Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Indígenas discutem atendimento de saúde em Ji-Paraná


 
Com o propósito de avaliar, discutir e apresentar propostas visando melhorar o atendimento de saúde prestado pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia, lideranças indígenas, profissionais de saúde e técnicos da Instituição participam em Ji-Paraná, 19º Assembléia do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Porto Velho.

Amanhã (10.09), os participantes discutem o convênio firmado com a Asdefal e recebem Informações sobre o processo de implantação da portaria 2656, que regulamenta o incentivo a atenção básica e especializada. Á tarde, representantes da ONG Bio Amazônia (AM) falam sobre as atividades desenvolvidas pela entidade.

Também estão previsto para hoje, debate sobre o trabalho de Educação em Saúde, estrutura da Casas de Apoio a Saúde do Índio (Casai), distribuição de novos veículos, capacitações de agente indígena de saúde e, elaboração do planejamento das reuniões dos conselhos locais e distrital de saúde, para o exercício de 2008/2009.

A assembléia foi aberta oficialmente hoje (09.08) com a presença do coordenador regional da Funasa/RO, Josafá Piauhy Marreiro, que ressaltou a importância do encontro para melhoria do atendimento de saúde aos povos indígenas. Na oportunidade, técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, prestaram conta dos recursos administrativos e das ações desenvolvidas pelo órgão. As obras de saneamento executadas nas aldeias também estiveram em pauta.

A assembléia termina na quinta-feira (11) com informes sobre Política Nacional de Saúde Indígena e a avaliação da reunião.

Fonte: Ascom/Funasa/RO

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)