Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

GUAJARÁ: RUMORES, ISOLAMENTO E FILAS


GUAJARÁ: RUMORES, ISOLAMENTO E FILAS - Gente de Opinião

As populações da cidade de Guajará-Mirim, dos distritos do Iata e de Surpresa, além de diversos núcleos rurais, há mais de uma semana vivem momentos de angústia e medo, desde o fechamento de trechos das rodovias federais 425 e 364, para tráfego de caminhões de carga, ônibus intermunicipais, estaduais e de turismo, e para carro de passeio, em decorrência das cheias, sem precedentes, dos Rios Mamoré, Araras e Madeira.

Com o fechamento das rodovias federais, fica isolada do restante do Estado Rondônia e do Brasil, e tudo indica que à mercê da própria sorte, mais de 42 mil pessoas, só do município de Guajará-Mirim, sem contar com a população de Nova Mamoré.

Para abastecer os dois municípios, usando estradas alternativas, motoristas de caminhões e ônibus de passageiros fazem impressionantes relatos de verdadeiras aventuras enfrentadas em estradas rurais, de chão, sem as mínimas condições de trafegabilidade e únicas alternativas para se chegar aos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

A indústria do boato pipoca por todos os quadrantes das duas cidades, e corre como rastilho de pólvora, assombrando muita gente, dando conta que vai faltar de tudo, inclusive energia. A população corre para mercearias, feiras, pequenos comércios e supermercados, comprando alimentos em quantidades já controladas pelos donos dos estabelecimentos, para estocar em suas casas.

Sem uma gota de gasolina, etanol ou diesel para o cidadão comum - pois os estoques mínimos mantidos são para abastecer a frota da polícia militar, civil, federal, ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros Militar - de ontem, terça-feira 18, para hoje, quarta-feira 19, a cidade foi torpedeada por várias saraivadas de fofocas, chacoalhando a cidade, dando conta que estavam chegando caminhões-tanques, para abastecer a cidade.

Grandes filas de carros e motos se formavam nos postos de gasolina, por longas horas, varando pela madrugada, até a chegada de contrainformações, dando conta de que a informação não era verdadeira, ou que o caminhão atolou - e não pode continuar, ou que retornou com a carga, por algum motivo.

O fato é que hoje, 19, as filas continuaram crescendo por todo o dia, s postos de gasolina da Pérola do Mamoré, na esperança de que algum filho de Deus consiga chegar até aos desassistidos, com combustível e botijas de gás, para atender a população já aflita e desesperançada. Hoje, provavelmente a população fará mais uma noite de vigília e serão nos postos de gasolina da cidade.

Fonte: Ariel Argobe
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)