Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Câmara reconhece valor social da Ji-Cred


 

A Câmara de Vereadores de Ji-Paraná homenageou, na noite de ontem (29), a Ji-Cred (Cooperativa de Crédito Rural de Ji-Paraná), pela passagem dos dez anos de atividades da instituição. A vereadora Solange Pereira, autora da proposta, destacou que a moção honrosa concedida à instituição cooperativista de crédito é o reconhecimento público do poder legislativo e de toda a sociedade pelo trabalho desempenhado pela Ji-Cred e o comprometimento da cooperativa e de seus associados com o desenvolvimento econômico e social do município. “Estamos convencidos de que a Ji Cred se constitui em importante instrumento de promoção do desenvolvimento econômico e social”.

Representou a instituição cooperativista, o presidente, Milton Crevelaro; Gilberto Borgio, presidente do Sistema Credisis e também da Fundação Ji Cred, o sócio e idealizador da cooperativa, Neudair de Souza; e o diretor-executivo da Fundação Ji-Cred, Norberto Gohl. Na abertura da solenidade, o coral da Fundação Ji-Cred, formado por crianças e jovens atendidos pelos programas sociais da instituição, fez uma apresentação para as autoridades e o público presente.

“Ficamos muito felizes com essa homenagem, e sabemos que, se a Ji-Cred tem o seu lado financeiro, com muito sucesso, também temos o outro lado da moeda, que são as nossas atividades sociais, e que sinceramente nos deixam muito satisfeitos, porque são ações que mudam a vida de muitas pessoas aqui em Ji-Paraná”, disse o presidente da Ji-Cred, Milton Crevelaro.

“O cooperativismo é um fator de união e também de desenvolvimento. Estudos realizados em todo o mundo mostram que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios que possuem forte ligação com o cooperativismo de crédito é superior, em relação aos demais municípios, e isso se traduz em maior qualidade de vida e bem-estar para a população”, explicou o presidente do Sistema Credisis, Gilberto Borgio.

O senador Valdir Raupp, presente à sessão, lembrou o poeta lusitano Fernando Pessoa: “tudo vale à pena, quando a alma não é pequena”, disse, ao enaltecer o trabalho desenvolvido pela Ji-Cred no campo social. O senador fez um breve relato de sua contribuição  pelo cooperativismo rondoniense e juntamente com os cooperativistas comemorou os resultados. Enquanto governador, Raupp apoiou e incentivou a criação das primeiras cooperativas em Rondônia. No senado trabalhou com afinco pela aprovação da Lei do Cooperativismo.
 
A deputada Marinha Raupp, responsável por uma emenda destinada à construção de uma quadra de esportes nas instalações do Espaço Social Sonho Meu, afirmou que a cooperativa Ji-Cred “coloca seus projetos sociais na prática e é um grande exemplo para os empreendedores de todo o país”. “Testemunhamos aqui nesta data o alcance econômico e social de um projeto idealizado por empresários que sempre acreditaram na força do trabalho associado ao bem estar coletivo. Este é um modelo de desenvolvimento de sucesso”.

Para o vice-prefeito de Ji-Paraná, José Otonio Lima Silva, “a Ji-Cred é um lugar de muito amigos e pessoas empreendedoras, que sempre batalharam pelo desenvolvimento de Ji-Paraná”. Já o presidente da Câmara, Nilton César Rios, lembrou que “a atuação da Ji-Cred no campo social é, sem dúvida, o principal motivo para a homenagem realizada na Câmara de Ji-Paraná, pois seus projetos sociais são motivo de orgulho para o município”.


História

A Ji-Cred foi fundada por um pequeno grupo de empresários em 2007, porém começou a funcionar efetivamente no dia 16 de julho de 1999, com um total de 72 associados e capital inicial de R$ 150 mil, tendo na oportunidade o presidente Milton Crevelaro e o vice-presidente Elton de Oliveira. Entre seus associados fundadores, Neudair de Souza foi um dos grandes incentivadores do projeto.

Dez anos depois, a cooperativa é formada por mais de 600 cooperados e acumula um capital de R$ 9 milhões, sendo uma das principais instituições financeiras de Ji-Paraná.  Possui destacada atuação no campo da responsabilidade social, com a realização efetiva de quatro importantes projetos nesta área: Espaço Social Sonho Meu, Cooperativa de Mulheres Artesam, Central de Abastecimento de Ji-Paraná e Aeroporto de Ji-Paraná.

Fonte: Edna Okabayashi

Mais Sobre Municípios

Teixeirópolis comemora 27 anos com 50% da população vacinada contra Covid-19

Teixeirópolis comemora 27 anos com 50% da população vacinada contra Covid-19

O 27º aniversário da emancipação político-administrativa de Teixeirópolis está sendo marcado pela luta da vida. O trabalho no combate contra a Covid

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Porto Velho: Sine tem vagas para pessoas com ou sem formação

Diversas vagas de emprego estão disponíveis no mercado em Porto Velho, conforme informa a página virtual do Sine Municipal. São postos para pessoas em

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos