Porto Velho (RO) domingo, 9 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Hospital faz campanha para ampliar registros de nascimentos


A administração do Hospital Regional de Ariquemes está fazendo uma campanha para conscientizar os pais das crianças que nascem na maternidade desta unidade de saúde, sobre a importância do registro de nascimento e a existência  desse serviço nas dependências do hospital.  Com a finalidade de proporcionar maior facilidade e agilidade no processo que garante o que é de direito de todos os cidadãos, a certidão de nascimento, a Prefeitura de Ariquemes criou esse serviço especial, em funcionamento há mais de um ano no município.

O cartório funciona dentro do Hospital Regional, mas, comparativamente ao número de crianças nascidas neste período, ainda são muitos os pais que deixam de registrar o filho nesta unidade. Desde a sua inauguração  foram registradas cerca de 120 crianças.   Entretanto, só em 2007, nasceram neste hospital mais de 1300 crianças, sendo que 700 foram de parto normal e 600 de cesareana.

"O número de registros, só não é maior, porque os pais ainda não estão conscientes sobre a importância de se possuir este documento", explica a escriturária e responsável pelo cartório, Andrea Fabiano Silva.

Por outro lado a administração do hospital comemora os dados relativos  à ampliação na capacidade de atendimento às parturientes e considera que aos poucos também conseguirá aumentar a procura dos pais pelo registro do nascimento dos filhos, logo após o nascimento.  "Este atendimento só veio a crescer no município na atual administração. Outro dado animador é a queda na mortalidade infantil, que baixou para quase 0%, em Ariquemes", salienta a diretora do Hospital, Vilma Alves.

"O prefeito Confúcio é um grande médico e isso se reflete em sua administração. Nunca vimos a saúde funcionado tão bem, com tanta qualidade. Tá certo que ainda não é o que gostaríamos que fosse, mas temos que reconhecer, melhorou muito", afirma a paciente Maria do Nascimento. 

Funcionamento do cartório

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h horas, em uma sala localizada ao lado da direção. Para fazer o registro de nascimento, documento oferecido gratuitamente, é necessário obedecer aos seguintes quesitos: pais casados - é preciso que levem consigo os documentos de RG, Certidão de Casamento e declaração do Hospital; pais solteiros, caso o registro seja feito no nome do pai, ele deve levar o RG dele e da mãe e a declaração do Hospital; Caso os pais sejam menores de 18 anos é necessário que levem os documentos já mencionados e ainda o pai ou a mãe, ou seja, os avós da criança.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Tarifa a R$1 no transporte coletiva começa a valer na segunda-feira (10)

Tarifa a R$1 no transporte coletiva começa a valer na segunda-feira (10)

No próximo domingo (9), encerra o prazo de gratuidade da tarifa no transporte coletivo em Porto Velho. A partir de segunda-feira (10), até o dia 9 de

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua