Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jesualdo Pires e Anselmo de Jesus defendem permanência de curso em Ji-Paraná



A permanência do curso de Engenharia Ambiental no campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi pauta de uma reunião entre alunos e os deputados Anselmo de Jesus (Federal/PT) e Jesualdo Pires (Estadual/PSB). O encontro foi proposto pelos estudantes com principal objetivo de ganhar apoio na luta pela não transferência do curso para o campus de Porto Velho.

Na reunião os alunos expuseram a realidade dos fatos e suas preocupações diante da proposta apresentada por professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade em  levar o curso para a cidade de Porto Velho, tendo como argumento para a transferência a falta de estrutura do campus de Ji-Paraná para atender ao curso. Ainda de acordo com os professores seria criado um Centro de Engenharia na Capital.

Alunos e deputados compartilham da mesma opinião em que a viabilidade é manter o curso em Ji-Paraná e então somar esforços para que o curso receba os apoios necessários para as melhorias estruturais, essenciais para a qualidade do ensino e o reconhecimento do mesmo, por parte do Ministério da Educação (MEC). 

"Propomos a descentralização da Unir e a implantação do Centro de Engenharia em Ji-Paraná. Queremos concentrar os esforços e ampliar a oportunidade de estudo com qualidade", disse o estudante Thiago Emanuel Possmoser.

A aluna Aline Fosqueane, emocionada, falou do medo de vir a perder os anos dedicados ao curso. "É a profissão que escolhi. A profissão que quero exercer. Tive essa oportunidade e agora posso perdê-la. Não dá para imaginar cinco de anos de dedicação e não sermos reconhecidos no final", desabafou.  

O Deputado Federal Anselmo, um dos incentivadores para que o curso de Engenharia Ambiental fosse implantado no município, se dispôs a trabalhar pela permanência do curso por acreditar nesta área e compreender a importância da engenharia ambiental para toda sociedade.

" Vou me dedicar para buscar condições para melhorar a estrutura do curso e sua manutenção e assim tornar o campus de Ji-Paraná viável a para vinda do Centro de Engenharia", disse.

De acordo com o Deputado, Ji-Paraná poderá se tornar um pólo educacional, uma vez que há também no município o Instituto Federal de Educação Tecnológica, além da vantagem da localização geográfica que permite a adesão de estudantes de vários municípios circunvizinhos, ampliando a oportunidade de muitos jovens a obter um curso superior. 

"Vamos nos mobilizar para a manutenção do curso e a vinda de novos segmentos da engenharia como a engenharia civil. Permitir o fim do curso aqui (Ji-Paraná) seria emperrar o desenvolvimento do interior do Estado", destacou Anselmo.

Os deputados esperam  ter também a oportunidade de se reunir com os professores do curso, autores da proposta de transferência.


Curso


O curso de Engenharia Ambiental foi implantado em Ji-Paraná no ano de 2007 e conta com cerca de 100 alunos, a maioria vinda de municípios do centro-sul do Estado.  A primeira turma de engenheiros ambientais será graduada em 2011.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)