Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Grupo de Teatro Evolução percorre o interior do estado de Rondônia



O Grupo de Teatro Evolução foi selecionado para participar do projeto Cultura Sesc Intinerante, desenvolvido pelo SESC/RO. Nesta terça-feira, 20, o Grupo inicia temporada pelo interior do estado com os espetáculos “Os Bichos Também Amam” e “É Crime Não Saber Ler”. O projeto que tem inicio esta semana se estende até o mês de julho, e vai percorrer 13 municípios.

Para o presidente do Gupo Evolução, Eules Lycaon, é uma satisfação poder mostrar os trabalhos do grupo a estas comunidades. “Sentimo-nos felizes por termos sido selecionados para participar deste grandioso projeto. Um dos nossos objetivos é também contribuir para o desenvolvimento cultural do nosso estado” disse Lycaon.

O “Cultura Sesc Intinerante”, que antes, denominava-se Rondônia em Cena. É um projeto desenvolvido pelo Sesc que tem por objetivo, expandir a arte aos quatro cantos do estado, levando ações culturais aos menos favorecidos alem de fazer o intercambio com os municípios e grupos locais. O projeto proporciona às cidades de Rondônia o acesso a produções artísticas de varias linguagens, tais como: Artes Cênicas, Literatura, Cinema e Artes Plásticas. Alem de palestras, exposições temáticas e uma vasta programação, o projeto vem assim estimular a produção local e o contato direto com a arte, contribuindo para o pensar e o fazer cultural. 

O Cultura Sesc Intinerante tem a duração de 3 meses e contempla nesta edição os municípios de Nova Mamoré, Guajará Mirim, Triunfo, Itapuã, Ariquemes, Machadinho D’Oeste, Jarú, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Pimenta Bueno.

Para os coordenadores do projeto, as expectativas são muitas. “Já estamos na 4ª edição do projeto e esperamos que cada vez mais consigamos atingir mais público” disse Maria Braga, coordenadora do projeto. “Esse é o nosso objetivo maior pulverizar a arte, levar cultura e entretenimento aos menos favorecidos, e este ano contamos com a participação do Grupo Evolução” acrescentou.

OS ESPETACULOS

Os dois espetáculos a serem apresentados no Cultura Sesc Intinerante, ambos produzidos pelo Grupo Evolução, recentemente participaram do Festival de Teatro de Curitiba, representado o estado de Rondônia.

OS BICHOS TAMBÉM AMAM, é um espetáculo de rua direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração. 

O texto e direção são de Eules Lycaon. No Elenco os atores Jadson Silva, Roniel Souza, Tati Trindade, Patrícia Albuquerque e Eules Lycaon.

É CRIME NÃO SABER LER, é um monólogo, dirigido e apresentado pelo ator Eules Lycaon, com a participação de Tati Trindade e Roniel Souza. Na sonoplastia Jadson Silva e operador de luz André Luiz. 

A peça demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver. O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. 

Fonte: Eules Lycaon
pres.G.T.Evolução

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)