Quinta-feira, 1 de março de 2012 - 18h31
Na manhã de ontem (01), no Gabinete do Prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), uma comitiva formada por representantes das duas esferas, estadual e municipal, discutiram assuntos relacionados à área da saúde em Rondônia e cidades da Região Central.
Na ocasião, o Prefeito Bianco recebeu o Secretário Estadual Adjunto da Saúde, Orlando Ramires, o Delegado Regional de Saúde, Ivo da Silva, além do Secretário Municipal, Abrahim Chamma e Secretários de Saúde de vários municípios centrais do Estado.
O principal motivo da reunião foi o de reunir diversos assuntos ligados à área para serem discutidos posteriormente com os respectivos prefeitos municipais.
Segundo Bianco, o município de Ji-Paraná tem realizado atendimentos de centenas de pacientes vindos de outros municípios, sobrecarregando o sistema de saúde local.
“Tínhamos a impressão de que com o funcionamento do Hospital Regional de Cacoal o nosso fluxo de pacientes diminuiria, o que não aconteceu, pelo contrário, aumentou, pois a administração de Cacoal desestruturou alguns locais de atendimento também contando com o HR”, explicou Bianco esclarecendo que este ano, por ser eleitoral, não será possível o mesmo valor de investimentos que foram feitos na saúde municipal com base em 2010 e 2011.
“Sabemos das dificuldades e defasagens no atendimento nas nossas unidades de saúde. Investimos em 2010 cerca de 21% da arrecadação e em 2011 mais de 22%, em 2012 não poderemos ultrapassar 18% sobe pena de não termos nossas contas aprovadas. Sendo assim, temos que nos unir na busca de uma solução”, complementou.
No próximo encontro, que ainda não tem data marcada mas será muito breve, serão discutidos pontos sobre a regulamentação do consórcio de saúde da região central de Rondônia; será debatida uma forma de resolver problemas relacionados a exames de imagem, como tomografia e mamografia, entre outros.
Ji-Paraná
Segundo o Secretário de Ji-Paraná, Abrahim Chamma, antes da reunião com o prefeito Bianco, os representantes da Saúde trataram do fortalecimento da atenção básica.
“Em Ji-Paraná já temos excelentes resultados do trabalho realizado na atenção básica, o que evita que danos maiores à saúde dos ji-paranaenses sejam diagnosticados e tratados em fase já adiantada ou mesmo quando não há mais solução. Somos hoje o município que mais trabalha de forma preventiva, conseguimos atingir excelentes resultados na área de vacinação, 9 dos 13 postos de saúde possuem o serviço de vacinação. Ji-Paraná é o único município da região central que possui mamógrafo, são realizados 250 exames mês”, concluiu.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)