Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Garçon anuncia instalação de agência do Basa em Extrema


    

O deputado federal Lindomar Garçon-PV,(RO) recebeu esta semana a garantia do superintendente do BASA, Banco da Amazônia, em Rondônia, Wilson Evaristo, de que a instituição financeira vai instalar em breve uma agência do BASA no   distrito de Extrema.

Durante encontro com o superintendente, Garçon, falou sobre a importância  desta agência para a região de Ponta do Abunã, que é hoje, sem dúvida, a mais nova fronteira agrícola do estado, e que não merece continuar esquecida pelas instituições públicas ou privadas.

Nada mais justo do que apoiar este crescimento econômico através de uma  instituição bancária que tem o perfil voltado para o fomento agrícola, que é o BASA, afirma o parlamentar.

Extrema, juntamente com os distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, formam a região conhecida como Ponta do Abunã, na divisa entre  Rondônia e Acre.

Segundo Garçon, a ausência  de uma agência bancária está dificultando a sobrevivência e um amplo desenvolvimento da economia da região, que hoje conta com uma população de mais de 25 mil habitantes.

Lutamos pela instalação desta agência em atendimento ao clamor dos moradores desta região que sofrem a ausência de serviços bancários e que são submetidos a sacrifícios até mesmo para  realizar simples depósitos bancários, afirma o parlamentar.

A escolha do Banco da Amazônia, se deve ao fato por ser uma instituição de fomento para os produtores rurais através de várias linhas de créditos, e que portanto não poderíamos deixar de lutar para levar para Ponta do Abunã, um Banco que já trabalha há mais de 67 anos incentivando a agricultura, explica Garçon.

Acreditamos que a partir de agora com a agência do BASA em Extrema, será mais fácil aos agricultores o acesso aos repasses do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.

A liberação desses repasses certamente vai alavancar as propriedades agrícolas de base familiar, aumentando a produção e a capacidade de venda dos produtos.

Garçon acrescente que precisamos dá crédito aos produtores, pois sem o crédito, não há garantia de preço nem de compra da produção e certamente sem apoio, o agricultor não terá força competitiva para enfrentar o mercado.

Ao sair da reunião com o superintendente do BASA, Garçon disse satisfeito pela maneira rápida com que o Basa atendeu a sua reivindicação e a dos moradores dos distritos da Ponta do Abunã ao confirmar a instalação da agência para Extrema.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)