Quinta-feira, 13 de dezembro de 2007 - 09h32
A administração do Hospital Regional de Ariquemes está fazendo uma campanha para conscientizar os pais das crianças que nascem na maternidade desta unidade de saúde, sobre a importância do registro de nascimento e a existência desse serviço nas dependências do hospital. Com a finalidade de proporcionar maior facilidade e agilidade no processo que garante o que é de direito de todos os cidadãos, a certidão de nascimento, a Prefeitura de Ariquemes criou esse serviço especial, em funcionamento há mais de um ano no município.
O cartório funciona dentro do Hospital Regional, mas, comparativamente ao número de crianças nascidas neste período, ainda são muitos os pais que deixam de registrar o filho nesta unidade. Desde a sua inauguração foram registradas cerca de 120 crianças. Entretanto, só em 2007, nasceram neste hospital mais de 1300 crianças, sendo que 700 foram de parto normal e 600 de cesareana.
"O número de registros, só não é maior, porque os pais ainda não estão conscientes sobre a importância de se possuir este documento", explica a escriturária e responsável pelo cartório, Andrea Fabiano Silva.
Por outro lado a administração do hospital comemora os dados relativos à ampliação na capacidade de atendimento às parturientes e considera que aos poucos também conseguirá aumentar a procura dos pais pelo registro do nascimento dos filhos, logo após o nascimento. "Este atendimento só veio a crescer no município na atual administração. Outro dado animador é a queda na mortalidade infantil, que baixou para quase 0%, em Ariquemes", salienta a diretora do Hospital, Vilma Alves.
"O prefeito Confúcio é um grande médico e isso se reflete em sua administração. Nunca vimos a saúde funcionado tão bem, com tanta qualidade. Tá certo que ainda não é o que gostaríamos que fosse, mas temos que reconhecer, melhorou muito", afirma a paciente Maria do Nascimento.
Funcionamento do cartório
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h horas, em uma sala localizada ao lado da direção. Para fazer o registro de nascimento, documento oferecido gratuitamente, é necessário obedecer aos seguintes quesitos: pais casados - é preciso que levem consigo os documentos de RG, Certidão de Casamento e declaração do Hospital; pais solteiros, caso o registro seja feito no nome do pai, ele deve levar o RG dele e da mãe e a declaração do Hospital; Caso os pais sejam menores de 18 anos é necessário que levem os documentos já mencionados e ainda o pai ou a mãe, ou seja, os avós da criança.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)