Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Garçon anuncia instalação de agência do Basa em Extrema


    

O deputado federal Lindomar Garçon-PV,(RO) recebeu esta semana a garantia do superintendente do BASA, Banco da Amazônia, em Rondônia, Wilson Evaristo, de que a instituição financeira vai instalar em breve uma agência do BASA no   distrito de Extrema.

Durante encontro com o superintendente, Garçon, falou sobre a importância  desta agência para a região de Ponta do Abunã, que é hoje, sem dúvida, a mais nova fronteira agrícola do estado, e que não merece continuar esquecida pelas instituições públicas ou privadas.

Nada mais justo do que apoiar este crescimento econômico através de uma  instituição bancária que tem o perfil voltado para o fomento agrícola, que é o BASA, afirma o parlamentar.

Extrema, juntamente com os distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, formam a região conhecida como Ponta do Abunã, na divisa entre  Rondônia e Acre.

Segundo Garçon, a ausência  de uma agência bancária está dificultando a sobrevivência e um amplo desenvolvimento da economia da região, que hoje conta com uma população de mais de 25 mil habitantes.

Lutamos pela instalação desta agência em atendimento ao clamor dos moradores desta região que sofrem a ausência de serviços bancários e que são submetidos a sacrifícios até mesmo para  realizar simples depósitos bancários, afirma o parlamentar.

A escolha do Banco da Amazônia, se deve ao fato por ser uma instituição de fomento para os produtores rurais através de várias linhas de créditos, e que portanto não poderíamos deixar de lutar para levar para Ponta do Abunã, um Banco que já trabalha há mais de 67 anos incentivando a agricultura, explica Garçon.

Acreditamos que a partir de agora com a agência do BASA em Extrema, será mais fácil aos agricultores o acesso aos repasses do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.

A liberação desses repasses certamente vai alavancar as propriedades agrícolas de base familiar, aumentando a produção e a capacidade de venda dos produtos.

Garçon acrescente que precisamos dá crédito aos produtores, pois sem o crédito, não há garantia de preço nem de compra da produção e certamente sem apoio, o agricultor não terá força competitiva para enfrentar o mercado.

Ao sair da reunião com o superintendente do BASA, Garçon disse satisfeito pela maneira rápida com que o Basa atendeu a sua reivindicação e a dos moradores dos distritos da Ponta do Abunã ao confirmar a instalação da agência para Extrema.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce