Sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 20h35
Nos dias 20 e 21, foram realizadas apresentações teatrais pelo Grupo de Teatro Evolução, que participa do projeto com dois belos espetáculos, “Os Bichos Também Amam” e “É Crime Não Saber Ler”. Na quinta-feira (20), às 20h, no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Silvio de Farias, o Evolução emocionou a platéia com a apresentação de É Crime Não Saber Ler. O publico que correspondeu de forma positiva às expectativas do grupo ficou maravilhado com o trabalho. A pedagoga Maria Aparecida ficou encantada com a repercussão do espetáculo. “Foi muito lindo, seria bom se o governo apoiasse mais projetos culturais. A SEDUC deveria contribuir mais apoiando projetos culturais para as escolas incentivando e motivando o publico e principalmente os alunos.” E acrescentou “Esse projeto vem despertar os diversos tipos de linguagens, trabalhando a diversidade cultural contribuindo para a interdisciplinaridade.”
Para os alunos a peça proporciona um momento de reflexão, como afirma Adrineia de Souza, do 2º ano, da Escola Daysimara. “Eu achei muito interessante. A peça faz a gente refletir. Aprendemos que a leitura, a educação é essencial para a nossa sobrevivência a nível social.”
Na sexta-feira (21), na quadra da Escola Capitão Silvio de Farias, o Evolução realizou duas apresentações do espetáculo infantil “Os Bichos Também Amam”. Alunos e professores assistiram e se divertiram. Foi grande a interação da platéia.
Os Espetáculos
É CRIME NÃO SABER LER, é um monólogo interpretado pelo ator Eules Lycaon que demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver.
O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler.
OS BICHOS TAMBÉM AMAM, é um espetáculo de rua direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.
O texto e direção são de Eules Lycaon. No elenco os atores Roniel Souza, Jadson De Paulo, Patrícia Albuquerque, Tati Trindade e Eules Lycaon. Na próxima semana a Caravana Cultura Sesc Intinerante segue para Ji-Paraná.
Fonte: Ascoim
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Intervenção no bairro Tancredo Neves remove toneladas de resíduos para prevenir alagações
O conhecido inverno amazônico começou em Porto Velho, um período marcado por chuvas intensas, rajadas de vento e problemas relacionados a alagamentos
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)