Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Pólo discute Educação Inclusiva



Foi iniciado na manhã de ontem em Ji-Paraná o IV Seminário de Educação Inclusiva, Direito à Diversidade. O evento, que segue até a próxima sexta-feira (3), está acontecendo no auditório do Hotel Máximus, e reúne representantes dos 18 municípios que fazem parte do pólo de educação inclusiva. O seminário é uma realização da Secretária Municipal de Educação (Semed), com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Segundo Maria Cecília Correia de Souza, Coordenadora de Educação Inclusiva do município, “o objetivo do evento é construir uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação, para o acesso, permanência e a continuidade de estudos de todos os alunos”. E para tanto, a Semed tem desenvolvido várias ações na área de Educação inclusiva. Ela explicou que no ano de 2003 foi iniciado o movimento de Educação Inclusiva no Brasil, e para que a Secretaria de Educação Especial e o MEC pudessem garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos, com necessidades especiais, nas salas de aula, freqüentando o sistema regular de ensino, dividiu-se o Brasil em vários pólos.

Em 2004 ,Ji-Paraná iniciou a sua participação no Programa de Educação Inclusiva, tornando-se pólo de 18 municípios rondonienses. Nasceu daí a parceria do município com o MEC, que desde então proporcionam atendimento a alunos com necessidades especiais em classes comuns da rede regular de ensino.

Segundo informações do Secretário de Educação, Vanderlei Nunes, atualmente estão sendo atendidas nas salas de aula inclusivas da rede Municipal, crianças com deficiência intelectual, com surdez, com deficiência visual, autismo e com altas habilidades, totalizando mais de 100 alunos.

“A realização deste seminário é mais uma ação da Semed que tem como objetivo capacitar mais educadores para que possam realizar o satisfatoriamente o trabalho de educação inclusiva no município”, comentou Vanderlei.

Atualmente o município disponibiliza diversas salas de educação inclusiva instaladas em escolas da rede pública e na Semed. São salas com recursos multifuncionais e material pedagógico especial. De 2007 a 2009 vários cursos à distância foram implantados para professores e alunos com necessidades especiais, com apoio de diversas universidades brasileiras. Além dos cursos, a Semed viabiliza a realização de seminário e workshops, como também a formação de professores instrutores da Língua Brasileira de Sinais.

 
Temas

O IV Seminário de Educação Inclusiva estará abordando, durante toda a semana, os seguintes temas:

O ensino de Libras para inclusão de alunos com surdez;

Análise das políticas Públicas para educação inclusiva;

Inclusão do aluno com deficiência múltipla no ensino comum;

Comunicação Alternativa para alunos com deficiência múltipla;

Motivando o professor para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais;

Inclusão de alunos com altas necessidades;

Identificando o aluno com altas necessidades;

Práticas educativas para o atendimento do aluno com deficiência;
A inclusão de alunos com autismo no ensino comum;
Experiências educacionais inclusivas

O encerramento do evento acontecerá às 16 horas da próxima sexta-feira (3), com a entrega de certificados.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam