Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Famílias de baixa renda terão imóveis regularizados pela Prefeitura de Candeias


 

Uma campanha lançada pela Prefeitura de Candeias do Jamari vai assegurar a titulação dos terrenos urbanos ocupados por famílias de baixa renda. As famílias não terão que pagar nada pelo serviço.

O programa de Regularização Fundiária Sustentável de Assentamentos Informações é financiado pelo Ministério das Cidades e visa garantir a titulação definitiva dos imóveis de 2,5 mil famílias com renda de até três salários mínimos residentes no município.

Nesta quinta-feira, 11, a prefeitura, juntamente com a empresa contratada para realizar o serviço de Levantamento Topográfico Planialtímetro e Cadastral e o Trabalho Técnico Social juntos às famílias, realizará uma Audiência Pública na Câmara Municipal para a divulgação dos trabalhos que serão desenvolvidos para a titulação dos imóveis.

A proposta é fazer o diagnóstico topográfico da cidade, recadastramento imobiliário, cadastro socioeconômico e a emissão dos títulos para as famílias que serão beneficiadas, tornando possível a confecção de mapas com informações verídicas e em escalas reais de medidas, a verificação da cadeia dominial e a constituição de direitos reais sobre os imóveis.

Atualmente, como documentação, o município possui um mapa geral da zona urbana, bem como os mapas das quadras e lotes, porém fora de escala, desordenado, desatualizado, mas sem informações confiáveis no que diz respeito aos verdadeiros donos dos terrenos, além de não poder ser constatado a metragem das divisas dos lotes. Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, além de corrigir essa deficiência a campanha de regularização é importante por trazer outras vantagens.

“Como proprietárias dos imóveis há anos, essas famílias poderão ter acesso à linhas de créditos para construção, reforma, conclusão e ampliação de suas edificações residenciais ou comerciais, bem como serem beneficiadas com a elaboração e implantação de projetos de infraestrutura urbana”, afirmou o Dinho Souza.

Entre esses projetos o prefeito citou pavimentação de ruas, expansão da rede de água e esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, construção de prédios públicos ou equipamentos urbanos como escolas, creches, postos de saúde e hospitais e também de infraestrutura de lazer e esportes (praças e centros esportivos).

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de seis meses e no cadastramento dos imóveis e lotes deverá constar o detalhamento das construções existentes como: residencial unifamiliar (residências de um ou mais pavimentos onde reside uma só família); residencial multifamiliar (prédios residenciais, duas ou mais casas em um terreno); edificação mista (prédios e/ou terrenos com residências e lojas); edificação comercial (prédios e/ou terrenos com pontos comerciais); e serviços públicos (prédios destinados ao serviço público como prefeitura, hospitais, escolas, entre outros).

No cadastro socioeconômico os itens básicos são: a identificação com informação individual das pessoas; número de ocupantes dos imóveis com suas devidas identificações; a relação familiar e/ou social entre eles; uso do imóvel (residencial, comercial, industrial, serviços ou misto); ocupação (próprio ou alugado); se há família expandida sob o mesmo teto, tempo de residência no imóvel; escolaridade dos ocupantes, atividade ocupacional, renda familiar e número de participantes na renda; número de crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais; e organização social que participa.

“Com essa campanha pretendemos não apenas promover o bem estar da população e a melhoria na prestação dos serviços públicos, mas também melhorar a arrecadação do município, porque esses imóveis, a partir da regularização, passarão a constar no cadastro do IPTU para o pagamento do imposto e vamos também ter em mãos um instrumento que nos permitirá planejar melhor a urbanização da cidade. Por isso é muito importante a participação da população da Audiência Pública desta quinta, na Câmara”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Shyley Saíssem/068- DRT/AP

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)