Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo quer estruturar o atendimento à Saúde Básica


 
Em seu mandato Jesualdo liberou mais de R$ 2,4 milhões para saúde dos municípios, além de diversas ações em parceria com o Governo do Estado

Investir nos serviços oferecidos pelos Postos de Saúde, ampliando o atendimento médico e difusão de programas de controle de doenças com ênfase em ações preventivas. Conforme Jesualdo Pires (PSB), candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa, sua intenção como parlamentar é investir cada vez mais na saúde pública das cidades, com o objetivo de descentralizar o atendimento nos hospitais públicos municipais, dividindo a demanda com os Postos de Saúde.

Isto é importante no sentido de contribuir para que se inverta a tendência de que as Prefeituras sejam sempre o "saco de pancadas" de um sistema que não depende só delas e para que a população tenha um atendimento mais célere e eficaz, defende Jesualdo.

Para o candidato, na atual conjuntura ficam os municípios muitas vezes impotentes para agir no campo da saúde ou, o que é pior, obrigados a assumir atribuições muito acima de suas disponibilidades orçamentárias.

“Estamos longe de a população usufruir de uma municipalização dos serviços de saúde com qualidade. As municipalidades ressentem ainda de um melhor assessoramento, por parte de órgãos federais e estaduais, no sentido de planejarem as ações de saúde que lhes competem e por falta de investimento na qualificação dos profissionais”, ressalta.

Jesualdo, entretanto, observou que é sabedor da complexidade de se realizar investimentos em saúde, onde geralmente esbarram em problemas como os altos valores para aquisição de equipamentos que são imprescindíveis para o trabalho médico, mas que também são de rápida obsolescência e de difícil manutenção e operalização.

Outra preocupação exposta por Jesualdo é quanto uma melhor estruturação dos Programas de Atenção Básica de Saúde, como aos Agentes Comunitários e o de Saúde da Família, elementos essenciais a identificação de um conjunto de questões relativas às bases operacionais de atendimento a população e suas relações com os demais níveis do sistema médico e preventivo.

“A expansão e a qualificação da atenção básica de saúde à família, compõem parte de um conjunto de prioridades políticas encabeçadas pelo Ministério da Saúde, mas que deve ser também priorizada pelo Governo do Estado. Estes programas estabelecem um vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade destes profissionais com a comunidade. O desafio na atual conjuntura é ampliar suas fronteiras de atuação, visando atender serviços tradicionais de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e, especialmente na manutenção da saúde da população atendida”, concluiu.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)