Domingo, 22 de março de 2009 - 16h15
O deputado federal Lindomar Garçon-PV,(RO) recebeu esta semana a garantia do superintendente do BASA, Banco da Amazônia, em Rondônia, Wilson Evaristo, de que a instituição financeira vai instalar em breve uma agência do BASA no distrito de Extrema.
Durante encontro com o superintendente, Garçon, falou sobre a importância desta agência para a região de Ponta do Abunã, que é hoje, sem dúvida, a mais nova fronteira agrícola do estado, e que não merece continuar esquecida pelas instituições públicas ou privadas.
Nada mais justo do que apoiar este crescimento econômico através de uma instituição bancária que tem o perfil voltado para o fomento agrícola, que é o BASA, afirma o parlamentar.
Extrema, juntamente com os distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, formam a região conhecida como Ponta do Abunã, na divisa entre Rondônia e Acre.
Segundo Garçon, a ausência de uma agência bancária está dificultando a sobrevivência e um amplo desenvolvimento da economia da região, que hoje conta com uma população de mais de 25 mil habitantes.
Lutamos pela instalação desta agência em atendimento ao clamor dos moradores desta região que sofrem a ausência de serviços bancários e que são submetidos a sacrifícios até mesmo para realizar simples depósitos bancários, afirma o parlamentar.
A escolha do Banco da Amazônia, se deve ao fato por ser uma instituição de fomento para os produtores rurais através de várias linhas de créditos, e que portanto não poderíamos deixar de lutar para levar para Ponta do Abunã, um Banco que já trabalha há mais de 67 anos incentivando a agricultura, explica Garçon.
Acreditamos que a partir de agora com a agência do BASA em Extrema, será mais fácil aos agricultores o acesso aos repasses do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.
A liberação desses repasses certamente vai alavancar as propriedades agrícolas de base familiar, aumentando a produção e a capacidade de venda dos produtos.
Garçon acrescente que precisamos dá crédito aos produtores, pois sem o crédito, não há garantia de preço nem de compra da produção e certamente sem apoio, o agricultor não terá força competitiva para enfrentar o mercado.
Ao sair da reunião com o superintendente do BASA, Garçon disse satisfeito pela maneira rápida com que o Basa atendeu a sua reivindicação e a dos moradores dos distritos da Ponta do Abunã ao confirmar a instalação da agência para Extrema.
Fonte: Ascom
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada