Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Follador defende as pás carregadeiras no Promec


Ao mesmo tempo em que elogiou a iniciativa do Governo Estadual pela implementação do Programa de Mecanização Agrícola (Promec) em seu Município, o prefeito de Cacaulândia, Adelino Follador, sugeriu ao governador Ivo Cassol, a contratação de pás carregadeiras ao invés da contratação de tratores de esteiras, para atuar em apoio às cooperativas de pequenos produtores locais.

O prefeito, que é um dos líderes da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), participava da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Cacaulândia, e ao justificar sua sugestão disse que ela representa o sentimento geral dos prefeitos dos pequenos municípios beneficiados com o importante programa do Governador Estadual.

Adelino Follador explicou que todo o trabalho realizado nessas pequenas propriedades pode ser executado com uma pá carregadeira, que leva muitas vantagens sobre os tratores de esteiras, especialmente os pequenos tratores, que gastam muito tempo no deslocamento, sem contar com a lentidão no trabalho de movimentação de terra. Segundo o prefeito, só em Cacaulândia existem nada menos que 17 pás carregadeiras ociosas, e que a decisão de fazer esta sugestão ao Governo Estadual, partiu dele com o estímulo dos pequenos produtores de seu município e de praticamente todos os prefeitos de pequenos municípios de Rondônia.

Follador classificou de importantíssima a iniciativa do Governo Estadual de implantar o Promec, pela grandeza do seu alcance social e econômico. Com ele, segundo Follador, é possível aumentar a renda do pequeno produtor rural, que ganha cinco horas/máquina com as quais constrói pequenos açudes, terreirões, pontes, bueiros, tanques, represas, recupera áreas degradadas, prepara e semeia a terra.

Follador ressaltou que todas essas atividades são muitos importantes, mas o aspecto mais importante do programa é que ele sendo associado a outras iniciativas, tanto públicas como privadas, possibilita o aproveitamento de áreas já alteradas, que passam a integrar o processo produtivo, gerando emprego e riqueza no campo, e principalmente motiva e diminui os desmatamentos no Estado. “Sem dúvida, o mérito é todo do Governo Estadual, que deve acatar nossa sugestão”, disse.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)