Segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 19h51
Aconteceu hoje em Ji-Paraná a abertura oficial do 5º Seminário de Educação Inclusiva- Incluir na sociedade das diferenças”, que está sendo realizado no auditório do restaurante Caleche, e é uma promoção da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Segundo informações do Secretário Municipal de Educação, 18 municípios estão com representantes participando do evento. “Ji-Paraná tem sido pioneira neste tipo de evento e centraliza os municípios circunvizinhos, o que só tem a agregar mais valor ao evento e a troca de informações que são passadas pelos profissionais, específicos de cada cidade. Já é o nosso quinto evento deste porte e teremos uma programação especial durante toda a semana”, afirmou o Secretário.
Segundo dados fornecidos pelo Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado do Ministério da Educação (MEC), a realidade brasileira e mundial são tão marcantes quanto a exclusão, que, ao pensar em um projeto sobre ética e cidadania, somos levados a estabelecer a inclusão como um desejo, uma realidade que só será alcançada com grandes transformações sociais e políticas.
Peter Mittler, em um artigo na revista Pátio, apresenta dados da realidade mundial que enunciam algumas das facetas do tema da exclusão social no que tange à educação: 125 milhões de crianças em todo o mundo não freqüentam a escola, sendo que as meninas são dois terços desse grupo; 150 milhões de crianças abandonam a escola antes de aprender a ler ou escrever; 12 milhões de crianças morrem por doenças ligadas à pobreza todos os anos; um em cada quatro adultos nos países em desenvolvimento não sabe ler nem escrever; dois terços são mulheres; apenas cerca de 1% dos deficientes físicos freqüentam algum tipo de escola na maioria dos países em desenvolvimento.
A situação de exclusão social que encontramos no Brasil, embora não expressa em números neste texto, também é muito grave. Buscar estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)