Segunda-feira, 16 de abril de 2012 - 12h09
Criado desde o ano de 1992 na cidade de Vilhena, o Hemocentro tem uma meta mensal de 350 bolsas de sangue coletadas. O sistema cadastral de doadores possui 17.328 cadastros. Parece um número muito grande de doadores para um município com mais de 70.000 mil habitantes, mas no mês passado desse grande número compareceram 413 para doação sendo que o ideal é no mínimo 450.
Por determinação do prefeito Zé Rover, a Prefeitura Municipal tem dado atenção especial ao órgão e mantém parceria que beneficia na manutenção, pagamento de contas de energia, água, internet, materiais, e todo tipo de infraestrutura necessária ao funcionamento da unidade. O atendimento ao público é das 7:00 às 18:30 horas, através de 52 funcionários, que abrange do setor administrativo ao serviço de apoio.
O Hemocentro de Vilhena atende todos os municípios do Cone Sul, e mantém uma UCT- Unidade de Coleta e Transfusão nas cidades de Cerejeiras, Colorado do Oeste e Cabixi, que são atendidas por mês em sequência. ‘’Cada mês atendemos em um desses municípios, pois assim é dado o tempo necessário de três meses de intervalo entre uma doação de sangue, e outra nova doação para aqueles que retiram o sangue periodicamente” explica Angelita Tomé- diretora administrativa do Hemocentro.
Os períodos do ano em que aumenta a demanda por bolsas de sangue são nos próximos ao fim de ano, carnaval e férias no meio do ano, devido aos índices de acidentes que são mais freqüentes nessas datas. “Todos os tipos de sangue são necessários, e todos deveriam colaborar, pois se hoje doamos amanhã podemos ser beneficiados por essa doação” afirma a diretora.
A triagem feita pelo Hemeron de Vilhena mede a altura, peso e faz o exame Hematócrito que diagnostica se o paciente possui ou não anemia. Após essa triagem o sangue coletado é armazenado, e uma amostra é enviada ao Hemeron de Porto Velho, onde são realizados vários exames na amostra que identifique doenças, entre elas HIV, HEPATITE B, HEPATITE C, SÍFILIS E ANTI HTLV.
Para quem nunca doou sangue, basta ir ao Hemocentro, localizado na Avenida Jô Sato, bairro Jardim América e fazer o seu cadastro de doador. Menores a partir de 17 anos podem doar desde que estejam acompanhados por um responsável. Além da idade, há um peso ideal que é acima de 50 kg. Os possíveis doadores não podem estar em uso de medicamentos, se fizerem tatuagens ou piercings é recomendado um intervalo de um ano a seis meses para se fazer uma doação.
Mulheres grávidas também não podem doar. A diretora explica que todos esses requisitos são necessários para que possa haver um aproveitamento maior das bolsas coletadas e maior segurança para quem se beneficia delas.
Várias iniciativas tem surgido com o intuito de aumentar a coleta de bolsas. Nas universidades federais e particulares do município existem os trotes solidários que estimulam novos acadêmicos a doarem sangue, motivação que consequentemente beneficia a todos os municípios do cone sul do estado de Rondônia.
Fonte: Semcom
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)