Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Iniciado seminário de Educação Inclusiva


 
Aconteceu hoje em Ji-Paraná a abertura oficial do 5º Seminário de Educação Inclusiva- Incluir na sociedade das diferenças”, que está sendo realizado no auditório do restaurante Caleche, e é uma promoção da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo informações do Secretário Municipal de Educação, 18 municípios estão com representantes participando do evento. “Ji-Paraná tem sido pioneira neste tipo de evento e centraliza os municípios circunvizinhos, o que só tem a agregar mais valor ao evento e a troca de informações que são passadas pelos profissionais, específicos de cada cidade. Já é o nosso quinto evento deste porte e teremos uma programação especial durante toda a semana”, afirmou o Secretário.

Segundo dados fornecidos pelo Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado do Ministério da Educação (MEC), a realidade brasileira e mundial são tão marcantes quanto a exclusão, que, ao pensar em um projeto sobre ética e cidadania, somos levados a estabelecer a inclusão como um desejo, uma realidade que só será alcançada com grandes transformações sociais e políticas.

Peter Mittler, em um artigo na revista Pátio, apresenta dados da realidade mundial que enunciam algumas das facetas do tema da exclusão social no que tange à educação: 125 milhões de crianças em todo o mundo não freqüentam a escola, sendo que as meninas são dois terços desse grupo; 150 milhões de crianças abandonam a escola antes de aprender a ler ou escrever; 12 milhões de crianças morrem por doenças ligadas à pobreza todos os anos; um em cada quatro adultos nos países em desenvolvimento não sabe ler nem escrever; dois terços são mulheres; apenas cerca de 1% dos deficientes físicos freqüentam algum tipo de escola na maioria dos países em desenvolvimento.

A situação de exclusão social que encontramos no Brasil, embora não expressa em números neste texto, também é muito grave. Buscar estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce