Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - 13h50
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), irá realizar de 22 a 24 de novembro, no município de Pimenta Bueno, a Ação de Cidadania Indígena, com vistas a proporcionar inclusão social aos indígenas, através de atendimento básico de saúde, odontológico e emissão de documentação básica como: registro civil, RG, CPF, carteira de trabalho, cadastramento de Bolsa Família, orientações de benefício previdenciário (INSS) entre outras ações segmentadas.
"A iniciativa de realizar a ação, partiu do próprio Governo do Estado, durante a audiência pública realizada na OAB no mês de setembro, onde foram discutidas, entre representantes do governo federal, estadual e do legislativo as propostas capazes de salvar da extinção os índios Cinta Larga", explicou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.
De parte do governo estadual, ficou dentre outros, o compromisso da realização de uma atividade onde os serviços de saúde e cidadania integrasse uma só ação.
A secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo, esteve reunida com os parceiros da ação, Ministério Público Federal, Funai, Exército e Casa Militar, para alinhar a ações que irão integrar o mutirão. "Por meio da parceria conseguimos ampliar os serviços ofertados durante a ação. Estamos trabalhando para levar o maior número possível de serviços de qualidade, nas áreas de cidadania e de saúde", destacou Zilene.
Para o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, essa é uma iniciativa importante que contribui para que essa etnia não seja extinta.
Além da emissão de documentos por parte da Seas, a secretaria está disponibilizando uma equipe de técnicos que irá atuar na aplicação de um questionário social, onde será traçado o perfil das famílias indígenas, resultando em indicadores que são essenciais para as Políticas de Direitos Humanos.
A Ação de Cidadania Indígena será realizada na Escola Rural Diva Tereza que conta com um posto de saúde e salas para a realização dos atendimentos. Os índios contarão com ônibus para transportá-los das aldeias para a Escola Rural e levá-los novamente ás aldeias, além da alimentação no período que estiverem participando da ação.
"Realizamos no ano passado a ação com os indígenas de etnia Suruí. Este ano vamos atender os Cinta Larga e a Seas já está trabalhando para executar um cronograma de ações com outras etnias indígenas e também com os quilombolas", finalizou Márcio Felix.
Fonte: Luana Lopes
Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da
Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,
Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho
Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci
Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho
A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci