Quinta-feira, 13 de dezembro de 2007 - 09h32
A administração do Hospital Regional de Ariquemes está fazendo uma campanha para conscientizar os pais das crianças que nascem na maternidade desta unidade de saúde, sobre a importância do registro de nascimento e a existência desse serviço nas dependências do hospital. Com a finalidade de proporcionar maior facilidade e agilidade no processo que garante o que é de direito de todos os cidadãos, a certidão de nascimento, a Prefeitura de Ariquemes criou esse serviço especial, em funcionamento há mais de um ano no município.
O cartório funciona dentro do Hospital Regional, mas, comparativamente ao número de crianças nascidas neste período, ainda são muitos os pais que deixam de registrar o filho nesta unidade. Desde a sua inauguração foram registradas cerca de 120 crianças. Entretanto, só em 2007, nasceram neste hospital mais de 1300 crianças, sendo que 700 foram de parto normal e 600 de cesareana.
"O número de registros, só não é maior, porque os pais ainda não estão conscientes sobre a importância de se possuir este documento", explica a escriturária e responsável pelo cartório, Andrea Fabiano Silva.
Por outro lado a administração do hospital comemora os dados relativos à ampliação na capacidade de atendimento às parturientes e considera que aos poucos também conseguirá aumentar a procura dos pais pelo registro do nascimento dos filhos, logo após o nascimento. "Este atendimento só veio a crescer no município na atual administração. Outro dado animador é a queda na mortalidade infantil, que baixou para quase 0%, em Ariquemes", salienta a diretora do Hospital, Vilma Alves.
"O prefeito Confúcio é um grande médico e isso se reflete em sua administração. Nunca vimos a saúde funcionado tão bem, com tanta qualidade. Tá certo que ainda não é o que gostaríamos que fosse, mas temos que reconhecer, melhorou muito", afirma a paciente Maria do Nascimento.
Funcionamento do cartório
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h horas, em uma sala localizada ao lado da direção. Para fazer o registro de nascimento, documento oferecido gratuitamente, é necessário obedecer aos seguintes quesitos: pais casados - é preciso que levem consigo os documentos de RG, Certidão de Casamento e declaração do Hospital; pais solteiros, caso o registro seja feito no nome do pai, ele deve levar o RG dele e da mãe e a declaração do Hospital; Caso os pais sejam menores de 18 anos é necessário que levem os documentos já mencionados e ainda o pai ou a mãe, ou seja, os avós da criança.
Fonte: Ascom
Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho
A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po
Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho
Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio