Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo realiza ação cidadania para os índios Cinta Larga


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), irá realizar de 22 a 24 de novembro, no município de Pimenta Bueno, a Ação de Cidadania Indígena, com vistas a proporcionar inclusão social aos indígenas, através de atendimento básico de saúde, odontológico e emissão de documentação básica como: registro civil, RG, CPF, carteira de trabalho, cadastramento de Bolsa Família, orientações de benefício previdenciário (INSS) entre outras ações segmentadas.

"A iniciativa de realizar a ação, partiu do próprio Governo do Estado, durante a audiência pública realizada na OAB no mês de setembro, onde foram discutidas, entre representantes do governo federal, estadual e do legislativo as propostas capazes de salvar da extinção os índios Cinta Larga", explicou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.

De parte do governo estadual, ficou dentre outros, o compromisso da realização de uma atividade onde os serviços de saúde e cidadania integrasse uma só ação.

A secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo, esteve reunida com os parceiros da ação, Ministério Público Federal, Funai, Exército e Casa Militar, para alinhar a ações que irão integrar o mutirão. "Por meio da parceria conseguimos ampliar os serviços ofertados durante a ação. Estamos trabalhando para levar o maior número possível de serviços de qualidade, nas áreas de cidadania e de saúde", destacou Zilene.

Para o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, essa é uma iniciativa importante que contribui para que essa etnia não seja extinta.

Além da emissão de documentos por parte da Seas, a secretaria está disponibilizando uma equipe de técnicos que irá atuar na aplicação de um questionário social, onde será traçado o perfil das famílias indígenas, resultando em indicadores que são essenciais para as Políticas de Direitos Humanos.

A Ação de Cidadania Indígena será realizada na Escola Rural Diva Tereza que conta com um posto de saúde e salas para a realização dos atendimentos. Os índios contarão com ônibus para transportá-los das aldeias para a Escola Rural e levá-los novamente ás aldeias, além da alimentação no período que estiverem participando da ação.

"Realizamos no ano passado a ação com os indígenas de etnia Suruí. Este ano vamos atender os Cinta Larga e a Seas já está trabalhando para executar um cronograma de ações com outras etnias indígenas e também com os quilombolas", finalizou Márcio Felix.

Fonte: Luana Lopes
 

Mais Sobre Municípios

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, realizou nesta quarta-feira, 18, uma carreata alusiv

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

A ordem de serviço para início das obras de infraestrutura no bairro Igarapé, zona Leste de Porto Velho, foi assinada na noite da última segunda-feira