Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Câmara reconhece valor social da Ji-Cred


 

A Câmara de Vereadores de Ji-Paraná homenageou, na noite de ontem (29), a Ji-Cred (Cooperativa de Crédito Rural de Ji-Paraná), pela passagem dos dez anos de atividades da instituição. A vereadora Solange Pereira, autora da proposta, destacou que a moção honrosa concedida à instituição cooperativista de crédito é o reconhecimento público do poder legislativo e de toda a sociedade pelo trabalho desempenhado pela Ji-Cred e o comprometimento da cooperativa e de seus associados com o desenvolvimento econômico e social do município. “Estamos convencidos de que a Ji Cred se constitui em importante instrumento de promoção do desenvolvimento econômico e social”.

Representou a instituição cooperativista, o presidente, Milton Crevelaro; Gilberto Borgio, presidente do Sistema Credisis e também da Fundação Ji Cred, o sócio e idealizador da cooperativa, Neudair de Souza; e o diretor-executivo da Fundação Ji-Cred, Norberto Gohl. Na abertura da solenidade, o coral da Fundação Ji-Cred, formado por crianças e jovens atendidos pelos programas sociais da instituição, fez uma apresentação para as autoridades e o público presente.

“Ficamos muito felizes com essa homenagem, e sabemos que, se a Ji-Cred tem o seu lado financeiro, com muito sucesso, também temos o outro lado da moeda, que são as nossas atividades sociais, e que sinceramente nos deixam muito satisfeitos, porque são ações que mudam a vida de muitas pessoas aqui em Ji-Paraná”, disse o presidente da Ji-Cred, Milton Crevelaro.

“O cooperativismo é um fator de união e também de desenvolvimento. Estudos realizados em todo o mundo mostram que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios que possuem forte ligação com o cooperativismo de crédito é superior, em relação aos demais municípios, e isso se traduz em maior qualidade de vida e bem-estar para a população”, explicou o presidente do Sistema Credisis, Gilberto Borgio.

O senador Valdir Raupp, presente à sessão, lembrou o poeta lusitano Fernando Pessoa: “tudo vale à pena, quando a alma não é pequena”, disse, ao enaltecer o trabalho desenvolvido pela Ji-Cred no campo social. O senador fez um breve relato de sua contribuição  pelo cooperativismo rondoniense e juntamente com os cooperativistas comemorou os resultados. Enquanto governador, Raupp apoiou e incentivou a criação das primeiras cooperativas em Rondônia. No senado trabalhou com afinco pela aprovação da Lei do Cooperativismo.
 
A deputada Marinha Raupp, responsável por uma emenda destinada à construção de uma quadra de esportes nas instalações do Espaço Social Sonho Meu, afirmou que a cooperativa Ji-Cred “coloca seus projetos sociais na prática e é um grande exemplo para os empreendedores de todo o país”. “Testemunhamos aqui nesta data o alcance econômico e social de um projeto idealizado por empresários que sempre acreditaram na força do trabalho associado ao bem estar coletivo. Este é um modelo de desenvolvimento de sucesso”.

Para o vice-prefeito de Ji-Paraná, José Otonio Lima Silva, “a Ji-Cred é um lugar de muito amigos e pessoas empreendedoras, que sempre batalharam pelo desenvolvimento de Ji-Paraná”. Já o presidente da Câmara, Nilton César Rios, lembrou que “a atuação da Ji-Cred no campo social é, sem dúvida, o principal motivo para a homenagem realizada na Câmara de Ji-Paraná, pois seus projetos sociais são motivo de orgulho para o município”.


História

A Ji-Cred foi fundada por um pequeno grupo de empresários em 2007, porém começou a funcionar efetivamente no dia 16 de julho de 1999, com um total de 72 associados e capital inicial de R$ 150 mil, tendo na oportunidade o presidente Milton Crevelaro e o vice-presidente Elton de Oliveira. Entre seus associados fundadores, Neudair de Souza foi um dos grandes incentivadores do projeto.

Dez anos depois, a cooperativa é formada por mais de 600 cooperados e acumula um capital de R$ 9 milhões, sendo uma das principais instituições financeiras de Ji-Paraná.  Possui destacada atuação no campo da responsabilidade social, com a realização efetiva de quatro importantes projetos nesta área: Espaço Social Sonho Meu, Cooperativa de Mulheres Artesam, Central de Abastecimento de Ji-Paraná e Aeroporto de Ji-Paraná.

Fonte: Edna Okabayashi

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)