dos Reassentamentos Coletivo Rural e Urbano da Usina Hidrelétrica Jirau iniciaram capacitação no ramo de panificação e confeitaria. No primeiro curso realizado no começo deste mês em Nova Mutum Paraná, 18 moradores das duas localidades aprenderam as técnicas de manusear e moldar o chocolate para fazer bombons, trufas, ovos de Páscoas e outras delícias.

Os próximos cursos serão sobre salgados, sorvetes, pães e confeitaria. A iniciativa é uma ação do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas da UHE Jirau com a Casa do Padeiro, empresa especializada em panificação.

De acordo com o coordenador de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Anderson Imolesi, os cursos visam capacitá-los para atuar de forma eficiente e profissional no segmento. “Uma forma de profissionalizar os trabalhos que muitos já fazem e aumentar a renda extra da família”, completou.

Para Beatriz Cavalcante, que participou do curso de produção com chocolate, a profissionalização abre oportunidades. “A minha ideia a princípio é aproveitar o curso para praticar em casa, depois minha ideia é vender ovos de Páscoa e outros produtos”, disse.

Já a participante Marlene Corrêa, acredita que o curso serve como uma forma de reciclagem. “Já sabia fazer, mas com essas novas técnicas e facilidades, vou aprimorar minha produção de doces”, afirmou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)