Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Hemocentro abre campanha para aumentar doadores


Criado desde o ano de 1992 na cidade de Vilhena, o Hemocentro tem uma meta mensal de 350 bolsas de sangue coletadas. O sistema cadastral de doadores possui 17.328 cadastros. Parece um número muito grande de doadores para um município com mais de 70.000 mil habitantes, mas no mês passado desse grande número compareceram 413 para doação sendo que o ideal é no mínimo 450.

Por determinação do prefeito Zé Rover, a Prefeitura Municipal tem dado atenção especial ao órgão e mantém parceria que beneficia na manutenção, pagamento de contas de energia, água, internet, materiais, e todo tipo de infraestrutura necessária ao funcionamento da unidade. O atendimento ao público é das 7:00 às 18:30 horas, através de 52 funcionários, que abrange do setor administrativo ao serviço de apoio.

O Hemocentro de Vilhena atende todos os municípios do Cone Sul, e mantém uma UCT- Unidade de Coleta e Transfusão nas cidades de Cerejeiras, Colorado do Oeste e Cabixi, que são atendidas por mês em sequência. ‘’Cada mês atendemos em um desses municípios, pois assim é dado o tempo necessário de três meses de intervalo entre uma doação de sangue, e outra nova doação para aqueles que retiram o sangue periodicamente” explica Angelita Tomé- diretora administrativa do Hemocentro.

Os períodos do ano em que aumenta a demanda por bolsas de sangue são nos próximos ao fim de ano, carnaval e férias no meio do ano, devido aos índices de acidentes que são mais freqüentes nessas datas. “Todos os tipos de sangue são necessários, e todos deveriam colaborar, pois se hoje doamos amanhã podemos ser beneficiados por essa doação” afirma a diretora.

A triagem feita pelo Hemeron de Vilhena mede a altura, peso e faz o exame Hematócrito que diagnostica se o paciente possui ou não anemia. Após essa triagem o sangue coletado é armazenado, e uma amostra é enviada ao Hemeron de Porto Velho, onde são realizados vários exames na amostra que identifique doenças, entre elas HIV, HEPATITE B, HEPATITE C, SÍFILIS E ANTI HTLV.

Para quem nunca doou sangue, basta ir ao Hemocentro, localizado na Avenida Jô Sato, bairro Jardim América e fazer o seu cadastro de doador. Menores a partir de 17 anos podem doar desde que estejam acompanhados por um responsável. Além da idade, há um peso ideal que é acima de 50 kg. Os possíveis doadores não podem estar em uso de medicamentos, se fizerem tatuagens ou piercings é recomendado um intervalo de um ano a seis meses para se fazer uma doação.

Mulheres grávidas também não podem doar. A diretora explica que todos esses requisitos são necessários para que possa haver um aproveitamento maior das bolsas coletadas e maior segurança para quem se beneficia delas.
Várias iniciativas tem surgido com o intuito de aumentar a coleta de bolsas. Nas universidades federais e particulares do município existem os trotes solidários que estimulam novos acadêmicos a doarem sangue, motivação que consequentemente beneficia a todos os municípios do cone sul do estado de Rondônia.

Fonte: Semcom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)