Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Hospital faz campanha para ampliar registros de nascimentos


A administração do Hospital Regional de Ariquemes está fazendo uma campanha para conscientizar os pais das crianças que nascem na maternidade desta unidade de saúde, sobre a importância do registro de nascimento e a existência  desse serviço nas dependências do hospital.  Com a finalidade de proporcionar maior facilidade e agilidade no processo que garante o que é de direito de todos os cidadãos, a certidão de nascimento, a Prefeitura de Ariquemes criou esse serviço especial, em funcionamento há mais de um ano no município.

O cartório funciona dentro do Hospital Regional, mas, comparativamente ao número de crianças nascidas neste período, ainda são muitos os pais que deixam de registrar o filho nesta unidade. Desde a sua inauguração  foram registradas cerca de 120 crianças.   Entretanto, só em 2007, nasceram neste hospital mais de 1300 crianças, sendo que 700 foram de parto normal e 600 de cesareana.

"O número de registros, só não é maior, porque os pais ainda não estão conscientes sobre a importância de se possuir este documento", explica a escriturária e responsável pelo cartório, Andrea Fabiano Silva.

Por outro lado a administração do hospital comemora os dados relativos  à ampliação na capacidade de atendimento às parturientes e considera que aos poucos também conseguirá aumentar a procura dos pais pelo registro do nascimento dos filhos, logo após o nascimento.  "Este atendimento só veio a crescer no município na atual administração. Outro dado animador é a queda na mortalidade infantil, que baixou para quase 0%, em Ariquemes", salienta a diretora do Hospital, Vilma Alves.

"O prefeito Confúcio é um grande médico e isso se reflete em sua administração. Nunca vimos a saúde funcionado tão bem, com tanta qualidade. Tá certo que ainda não é o que gostaríamos que fosse, mas temos que reconhecer, melhorou muito", afirma a paciente Maria do Nascimento. 

Funcionamento do cartório

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h horas, em uma sala localizada ao lado da direção. Para fazer o registro de nascimento, documento oferecido gratuitamente, é necessário obedecer aos seguintes quesitos: pais casados - é preciso que levem consigo os documentos de RG, Certidão de Casamento e declaração do Hospital; pais solteiros, caso o registro seja feito no nome do pai, ele deve levar o RG dele e da mãe e a declaração do Hospital; Caso os pais sejam menores de 18 anos é necessário que levem os documentos já mencionados e ainda o pai ou a mãe, ou seja, os avós da criança.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce