Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo realiza ação cidadania para os índios Cinta Larga


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), irá realizar de 22 a 24 de novembro, no município de Pimenta Bueno, a Ação de Cidadania Indígena, com vistas a proporcionar inclusão social aos indígenas, através de atendimento básico de saúde, odontológico e emissão de documentação básica como: registro civil, RG, CPF, carteira de trabalho, cadastramento de Bolsa Família, orientações de benefício previdenciário (INSS) entre outras ações segmentadas.

"A iniciativa de realizar a ação, partiu do próprio Governo do Estado, durante a audiência pública realizada na OAB no mês de setembro, onde foram discutidas, entre representantes do governo federal, estadual e do legislativo as propostas capazes de salvar da extinção os índios Cinta Larga", explicou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.

De parte do governo estadual, ficou dentre outros, o compromisso da realização de uma atividade onde os serviços de saúde e cidadania integrasse uma só ação.

A secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo, esteve reunida com os parceiros da ação, Ministério Público Federal, Funai, Exército e Casa Militar, para alinhar a ações que irão integrar o mutirão. "Por meio da parceria conseguimos ampliar os serviços ofertados durante a ação. Estamos trabalhando para levar o maior número possível de serviços de qualidade, nas áreas de cidadania e de saúde", destacou Zilene.

Para o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, essa é uma iniciativa importante que contribui para que essa etnia não seja extinta.

Além da emissão de documentos por parte da Seas, a secretaria está disponibilizando uma equipe de técnicos que irá atuar na aplicação de um questionário social, onde será traçado o perfil das famílias indígenas, resultando em indicadores que são essenciais para as Políticas de Direitos Humanos.

A Ação de Cidadania Indígena será realizada na Escola Rural Diva Tereza que conta com um posto de saúde e salas para a realização dos atendimentos. Os índios contarão com ônibus para transportá-los das aldeias para a Escola Rural e levá-los novamente ás aldeias, além da alimentação no período que estiverem participando da ação.

"Realizamos no ano passado a ação com os indígenas de etnia Suruí. Este ano vamos atender os Cinta Larga e a Seas já está trabalhando para executar um cronograma de ações com outras etnias indígenas e também com os quilombolas", finalizou Márcio Felix.

Fonte: Luana Lopes
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)