Quinta-feira, 13 de dezembro de 2007 - 09h32
A administração do Hospital Regional de Ariquemes está fazendo uma campanha para conscientizar os pais das crianças que nascem na maternidade desta unidade de saúde, sobre a importância do registro de nascimento e a existência desse serviço nas dependências do hospital. Com a finalidade de proporcionar maior facilidade e agilidade no processo que garante o que é de direito de todos os cidadãos, a certidão de nascimento, a Prefeitura de Ariquemes criou esse serviço especial, em funcionamento há mais de um ano no município.
O cartório funciona dentro do Hospital Regional, mas, comparativamente ao número de crianças nascidas neste período, ainda são muitos os pais que deixam de registrar o filho nesta unidade. Desde a sua inauguração foram registradas cerca de 120 crianças. Entretanto, só em 2007, nasceram neste hospital mais de 1300 crianças, sendo que 700 foram de parto normal e 600 de cesareana.
"O número de registros, só não é maior, porque os pais ainda não estão conscientes sobre a importância de se possuir este documento", explica a escriturária e responsável pelo cartório, Andrea Fabiano Silva.
Por outro lado a administração do hospital comemora os dados relativos à ampliação na capacidade de atendimento às parturientes e considera que aos poucos também conseguirá aumentar a procura dos pais pelo registro do nascimento dos filhos, logo após o nascimento. "Este atendimento só veio a crescer no município na atual administração. Outro dado animador é a queda na mortalidade infantil, que baixou para quase 0%, em Ariquemes", salienta a diretora do Hospital, Vilma Alves.
"O prefeito Confúcio é um grande médico e isso se reflete em sua administração. Nunca vimos a saúde funcionado tão bem, com tanta qualidade. Tá certo que ainda não é o que gostaríamos que fosse, mas temos que reconhecer, melhorou muito", afirma a paciente Maria do Nascimento.
Funcionamento do cartório
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h horas, em uma sala localizada ao lado da direção. Para fazer o registro de nascimento, documento oferecido gratuitamente, é necessário obedecer aos seguintes quesitos: pais casados - é preciso que levem consigo os documentos de RG, Certidão de Casamento e declaração do Hospital; pais solteiros, caso o registro seja feito no nome do pai, ele deve levar o RG dele e da mãe e a declaração do Hospital; Caso os pais sejam menores de 18 anos é necessário que levem os documentos já mencionados e ainda o pai ou a mãe, ou seja, os avós da criança.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)