Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo realiza ação cidadania para os índios Cinta Larga


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), irá realizar de 22 a 24 de novembro, no município de Pimenta Bueno, a Ação de Cidadania Indígena, com vistas a proporcionar inclusão social aos indígenas, através de atendimento básico de saúde, odontológico e emissão de documentação básica como: registro civil, RG, CPF, carteira de trabalho, cadastramento de Bolsa Família, orientações de benefício previdenciário (INSS) entre outras ações segmentadas.

"A iniciativa de realizar a ação, partiu do próprio Governo do Estado, durante a audiência pública realizada na OAB no mês de setembro, onde foram discutidas, entre representantes do governo federal, estadual e do legislativo as propostas capazes de salvar da extinção os índios Cinta Larga", explicou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.

De parte do governo estadual, ficou dentre outros, o compromisso da realização de uma atividade onde os serviços de saúde e cidadania integrasse uma só ação.

A secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo, esteve reunida com os parceiros da ação, Ministério Público Federal, Funai, Exército e Casa Militar, para alinhar a ações que irão integrar o mutirão. "Por meio da parceria conseguimos ampliar os serviços ofertados durante a ação. Estamos trabalhando para levar o maior número possível de serviços de qualidade, nas áreas de cidadania e de saúde", destacou Zilene.

Para o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, essa é uma iniciativa importante que contribui para que essa etnia não seja extinta.

Além da emissão de documentos por parte da Seas, a secretaria está disponibilizando uma equipe de técnicos que irá atuar na aplicação de um questionário social, onde será traçado o perfil das famílias indígenas, resultando em indicadores que são essenciais para as Políticas de Direitos Humanos.

A Ação de Cidadania Indígena será realizada na Escola Rural Diva Tereza que conta com um posto de saúde e salas para a realização dos atendimentos. Os índios contarão com ônibus para transportá-los das aldeias para a Escola Rural e levá-los novamente ás aldeias, além da alimentação no período que estiverem participando da ação.

"Realizamos no ano passado a ação com os indígenas de etnia Suruí. Este ano vamos atender os Cinta Larga e a Seas já está trabalhando para executar um cronograma de ações com outras etnias indígenas e também com os quilombolas", finalizou Márcio Felix.

Fonte: Luana Lopes
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)